(UFRGS) Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.
A frase latina Civis Romanus sum significa ‘Sou cidadão romano’. A respeito da noção de cidadania no Império Romano, é correto afirmar que o cidadão
I. tinha uma identidade legal, ou seja, reconhecida pelo Império, através de um sistema que se pretendia universal.
II. pertencia à civitas, comunidade civil romana, palavra da qual derivou o termo atual “civilização”.
III. vivia numa sociedade que, apesar de manter um regime de escravidão, conferia direitos políticos a todos os segmentos da população.
Quais propostas estão corretas?
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
(UNESP) Admite-se de maneira geral que o século XVII sofreu, e realizou, uma radicalíssima revolução de que a ciência moderna é, ao mesmo tempo, a raiz e o fruto. Alguns historiadores viram seu aspecto mais específico na secularização da consciência. O homem perdeu seu lugar no mundo; perdeu o próprio mundo em que vivia e sobre o qual pensava, e teve de transformar e substituir não só seus conceitos e atributos fundamentais, mas até mesmo o quadro de referência de seu pensamento.
Alexandre Koyré. Do mundo fechado ao universo infinito, 2006. Adaptado.
No texto, Alexandre Koyré ressalta uma mudança radical no processo do conhecimento que ocorreu no século XVII, que consiste na
- Química | 1.7 Gases
Considerando um gás monoatômico ideal, assinale a opção que contém o gráfico que melhor representa como a energia cinética média (EC) das partículas que compões este gás varia em função da temperatura absoluta (T) deste gás.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. O mundo estava em plena Guerra Fria e o Brasil vivia uma lua-de-mel com os EUA. O grande momento da política externa foi a Conferência Interamericana para a Manutenção da Paz, no Rio de Janeiro, que marcou o encontro dos dois presidentes e a assinatura do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (Tiar). O objetivo era reagir em conjunto à ameaça contra qualquer país da América. Dutra esperava reconhecimento pelo apoio que o Brasil deu aos aliados na II Guerra Mundial enviando tropas para a Itália. Mas as promessas do presidente americano de estimular as aplicações de capital americano no Brasil ficaram apenas no discurso. O Brasil se viu obrigado a comprar armamento usado dos americanos. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/relacoes_brasil_eua/contexto2.html>. Acesso em: 17 mar. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
O texto procura evidenciar que no contexto da Guerra Fria
- História - Fundamental | 04. Expansão Marítima Europeia
Texto base: Leia o texto a seguir. A fim de que numa palavra todas as coisas brevemente narre, saiba que ... navegamos continuamente... com chuvas, trovões e relâmpagos, em tal modo escuro que nem o sol no dia, nem o sereno na noite jamais vimos. Por essa coisa toda em nós entrou um tão grande pavor que quase já toda esperança de vida tínhamos perdido. [...] O dia exatamente VII de agosto de MDI [1501] nas costas daqueles países surgimos, agradecendo ao nosso Senhor Deus com solenes súplicas e celebrando uma missa cantada. Lá aquela terra soubemos não ser ilha mas continente, porque em longuíssimas praias estende não circundantes a ela e de infinitos habitantes era repleta. E descobrimos nela muita gente e povos e todo gênero de animais silvestres que nos nossos países não se encontram, e muitos outros por nós nunca vistos, dos quais seria longo um a um se referir. VESPÚCIO, Américo. Novo mundo: cartas de viagens e descobertas. Porto Alegre. L&PM, 1984, p. 92. (Fragmento)
- A) Identifique, a partir de sua leitura de texto, a qual tipo de documento ele pertence, quem seria seu possível destinatário e qual o contexto em que foi escrito.
- B) Quais eram os perigos que ameaçavam a viagem de Américo Vespúcio? Além daqueles apontados por ele no texto.
Comente sobre outras dificuldades enfrentadas pelos navegantes durante o período da expansão marítima.
- C) Analise qual foi a percepção que o autor teve da terra em que chegou e de seus habitantes, destacando o que mais chamou a atenção do viajante.
- A) Identifique, a partir de sua leitura de texto, a qual tipo de documento ele pertence, quem seria seu possível destinatário e qual o contexto em que foi escrito.
- B) Quais eram os perigos que ameaçavam a viagem de Américo Vespúcio? Além daqueles apontados por ele no texto.
Comente sobre outras dificuldades enfrentadas pelos navegantes durante o período da expansão marítima.
- C) Analise qual foi a percepção que o autor teve da terra em que chegou e de seus habitantes, destacando o que mais chamou a atenção do viajante.
Enunciado:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Descreva um problema enfrentado pelos grupos indígenas em relação à propriedade de suas terras.