Um geneticista observou que determinada plantação era sensível a um tipo de praga que atacava as flores da lavoura. Ao mesmo tempo, ele percebeu que uma erva daninha que crescia associada às plantas não era destruída. A partir de técnicas de manipulação genética, em laboratório, o gene da resistência à praga foi inserido nas plantas cultivadas, resolvendo o problema.
Do ponto de vista da biotecnologia, como essa planta resultante da intervenção é classificada?
Questões relacionadas
- Biologia | 07. Taxonomia
(UECE) Estima-se que até 100 milhões de diferentes espécies vivas dividem este mundo com você. Toda essa diversidade é classificada em categorias taxonômicas hierárquicas. Assinale a opção que corresponde às principais categorias taxonômicas em ordem decrescente de hierarquia
- Física | B. Vetorial
(UCS) Uma noiva, após a celebração do casamento, tinha de jogar o buquê para as convidadas. Como havia muitas ex-namoradas do noivo, ela fazia questão de que sua melhor amiga o pegasse. Antes de se virar para, de costas, fazer o arremesso do buquê, a noiva, que possuía conhecimento sobre movimento balístico, calculou a que distância aproximada a amiga estava dela: 5,7 m. Então ela jogou o buquê, tomando o cuidado para que a direção de lançamento fizesse um ângulo de 60° com a horizontal. Se o tempo que o buquê levou para atingir a altura máxima foi de 0,7 s, qual o valor aproximado da velocidade dele ao sair da mão da noiva?
Despreze o atrito com o ar. Considere a aceleração da gravidade igual a 10m/s² , cos 60°=0,5 e sen 60°= 0,87
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
A proporção de moléculas de água presentes na forma hidratada de um sal pode ser representada da seguinte forma, na qual X corresponde ao número de mols de água por mol desse sal:
CuSO4 • X H2O
Uma amostra de 4,99 g desse sal hidratado foi aquecida até que toda a água nela contida evaporou, obtendo-se uma massa de 3,19 g de sulfato de cobre II.
O número de mols de água por mol de sulfato de cobre II na composição do sal hidratado equivale a:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
QUEM TRABALHA NA COMUNIDADE
17. Texto base: Leia o texto a seguir com atenção e responda à questão. O trabalho infantil no Brasil e no mundo ainda é um grande problema social, pois milhares de crianças deixam de ir à escola e deixam de ter seus direitos preservados para trabalharem em lavouras, campos, fábricas e em casas de famílias, e muitas dessas crianças não recebem nenhum dinheiro por isso. Disponível em:<http://www.blogbrasil.com.br/trabalho-infantil-no-brasil-e-no-mundo/>Acesso em: 10 mar.2014.
Enunciado:
O trabalho infantil atualmente
REDAÇÃO 30/04/2013
O trabalho infantil hoje, ainda é um grande problema social brasileiro, muitas crianças deixam de viver como tais, para trabalhar em campos, indústrias, casas de família e em outros lugares, sem mesmo receber o equivalente pelo serviço prestado [...] pois isto acontece, na maioria das vezes, pelo fato desses menores já terem que contribuir na renda familiar. Quando nos deparamos com essa injustiça, nas grandes metrópoles, em que crianças arriscam suas vidas em meio das avenidas, vendendo objetos de valor, limpando carros, correndo riscos vitais para conseguirem dinheiro, quando deveriam estar estudando ou brincando [...]
Disponível em:< http://www.opovo.com.br/app/opovo/jornaldoleitor/2013/04/30/noticiasjornaljornaldoleitor,3047756/o-trabalho-infantil-atualmente.shtml>. Acesso em: 11 mar. 2014. ( Fragmento)
Cite as atividades nas quais o trabalho de crianças e de adolescentes é explorado.
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(FUVEST 2009 1ª FASE) O que consome mais energia ao longo de um mês, uma residência ou um carro? Suponha que o consumo mensal de energia elétrica residencial de uma família, ER, seja 300 kWh (300 quilowatts . hora) e que, nesse período, o carro da família tenha consumido uma energia EC, fornecida por 180 litros de gasolina. Assim, a razão EC/ER será, aproximadamente:
Calor de combustão da gasolina ≈ 30 000 kJ/litro
1 kJ = 1 000 J