(UPE-SSA) Preocupada com o hábito de leitura na escola onde trabalha, uma bibliotecária aplicou uma pesquisa, num grupo de 200 estudantes escolhidos de forma aleatória, sobre a quantidade de livros que cada aluno havia solicitado por empréstimo no primeiro semestre de 2015. Os dados coletados na pesquisa estão apresentados na tabela a seguir:
Para esses dados, a média, a moda e a mediana são respectivamente:
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Sobre a integração hormonal necessária para equilibrar os níveis de glicose no sangue, observe a figura abaixo e assinale a alternativa correta.
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Musgos são plantas extremamente pequenas, não ultrapassando a altura de poucos centímetros. Estas plantas parecem formar um tapete verde nos troncos de árvores, em folhas ou em rochas. Diferente do que descrevem histórias de ficção científica, musgos gigantes não poderiam ocorrer de fato na realidade. Escolha a alternativa que descreve o motivo que impede esses seres de atingirem grandes tamanhos.
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Texto base: A coroação e a sagração de Luís XIV ocorreram em 1654 na Catedral de Reims. A cerimônia de coroação incluiu um juramento prestado pelo rei prometendo conservar os privilégios de seus súditos. A seguir veio o momento da sagração, em que o rei recebeu do bispo o santo óleo. Leia um trecho referente a esse momento. Mais tarde, em suas memórias, Luís afirmou (tal como os teóricos da monarquia absoluta) que sua sagração não o fizera rei, simplesmente o declarara rei. Acrescentou, no entanto, que o ritual tornara sua realeza “[...] mais inviolável e mais santa”. Essa santidade pode ser ilustrada pelo fato de, dois dias depois, o jovem rei ter desempenhado pela primeira vez o ritual do toque real. Segundo uma crença tradicional, os reis da França, como os da Inglaterra, tinham o poder miraculoso de curar a escrófula, uma doença de pele, tocando os atingidos e dizendo “o rei te toca, Deus te cura” [...]. Nessa ocasião, Luís tocou três mil pessoas. Ao longo de seu reinado, tocaria muito mais. BURKE, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. 2. ed.
Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p. 54-55.
Enunciado:
O fragmento revela que:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] Fundamentalmente el tráfico de Curitiba está estructurado
de forma integrada con el transporte de masas vía autobús, por
medio de los llamados trinários (sistemas de carriles exclusivos de
[4] autobuses expresos, ladeados por pistas simples para vehículos
particulares en sentido contrario e, inmediatamente paralelas a
estas, vías rápidas con velocidad permitida superior).
[7] La política municipal relacionada a los vehículos está
concebida de forma que disminuya el número de vehículos en el
anillo central de la ciudad, lo que se ha hecho mediante la propia
[10] intervención en el flujo viario (disminución del número de calles
con sentido hacia el centro de la ciudad) y mediante el
mantenimiento de importantes espacios para peatones, como la
[13] Rua XV de Novembro, antes una de las avenidas más transitadas de
la ciudad.
El sistema de autobuses de Curitiba es, según diversos
[16] analistas, uno de los más modernos y eficientes de Brasil. Sin
embargo, la alta elección de vehículos particulares por parte de los
ciudadanos evidencia problemas en el sistema existente, el cual
[19] algunos analistas creen saturado. Muchos apuntan la necesidad de
que se introduzca un sistema más veloz y confortable, como el
metro. El sistema de autobuses está compuesto por modernas
[22] terminales estratégicamente localizadas en los principales barrios
de la ciudad, que están conectadas entre sí por carriles exclusivos
para autobuses expresos.
[25] Además de la conexión por autobús expreso, las
terminales están provistas de autobuses alimentadores, que
componen la ramificación secundaria de este sistema de transporte
[28] de masas. Además, otra categoría de autobuses expresos (los
llamados ligeirinhos) proporciona un rápido intercambio de
pasajeros entre una terminal y otra, pues sus trayectos carecen de
[31] paradas intermedias.
Complementando la red de autobuses, la ciudad tiene una
razonable red de ciclovías que, básicamente, conecta los parques
[34] y lugares públicos de la ciudad. Hay una estimación de que esta red
cuenta con alrededor de 120 km de ciclo-rutas, de acuerdo con el
Instituto de Urbanismo de Curitiba (IPPUC).
Internet: (con adaptaciones).
En el texto,
el elemento “que” se usa tanto en la línea 20 como en la línea 23 como conjunción subordinada sustantiva.
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
É importante ressaltar o caráter de interdependência que caracteriza os principais problemas ambientais que assolam os centros urbanos. As questões decorrentes da expansão urbana extensiva e desordenada internas a uma sub-bacia hidrográfica, por exemplo, se transferem indistintamente aos inúmeros corpos d’água que a recobrem e podem extravasar a escala local atingindo toda a macrobacia à qual pertencem.
SILVA, L.; TRAVASSOS, L. Disponível em: https://revistas.pucsp.br. Acesso em: 25 out. 2021.
Dentre as possíveis consequências das intervenções humanas abordadas no texto estão