(UFPR) As guerras de religião na França (século XVI) e a Guerra dos Trinta Anos (1618–1648) marcaram profundamente as sensibilidades coletivas e exerceram uma influência considerável na reflexão política produzida por católicos e protestantes. Sobre as relações entre religião e poder político no contexto de consolidação dos Estados monárquicos modernos, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
(FUVEST 2011 1° FASE) A burca não é um símbolo religioso, é um símbolo da subjugação, da subjugação das mulheres. Quero dizer solenemente que não será bem-recebida em nosso território.
Nicolas Sarkozy, presidente da França, 22/6/2009, Estadão.com.br, 22/6/2009. http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,burcas-naotem-lugar-na-franca-diz-sarkozy,391152,0.htm – Acessado em 10/6/2010.
Deputados que integram a Comissão Parlamentar encarregada de analisar o uso da burca na França propuseram a proibição de todos os tipos de véus islâmicos integrais nos serviços públicos. (…) A resolução prevê a proibição do uso de tais vestimentas nos serviços públicos — hospitais, transportes, escolas públicas e outras instalações do governo.
Folha Online, 26/1/2010. http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u684757.shtml. Acessado em 10/6/2010.
Com base nos textos acima e em seus conhecimentos, assinale a afirmação correta sobre o assunto.
- Física | C. Indução Eletromagnética
(UNIPÊ) A estimulação magnética transcraniana (TMS) é uma técnica não invasiva utilizada para estimular a região do cérebro humano. Na TMS, uma pequena bobina é posicionada no couro cabeludo e uma corrente na bobina produz rapidamente um campo magnético variável dentro do cérebro e a força eletromotriz induzida pode estimular a atividade neural. Considerando-se que esse dispositivo cria um campo magnético no cérebro, que varia de zero a 1,50T em 130ms, é correto afirmar que a fem induzida ao redor de um círculo horizontal de tecido de raio 4,0mm, em μV, é igual, aproximadamente, a:
- Biologia
(UEL) 10 A sociedade contemporânea convive com os riscos produzidos por ela mesma e com a frustração de, muitas vezes, não saber distinguir entre catástrofes que possuem causas essencialmente naturais e aquelas ocasionadas a partir da relação que o homem trava com a natureza. Os custos ambientais e humanos do desenvolvimento da técnica, da ciência e da indústria passam a ser questionados a partir de desastres contemporâneos como AIDS, Chernobyl, aquecimento global, contaminação da água e de alimentos pelos agrotóxicos, entre outros.
(Adaptado de: LIMA, M. L. M. A ciência, a crise ambiental e a sociedade de risco. Senatus. v.4. n.1. nov. 2005. p.42-47.)
O uso indiscriminado e abusivo de agrotóxicos, como os herbicidas, pode acarretar a necessidade da utilização de concentrações cada vez mais frequentes e maiores de substâncias presentes nesses produtos, para obter os efeitos esperados. Depois de um longo período de tempo, esse agrotóxico não surtirá mais os efeitos desejados, ou seja, exterminar as ervas daninhas, que competem pelos nutrientes do solo em plantações de soja.
Acerca da explicação para esse fenômeno, assinale a alternativa correta.
- Física | B. Vetorial
(UEFS) Um jogador chutou uma bola que se encontrava parada sobre uma quadra de futebol, com velocidade de módulo 10,0 m/s e direção de 45° em relação à horizontal. Um outro jogador recebeu a bola no instante em que ela tocou a quadra novamente, sem ter sido interceptada.
Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade igual a 10,0 m/s², sen 45° e cos 45° iguais a 0,7 e desprezando-se a resistência do ar, a distância entre os jogadores, em metros, era, aproximadamente, igual a
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
(Upe) Leia o texto a seguir:
[...], mesmo quando represente evidentemente os interesses de grupos bastante restritos, um movimento social o faz em nome de valores e ideais que são ou deveriam ser aceitos por todos: a “segurança nacional”, os “direitos humanos”, a “livre iniciativa”, a “saúde pública”, a “vontade divina” etc.
GALLIANO, G. Touraine e a análise dos movimentos sociais. In: ______. Introdução à Sociologia. São Paulo: Harbra, 1986, p. 274. Adaptado.
De acordo com o texto, o movimento social deve ser definido pelo princípio da