(UPE) Os druidas cuidam dos sacrifícios públicos e particulares e explicam as doutrinas e cerimônias. Aprendem um grande número de versos (alguns gastam vinte anos nesse estudo), mas não se permitem escrevê-lo por duas razões: primeiro, para evitar que sua doutrina se espalhe pelo vulgo; segundo, para não deixar de cultivar a memória, fiados nos escritos.
Esse é um fragmento da obra Comentários sobre a Guerra Gálica, de Júlio César, escrita entre 58 e 49 a.C.
Nesse trecho, os druidas são caracterizados por apresentarem uma
Questões relacionadas
- Biologia | 8.6 Verminoses
(BAHIANA) A vida de David Gems virou de cabeça para baixo em 2006 devido a um grupo de vermes que continuou vivendo quando deveria morrer. Como diretor assistente do Institute of Healthy Aging da University College London, Gems costumava fazer experiências em Caenorhabditis elegans, verme nematódeo usado para estudar a biologia do envelhecimento. Ele testava a ideia de que um acúmulo de dano celular provocado pela oxidação fosse o principal mecanismo por trás do envelhecimento. Se a teoria do dano oxidativo estiver errada, então o envelhecimento é ainda mais complexo do que os cientistas imaginavam, e eles poderão ter que rever seu entendimento de como é o envelhecimento saudável em nível molecular. Provavelmente deveríamos observar outras teorias e considerar fundamentalmente que podemos ter que encarar a biologia de modo completamente diferente. Embora os radicais livres nunca tivessem sido associados ao envelhecimento, Denham Harman, assistente de pesquisa na University of California Berkeley, na década de 80 do século XX, concluiu que poderiam ser os culpados. Por outro lado, ele sabia que a radiação ionizante de raios-X e bombas radioativas, que podem ser mortais, provocam a produção de radicais livres no organismo. Estudos da época sugeriam que dietas ricas em alimentos antioxidantes abafavam efeitos nocivos da radiação, indicando que os radicais eram o motivo desses efeitos. Além disso, os radicais livres são subprodutos normais da respiração e do metabolismo e, com o tempo, se acumulam no organismo.
MOYER,M.W. O mito dos antioxidantes. Scientific American do Brasil. São Paulo: Duetto, n. 130, ano 11, mar 2013, p. 76-79. Adaptado
Caenorhabditis elegans é um verme de vida livre, entretanto existem alguns de interesse médico. A existência de saneamento básico, os cuidados com os alimentos e a higiene pessoal devem ser considerados nos meios de prevenção de doenças recorrentes em populações humanas.
Nesse contexto, é correto afirmar:
- Física | B. Vetorial
(FEI) Um barco movido por motor, desce 120 km de rio em 2h. No sentido contrário, demora 3h para chegar ao ponto de partida. Qual é a velocidade da água do rio? Sabe-se que, na ida e na volta, a potência desenvolvida pelo motor é a mesma.
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
Analise as proposições abaixo:
I) O tecido conjuntivo tem a função de preencher os espaços entre os órgãos.
II) Os diferentes tipos de tecido epitelial podem se originar dos três folhetos embrionários: ectoderme, mesoderme e endoderme.
III) O tecido adiposo é um tipo de tecido epitelial, podendo ser encontrado nos contornos do corpo, para amortecimento de choques.
IV) O tecido epitelial é formado por células justapostas, com pouca ou nenhuma substância intercelular.
Assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
(ESPCEX) Assinale a alternativa que contém um grupo de palavras cujos prefixos possuem o mesmo significado.
- História | 6.15 Descolonização
(UFF) Ao se referir à sociedade da então colônia portuguesa Guiné Bissau, o historiador Armando Castro afirmou:
“As autoridades coloniais utilizam, para os castigos corporais, a palmatória, o chicote e a vergasta. Nas transações, os brancos praticam correntemente o roubo: roubo nos preços, nas quantidades, nas qualidades. Vai-se, nesta sociedade colonialista, até o desprezo total pela vida dos africanos. Morrem no trabalho de abate das árvores, na recolha do coconote e nos trabalhos públicos ou afogam-se nos pântanos, quando se fazem as secagens, etc. Há alguns anos, dezenas de trabalhadores africanos encontraram a morte nos trabalhos dos pântanos de Bissau. A mulher africana é vítima de numerosos crimes: violações, prostituição, etc.”
CASTRO, A. O Sistema Colonial Português em África (meados do século XX). 2ª ed. Lisboa:Caminho, 1980, p. 366.
O texto acima mostra as consequências do processo de colonização. Ao se juntarem as duas pontas, colonização e descolonização, pode-se afirmar sobre a descolonização que: