Um químico e um biólogo discutiam sobre a melhor forma de representar a equação da fotossíntese. Segundo o químico, a equação deveria indicar um balanço entre a quantidade de moléculas e átomos no início e ao final do processo. Para o biólogo, a equação deveria apresentar as moléculas que, no início do processo, fornecem os átomos para as moléculas do final do processo.
As equações propostas pelo químico e pelo biólogo são, respectivamente,
Questões relacionadas
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UFSM)
As figuras I e II representam, respectivamente:
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
Enfim, no estado positivo, o espírito humano, reconhecendo a impossibilidade de obter noções absolutas, renuncia a procurar a origem e o destino do universo, a conhecer as causas íntimas dos fenômenos, para preocupar-se unicamente em descobrir, graças ao uso bem combinado do raciocínio e da observação, suas leis efetivas, a saber, suas relações invariáveis de sucessão e de similitude. A explicação dos fatos, reduzida então a seus termos reais, se resume de agora em diante na ligação estabelecida entre os diversos fenômenos particulares e alguns fatos gerais, cujo número o progresso da ciência tende cada vez mais a diminuir.
COMTE, A. Curso de filosofia positiva. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
Segundo Comte, o estado positivo é o definitivo, uma vez que, nele, os indivíduos substituíram as especulações pelo(a)
- Biologia
(MACKENZIE) A respeito da excreção, assinale a alternativa correta.
- Física | B. Vetorial
(UEFS) Considere um modelo simplificado do átomo de hidrogênio, no qual o elétron submetido a uma aceleração centrípeta da ordem de 1024m/s² move-se em uma órbita circular com frequência de, aproximadamente, 1016Hz. Nessas condições, o raio do átomo de hidrogênio, estimado em mm, é da ordem de
- Física
lLEIA:Um dos principais impactos das mudanças ambientais globais é o aumento da frequência e da intensidade de fenômenos extremos, que quando atingem áreas ou regiões habitadas pelo homem,causam danos. Responsáveis por perdas significativas de caráter social,econômico e ambiental, os desastres naturais são geralmente associados a terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, furacões, tornados, temporais, estiagens severas, ondas de calor etc.(Disponível em:
. Acesso em: 20 maio 2015.) Leia o texto a seguir.
Um raio é uma descarga elétrica na atmosfera. Geralmente, ele começa com pequenas descargas elétricas dentro da nuvem, que liberam os elétrons para iniciar o caminho de descida em direção ao solo. A primeira conexão com a terra é rápida e pouco luminosa para ser vista a olho nu. Quando essa descarga, conhecida como “líder escalonado”,encontra-se a algumas dezenas de metros do solo, parte em direção a ela outra descarga com cargas opostas, chamada de “descarga conectante”. Forma-se então o canal do raio, um caminho ionizado e altamente condutor. É neste momento que o raio acontece com a máxima potência, liberando grande quantidade de luz e som.
(Adaptado de: SABA, M. M. F. A Física das Tempestades e dos Raios. Física na Escola. v.2. n.1. 2001.)Com base no texto e nos conhecimentos sobre eletrostática, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A maioria das descargas elétricas atmosféricas ocorre quando o campo elétrico gerado pela diferença de cargas positivas e negativas é próximo de zero.
( ) Acorrente elétrica gerada pelo raio produz um rápido aquecimento do ar, e sua inevitável expansão produz o som conhecido como trovão.
( ) Acorrente elétrica gerada a partir de um raio pode ser armazenada e utilizada,posteriormente, para ligar o equivalente a 1000 lâmpadas de 100 watts.
( )Para saber a distância aproximada em que um raio caiu, é preciso contar os segundos entre a observação do clarão e o som do trovão. Ao dividir o valor por 3, obtém-se a distância em quilômetros.
( ) A energia envolvida em um raio produz luz visível, som, raios X e ondas eletromagnéticas com frequência na faixa de AM.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.