(UFMS) Qual o nome do tecido, em plantas vasculares, que transporta os compostos orgânicos solúveis produzidos durante a fotossíntese?
Questões relacionadas
- Geografia | 6. Econômica
Analise o esquema de um projeto realizado para a climatização de ambientes.
Considerando a infraestrutura apresentada na imagem, a climatização de ambientes ocorrerá por meio de trocas de energia
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Algumas leis foram criadas no Brasil limitando ou acabando com a escravidão. Complete o quadro descrevendo o que determinava cada uma delas.
a) Como ficou a situação dos negros no Brasil depois da abolição da escravatura?
b) Compare a situação dos negros no Brasil naquela época e a situação vivida atualmente por eles.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Texto base: Leia a tirinha. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/img/galeria-fotos/calvin/calvin-90.gif>. Acesso em 22 out. 2015.
Enunciado:
- a) No primeiro quadrinho, a mãe de Calvin faz uso de uma interjeição. De acordo com o contexto, qual é o significado dela?
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
- b) Explique o sentido do verbo “parece”, utilizado por Calvin no último quadrinho.
_____________________________________________________________________________________________
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
O mapa mostra a área de ocorrência da malária no mundo. Considerando-se sua distribuição na América do Sul, a malária pode ser classificada como
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
(UFRGS) TEXTO:
Darwin passou quatro meses no Brasil, em 1832, durante a sua 2célebre viagem a bordo do Beagle. Voltou impressionado com o que viu: "5Delícia é um termo 17insuficiente para 19exprimir as emoções sentidas por 28um naturalista a 8sós com a natureza em uma floresta brasileira", escreveu. O Brasil, 11porém, aparece de forma menos 21idílica em 27seus escritos: "Espero nunca mais voltar a um 12país escravagista. O estado da enorme população escrava deve preocupar todos os que chegam ao Brasil. Os senhores de escravos querem ver o negro romo outra espécie, mas temos todos a mesma origem."
Em vez do gorjeio do 6sabiá, o que Darwin guardou nos ouvidos foi 30um som 3terrível que 29o acompanhou por toda a vida: "13Até hoje, se eu ouço um grito, 39lembro-me, com 22dolorosa e clara memória, 43de quando passei numa casa em Pernambuco e ouvi urros 14terríveis. Logo entendi que era algum pobre escravo que estava sendo torturado,"
Segundo o 4biólogo Adrian Desmond, “a viagem do Beagie, para Darwin, foi 40menos 41importante pelos 15espécimes coletados do que pela 16experiência de 25testemunhar os horrores da 23escravidão no Brasil. 47De certa forma, ele escolheu focar na 20descendência comum do homem justamente para mostrar que 32todas as raças eram iguais e, 31desse modo, enfim, 44objetar 36àqueles que 18insistiam em dizer que os negros pertenciam a uma espécie diferente e inferior à dos brancos". 1Desmond acaba de lançar um estudo que mostra a paixão abolicionista 35do cientista, 26revelada por 33seus 7diários e cartas 42pessoais. “A extensão de 34seu interesse no combate à ciência de cunho racista 9é surpreendente, e pudemos detectar um ímpeto moral por 10trás de seu trabalho sobre a evolução humana - urna crença na ‘irmandade racial’ que 38tinha 37origem em 45seu ódio 46ao 24escravismo e que o levou a pensar numa descendência comum."
Adaptado de: HAAG, C. O elo perdido tropical.
Pesquisa FAPESP, n. 159, p. 80 - 85, maio 2009.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir sobre elementos de formação de palavras do texto.
( ) As palavras insuficiente (ref. 17) e insistiam (ref. 18) apresentam o mesmo prefixo em sua formação.
( ) A comparação da palavra exprimir (ref. 19) com imprimir e da palavra descendência (ref. 20) com ascendência permite que se postule um radical comum para cada um dos pares.
( ) As palavras idílica (ref. 21) e dolorosa (ref. 22) apresentam sufixos que formam adjetivos a partir de substantivos.
( ) O emprego de diferentes sufixos para o mesmo radical em escravidão (ref. 23) e escravismo (ref. 24) serve, no texto, para expressar, respectivamente, a ideia de "situação resultante de uma ação" e de "movimento socioideológico".
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: