Ana Luiza quer comprar uma boneca. Ela juntou dinheiro de sua mesada durante algum tempo conseguindo totalizar R$ 42,00. Sabendo que a boneca custa R$63,00, responda:
A) Quantos reais faltam para Ana Luiza comprar a boneca?
B) Demonstre como ela vai poder pagar a boneca utilizando as notas e as moedas representadas a seguir.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 06. Sociedade e Meio Ambiente
Leia o texto a seguir para responder à questão.
(A) Como as pessoas conseguem dinheiro para comprar o que precisam?
(B) Explique por que gastar o dinheiro de forma incorreta é o mesmo que desvalorizar o nosso trabalho.
- Ciências - Fundamental | 02.4. Os estados físicos dos materiais
A água é um elemento importante que constitui o nosso planeta.
Analise as imagens.
O que as imagens estão representando?
- Matemática - Fundamental | 8.1 Problemas com Adição e Subtração
COMPLETE A TABELA COM OS NUMERAIS QUE FALTAM.
A - QUAL É O MAIOR NÚMERO DA SEQUÊNCIA? _________
B - QUAL É O MENOR? ________
C - QUAIS SÃO OS NÚMEROS QUE POSSUEM APENAS UM ALGARISMO?
_______________________________________________________________
D - QUAIS SÃO OS NÚMEROS QUE POSSUEM DOIS ALGARISMOS IGUAIS?
_______________________________________________________________
- Geografia - Fundamental | 02. Cuidados com a natureza e seus recursos
Leia a reportagem e responda à questão. QUEM MATOU A MATA ATLÂNTICA? Em 27 de maio se comemora o dia de um dos biomas mais importantes do país, que já ocupou uma área duas vezes maior do que a França e, hoje, quase não existe. Será que temos motivos para comemorar? 25/05/2009 Manoella Oliveira Quando os portugueses chegaram no Brasil, a Mata Atlântica ocupava 15% do território: media 13 milhões de km2 e se estendia por toda a costa atlântica, em larguras diferentes. Na região Sudeste, avançava pelo interior do país, próximo às atuais fronteiras da Argentina e Paraguai. (...) Hoje, a situação da Mata Atlântica mudou muito. Ela está pequenininha, tem menos de 8% da sua cobertura inicial. (...) (...) De acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica, as maiores causas de desflorestamento, de 2000 a 2005, em Minas Gerais, na Bahia e em Santa Catarina, eram a especulação imobiliária (compra de terra para construção de imóveis para venda e locação), nas regiões de serra, e a agropecuária, nas áreas planas. Agora, a maior causa de desmatamento da Mata no país é a expansão das cidades. (...) A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR A boa notícia é que o desmatamento caiu, de 2000 a 2005, 69%. A média anual desse período em comparação aos últimos resultados, que mostram o que aconteceu de 2005 a 2008, é bastante parecido. Mas muita gente está tomando providências para que a mata não apenas pare de diminuir, mas volte a crescer. Uma delas é o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, criado por representantes da sociedade com apoio de governos estaduais e federal. O objetivo é aumentar a Mata em 15 milhões de hectares até 2050. A floresta presta serviços vitais à qualidade de vida de todas as pessoas. Um bom exemplo disso é que são elas que protegem as nascentes dos rios e, assim, garantem o fluxo de água. Segundo Márcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da SOS Mata Atlântica, “Se a nascente secar, não teremos água para beber. A água é um bem finito e muito importante porque também regula o clima, protege o solo, é fonte de alimentos, de matérias primas para remédios...”. As cidades precisam dos recursos das florestas para funcionar e as grandes cidades estão localizadas dentro da área de Mata Atlântica, por isso a importância de preservar. Além disso, as áreas verdes transformam o dia-a-dia cinza e duro de concreto numa paisagem mais colorida e com uma sensação bem gostosa de bem-estar, não é mesmo? (...) *Informações da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, do Planeta Sustentável e da SOS Mata Atlântica Disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/natureza/conteudo_planetinha_472618.shtml> Acesso em 10/11/2009
Observe a fotografia de uma paisagem localizada no Parque Nacional da Serra da Bocaina, na Mata Atlântica. Siga o roteiro para a leitura da paisagem e, a seguir, escreva um parágrafo descrevendo-a a partir da leitura feita.
1) Observar toda a paisagem.
2) Identificar cada detalhe da paisagem.
3) Reconhecer os planos da paisagem.
4) Discriminar os conteúdos da paisagem, os elementos naturais e os elementos culturais.
5) Identificar a presença de tempos antigos e atuais na paisagem observada, tanto da natureza quanto da cultura.
6) Localizar, geograficamente, a paisagem: cidade, campo, país, continente.
7) Como essa paisagem está representada foto, pintura, cartão-postal?
Disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/natureza/conteudo_planetinha_472618.shtml> Acesso em 10/11/2009