A questão do tempo sempre foi abordada por filósofos, como Kant. Na física, os resultados obtidos por Einstein sobre a ideia da “dilatação do tempo” explicam situações cotidianas, como, por exemplo, o uso de GPS.
Com base nos conhecimentos sobre a Teoria da Relatividade de Einstein, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto
Uma civilização, via de regra, implica uma organização política formal com normas estabelecidas para governantes (mesmo que autoritários e injustos) e governados; implica projetos amplos que demandem trabalho conjunto e administração centralizada (como canais de irrigação, grandes templos, pirâmides, portos, etc.); implica a criação de um corpo de sustentação política (como a burocracia de funcionários públicos ligados ao poder central, militares, etc.); implica a incorporação das crenças por uma religião vinculada ao poder central, direta ou indiretamente (os sacerdotes egípcios, o templo de Jerusalém, etc.); implica uma produção artística que tenha sobrevivido ao tempo e ainda nos encante (o passado não existe em si, se dele não temos notícia é como se não tivesse existido); implica a criação ou incorporação de um sistema de escrita (esse item não é eliminatório: os incas não tinham propriamente uma escrita, nem por isso deixavam de ser civilizados); implica finalmente, mas não por último, a criação de cidades. De fato, sem cidades não há civilização.
PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo: Contexto, 2008. p. 62.
Explique o que o autor do texto quer dizer quando afirma que: “De fato, sem cidades não há civilização”.
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
27. Material:
- Uma imagem xerocada em cores da obra Missão Missões ou Como Construir Catedrais ou uma apresentação em data show da obra e de suas características montada pelo professor.
Desenvolvimento:
1 – Esta atividade poderá complementar as informações sobre Instalações contidas no livro a partir da página 48, principalmente porque Cildo Meireles é também o autor da obra Desvio para o Vermelho apresentada como exemplo de Instalação.
2 - Cildo Meireles
Missao Missões, Como Construir Catedrais, 1987
Esta obra de Cildo Meireles é composta de 600 mil moedas, 800 hóstias, 2000 ossos de gado, 80 pedras de pavimentação, e um pano preto na medida de 249,94 centímetros x 345,95 centímetros x 345,95 centímetros.
Cildo Meireles ganhou uma reputação internacional por sua combinação eficaz da arte conceitual, coexplícita crítica social e política. Em Missão Missões ele faz referência às missões XVII e século XVIII jesuítas no sul do Brasil, Paraguai e norte da Argentina. As missões foram estabelecidas como as comunidades para converter os indígenas tupis-guaranis ao catolicismo, e muitos dos jesuítas e igrejas franciscanas permanecem entre as joias da América Latina, classificadas como arquitetura barroca. Evocando o sentido de uma catedral contemporânea, Meireles expõe a agenda escondida por trás dessas missões, destacando em particular a relação entre a riqueza (600.000 moedas no chão), a exploração agrícola (200 ossos suspensos gado) e religião (uma coluna de hóstias conectando a terra e os céus).
A instalação chama a atenção para o fato de que a conquista das Américas deu-se tanto por intenções econômicas quanto por messiânicas, justificadas na exploração das riquezas naturais das colônias, bem como na salvação das almas dos nativos, respectivamente.
3 – Apresentar primeiramente as imagens e abrir espaço para as considerações dos alunos. À medida que os alunos forem participando do debate, o professor poderá inserir informações a respeito da obra ou despertando o interesse dos alunos por questões, como:
- Qual a atmosfera o artista constrói?
- Qual a compreensão vocês têm da obra?
- Que objetos vocês identificam na configuração desta instalação?
- Os objetos cumprem seu papel em relação à intenção do artista?
- Que tipo de sensação esta obra desperta em nós?
- Por que podemos dizer que se trata de obra política?
- Se fosse uma pintura a obra realizaria a intenção do artista com eficiência? E se fosse um desenho? Por quê?
-De que forma o espaço interfere na composição desta obra?
-Que outros elementos visuais estão presentes?
4 – Supondo que você fosse convidado pelo artista para interferir nesta Instalação, que tipo de interferência você faria? O que seria retirado? O que seria acrescentado? Com que materiais você trabalharia? Por quê?
5 – Pedir aos alunos para que apresentem sua proposta na forma de um projeto:
- Capa
- Nome do projeto
- Imagem da obra de Meireles
- Crítica sobre a obra
- Proposta de mudança dentro da obra intencionada pelo aluno
- Rascunho (desenho)
- Justificativa da mudança
Referências:
Imagem 1:
(http://www.google.com.br/imgres?q=miss%C3%B5es+do+cildo+meireles&um=1&hl=pt-BR&sa=G&biw=1360&bih=667&tbm=isch&tbnid=1B-QCKxXZ8COgM:&imgrefurl=http://lifesfrills.blogspot.com/2010_10_01_archive.html&docid=KNUgM9QCddSoMM&imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_lMhpbS7A0co/TLJHZ9AKW-I/AAAAAAAAAbk/fqycF4rzwX0/s1600/IMG_1131.JPG&w=1600&h=1200&ei=JczDTtumOaHl0QGszqXhDg&zoom=1
Imagem 2:
http://www.universes-in-universe.de/car/mercosul/e_rect.htm
Imagem 3:
Sobre Cildo Meireles:
Sobre Missão Missões ou Como Construir Catedrais:
http://www.tate.org.uk/modern/exhibitions/cildomeireles/rooms/room2.shtm
- Matemática - Fundamental | 04. Adição e Subtração
Ana Luiza quer comprar uma boneca. Ela juntou dinheiro de sua mesada durante algum tempo conseguindo totalizar R$ 42,00. Sabendo que a boneca custa R$63,00, responda:
A) Quantos reais faltam para Ana Luiza comprar a boneca?
B) Demonstre como ela vai poder pagar a boneca utilizando as notas e as moedas representadas a seguir.
- Matemática - Fundamental | 07. Razão e Grandezas
Texto base: Analise os beckers a seguir.
Disponível em: <http://www.lilyessence.com.br/index.php/artigos-para-laboratorio/copo-becker-de-plastico-600ml?c=5> Acesso em: 16 out. 2014
Enunciado:
A Razão entre o becker de menor capacidade e o becker com maior capacidade é
- Física | 2.6 Hidrostática
Para realizar um experimento com uma garrafa PET cheia d´água, perfurou-se a lateral da garrafa em três posições a diferentes alturas. Com a garrafa tampada, a água não vazou por nenhum dos orifícios, e, com a garrafa destampada, observou-se o escoamento da água conforme ilustrado na figura.
Como a pressão atmosférica interfere no escoamento da água, nas situações com a garrafa tampada e destampada, respectivamente?