(UEFS) Atente para o mapa a seguir
Na Antiguidade Clássica, o atual território da Síria foi conquistado e dominado
Questões relacionadas
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(FUVEST 2013 1° FASE) Durante os primeiros tempos de sua existência, o PCB prosseguiu em seu processo de diferenciação ideológica com o anarquismo, de onde provinha parte significativa de sua liderança e de sua militância. Nesse curso, foi necessário, no que se refere à questão parlamentar, também proceder a uma homogeneização de sua própria militância. Houve algumas tentativas de participação em eleições e de formulação de propostas a serem apresentadas à sociedade que se revelaram infrutíferas por questões conjunturais. A primeira vez em que isso ocorreu foi, em 1925, no município portuário paulista de Santos, onde os comunistas locais, apresentando-se pela legenda da Coligação Operária, tiveram um resultado pífio. No entanto, como todos os atos pioneiros, essa participação deixou uma importante herança: a presença na cena política brasileira dos trabalhadores e suas reivindicações. Estas, em particular, expressavam um acúmulo de anos de lutas do movimento operário brasileiro.
Dainis Karepovs. A classe operária vai ao Parlamento. São Paulo: Alameda, 2006, p.169.
A partir do texto acima, pode-se afirmar corretamente que
- História - Fundamental | 13. A Expansão do Islã e os Reinos Africanos
Para resolver a questão, leia o texto a seguir:
A República de Gana (...) é um dos países mais prósperos e estáveis da África subsaariana. A exportação de cacau e de madeira e a exploração de ouro e outros minérios são as atividades econômicas mais importantes do país. (...)
Entre os séculos XVI e XIX, o território onde hoje se localiza Gana era conhecido como Costa do Ouro. (...) No século XIX, a Costa do Ouro foi dominada por ingleses, que extraíam grandes quantidades de ouro das minas da região. (...)
Em 1954, a Costa do Ouro tornou-se independente e adotou o nome de Gana (...) escolhido para o novo país por razões históricas, embora não haja coincidência territorial entre Gana e o Reino de Gana. (...)
É preciso celebrar a grandeza e os feitos de uma civilização que os nossos antepassados fizeram expandir muitos séculos antes da penetração europeia e do seu domínio ulterior sobre a África.
HERNANDES. Leila M. G. Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2008. p. 198. (Adaptado)
Analise o mapa a seguir.
Identifique no mapa o território onde, no passado, era a Costa do Ouro e descreva a sua localização geográfica.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
De acordo com os conhecimentos adquiridos sobre a independência do Brasil, relacione e associe os seguintes acontecimentos.
a) O Brasil seria novamente colônia.
b) Elites brasileiras.
c) Dia do Fico.
d) Escravos e trabalhadores livres.
( ) Dom Pedro desobedeceu às ordens portuguesas e declarou que iria permanecer no Brasil.
( ) O apoio dessa camada social a Dom Pedro foi importante para a independência.
( ) A vida dessas pessoas não se modifi cou com a independência.
( ) Era o desejo das cortes portuguesas.
- Biologia | 13.9 Linkage
(G2) Considere uma espécie de vertebrado cujas células somáticas têm 12 cromossomos. Em quantos grupos de ligações seus genes estarão associados? - História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Geisel assumiu o governo prometendo retorno à democracia por meio de um processo gradual e seguro. Também denominado de ‘distensão’, o projeto de redemocratização concebido por Geisel previa a adoção de um conjunto de medidas políticas liberalizantes, cuidadosamente controladas pelo Executivo Federal. Isso incluía a suspensão parcial da censura prévia aos meios de comunicação e a revogação gradativa de alguns dos mecanismos mais explícitos de coerção legal presentes no conjunto das leis em vigor, que cerceavam as liberdades públicas e democráticas e os direitos individuais e constitucionais. É preciso salientar, porém, que o projeto de distensão não refletia a crença na democracia, tanto por parte de Geisel como dos militares que participavam de seu governo. Na verdade, a distensão era um projeto preconizado como uma ‘saída’ para que as Forças Armadas se retirassem do poder. Depois de dez anos de ditadura militar, período em que três generais governaram o país, as Forças Armadas se desgastaram. Disponível em: ,http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/governo-geisel-1974-1979-distensao-oposicoes-e-crise-economica.htm>. Acesso em: 17 mar. 2014.
Enunciado:
a) Analise o processo de distensão política da ditadura militar, considerando suas principais características.
b) Explique porque, segundo o texto, o processo de distensão “não refletia a crença na democracia”.