(IFAL) O valor da expressão é:
Questões relacionadas
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
Canela (Cinnamonum zeylanicum) é uma especiaria muito utilizada em pratos típicos do período junino, tais como a canjica e o mingau de milho, por ter um sabor picante e adocicado e aroma peculiar. Essas características organolépticas são provenientes do aldeído cinâmico (3-fenil propenal) que apresenta duas estruturas distintas em razão de sua isomeria geométrica, sendo o isômero cis o que apresenta as propriedades organolépticas mais intensas.
A análise das informações permite inferir que a canjica apresentará um sabor intenso devido a presença da estrutura
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Resenha e Sinopse
Texto 7
Comentários sobre o filme A Invenção de Hugo Cabret
Saí da sala de exibição, dando louvores à tecnologia e ao enredo bem apresentado. Não li o livro, mas ficou muito claro o desenvolvimento da história apresentada pelo grande Scorsese. Clareza na ação e no desenvolvimento. Muito bom guarda-roupa, iluminação e textos. Apenas em algumas cenas, nota-se muita correria, que chega a estontear, talvez por casar pressa com a tecnologia 3D. Mas nada que desagrade. Essa história infantojuvenil é para ser indicada aos nossos jovens, pois retrata amor e amizade, sem necessitar de violências ou estardalhaços.
(Disponível em: < http://www.cinepop.com.br/fi lmes/invencaodehugocabret.php>. Acesso em: 25 fev. 2012.)
Texto 8
Felipe Santana, em 11 fev. 2012
(...) Depois de assistir ao filme, fiquei pensando: como ele foi indicado nas categorias de melhores efeitos especiais, melhor trilha sonora e melhor figurino? As 3 categorias são fracas, quase inexistentes. O filme é maçante, enfadonho e sem objetivo, ainda bem que não assisti em um cinema, pois ficaria morrendo de raiva de gastar um ingresso; me surpreende Scorsese fazer uma obra tão medíocre, e o pior: a academia indicar a tantos Oscars. Não recomendo para ninguém, pois você vai perceber que, quando o filme termina, não há nada para ser lembrado.
(Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/a-invencao-de-hugo-cabret/comentarios/>. Acesso em: 20 fev. 2012, com correções.)
Após ler os textos 7 e 8, é possível afirmar que
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
TEXTO I
Eles se beijavam no elevador, nos corredores do prédio. Se amavam tanto, que o vizinho solteirão da esquerda guardava por eles uma vermelha inveja. Uma tarde, sem que ninguém soubesse por que, eles se enforcaram no banheiro. Houve muito tumulto, carros da polícia parados em frente ao edifício, as equipes de TV.
O sol caía sobre as marquises e a cabeça dos curiosos na rua. Um senhor dizia para uma mulher passando ali:
— Eles se suicidaram.
Uma comerciária acrescentava:
— Dizem que eles se gostavam muito.
— Que coisa!
Enquanto isso, o solteirão, na janela do seu apartamento, vendo todos lá embaixo, mordia com sabor a carne acesa de uma enorme goiaba.
FERNANDES, R. O caçador. João Pessoa: UFPB, 1997 (fragmento).
TEXTO II
Invejoso
O carro do vizinho é muito mais possante
E aquela mulher dele é tão interessante
Por isso ele parece muito mais potente
Sua casa foi pintada recentemente
E quando encontra o seu colega de trabalho
Só pensa em quanto deve ser o seu salário
Queria ter a secretária do patrão
Mas sua conta bancária já chegou ao chão
[...]
Invejoso
Querer o que é dos outros é o seu gozo
E fica remoendo até o osso
Mas sua fruta só lhe dá o caroço
Invejoso
O bem alheio é o seu desgosto
Queria um palácio suntuoso
Mas acabou no fundo desse poço...
ANTUNES, A. Iê Iê Iê. São Paulo: Rosa Celeste, 2009 (fragmento).
O conto e a letra de canção abordam o mesmo tema, a inveja. Embora empreguem recursos linguísticos diferentes, ambos lançam mão de um mecanismo em comum, que consiste em: - História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Durante o mandato de Campos Sales, o governo federal, para fazer face ao extremo federalismo vigente, [...] resolveu estabelecer acordos políticos com os governos estaduais, a fim de garantir a formação de congressos dóceis às diretrizes presidenciáveis. LOPEZ, Luiz Roberto. História do Brasil Contemporâneo. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983. p. 47
Enunciado:
O texto destaca o arranjo político criado pelos grupos dominantes da República Oligárquica, conhecido como
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(UERJ) No admirável mundo novo das oportunidades fugazes e das seguranças frágeis, a sabedoria popular foi rápida em perceber os novos requisitos. Em 1994, um cartaz espalhado pelas ruas de Berlim ridicularizava a lealdade a estruturas que não eram mais capazes de conter as realidades do mundo: “Seu Cristo é judeu. Seu carro é japonês. Sua pizza é italiana. Sua democracia, grega. Seu café, brasileiro. Seu feriado, turco. Seus algarismos, arábicos. Suas letras, latinas. Só o seu vizinho é estrangeiro”.
ZygmunT Bauman Adaptado de Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
A alteração de valores culturais em diversas sociedades é um dos efeitos da globalização da economia.
O cartaz citado no texto ironiza uma referência cultural que pode ser associada ao conceito de: