A maioria das obstruções causadas nos esgotos é proveniente de aparelhos sanitários e pias residenciais cujos principais detritos são: fibras internas de fraldas descartáveis, cerdas de escova de dente, fiapos, plásticos, tecidos, panos e óleos. Dependendo da quantidade, esses detritos obstruem o caminho dos esgotos, causando entupimentos que, muitas vezes, causam enchentes nas ruas em consequência de chuvas fortes, provocando perigo para a população. Jogar detritos em pias e aparelhos sanitários é um hábito que deve ser evitado. Com relação a esses detritos, assinale a afirmação verdadeira.
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
(PUC-GO) Leia o fragmento de texto a seguir:
Nesta quarta-feira (17), o Projeto Educação falou sobre os filósofos contratualistas e suas obras. O professor de filosofia Fábio Medeiros respondeu a uma pergunta enviada por um grupo de alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Almirante Soares Dutra, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.
[...]
Segundo o professor Fábio Medeiros, existem três pensadores da era moderna, conhecidos como os filósofos contratualistas: Thomas Hobbes, que escreveu o livro Leviatã; John Locke, autor de Dois Tratados sobre o Governo Civil’; e Jean-Jacques Rousseau, escritor do Contrato Social. Eles são considerados contratualistas porque afirmam que é necessário um contrato social para que a vida civilizada possa acontecer. A partir desse princípio, cada um deles tem sua linha de pensamento.
[...]
(Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/educacao/noticia/2018/10/17/projeto-educacao-saiba-quem-são-os-filosofos-contratualistas-e-sus-deias.ghtml. Acesso em: 30 out. 2021. Adaptado.)
Considere as informações contidas no fragmento e analise as assertivas que se seguem, sob a perspectiva da filosofia dos contratualistas:
I. Sob a perspectiva da teoria de Hobbes, os seres humanos vivem em uma sociedade que não é civilizada e possuem uma natureza má. Daí vem a afirmação: “O homem é o lobo do homem” e, por esse motivo, é necessário estabelecer a vida civilizada por meio de um pacto, na qual há uma pessoa governando.
II. Sob a perspectiva da teoria de Locke, o homem é naturalmente desigual. Portanto, a sociedade estimula as competições e potencializa as diferenças entre os homens. Locke é responsável por propor que, para a sociedade existir civilizadamente, é preciso superar a desigualdade social oriunda da propriedade privada.
III. Sob a perspectiva da teoria de Rousseau, o Estado deve ser absoluto, ou seja, para que a sociedade se organize, é importante sair do estado de natureza e adentrar no estado de se autogovernar. Por esse motivo, é necessário que o Estado seja o representante absoluto do estado civil.
IV. Sob a perspectiva da teoria de Locke, o Estado se formaria porque ninguém é bom juiz de si mesmo. Logo, o Estado se tornaria necessário para intermediar os conflitos entre as pessoas. Por conseguinte, as pessoas poderiam esperar que o Estado assegurasse os direitos e as liberdades individuais de todos.
Marque a única alternativa cujos itens contêm uma análise correta, de acordo com a filosofia dos autores contratualistas:
- Filosofia | 2.2 Clássica
(UECE) Atente para o seguinte excerto da teoria do governo, de Aristóteles, que é a base de sua teoria da justiça: “[N]ão são a mesma coisa o governo despótico e o governo político e [...] nem todas as formas de governo são as mesmas, como alguns dizem. Com efeito, uma das formas de governo exerce-se sobre homens naturalmente livres, a outra sobre escravos. O governo de uma casa (oíkos) é uma monarquia, já que um só governa toda a casa, enquanto o governo político é exercido pelos que são livres e iguais”.
Aristóteles. A política (Edição Bilíngue), 1255b. Trad. port. e notas Antonio Carlos Amaral e Carlos de Carvalho Gomes. Lisboa: Vega, 1998 [Adaptado].
Sobre a teoria do governo de Aristóteles, exposta parcialmente acima, é correto afirmar que
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIT)
O gráfico representa a velocidade em função do tempo de uma partícula de massa igual a 10,0g, que se desloca sobre o eixo x. Com base nessas informações, é correto afirmar que o trabalho realizado pela força resultante sobre a partícula entre os instantes 6,0s e 10,0s, em mJ, é igual a
- Matemática | 3.6 Exponencial
(UEFS) Em uma cultura bacteriana, há inicialmente 400.000.000 bactérias do tipo X e apenas 400 do tipo Y. A cada hora, aproximadamente, a população de X cai pela metade e a de Y dobra de tamanho.
O total de bactérias nessa cultura ficará abaixo de 1.000.000 durante cerca de:
- Matemática | 1.03 Frações
Nos últimos anos, o volume de petróleo exportado pelo Brasil tem mostrado expressiva tendência de crescimento, ultrapassando as importações em 2008.
Entretanto, apesar de as importações terem se mantido praticamente no mesmo patamar desde 2001, os recursos gerados com as exportações ainda são inferiores àqueles despendidos com as importações, uma vez que o preço médio por metro cúbico do petróleo importado é superior ao do petróleo nacional. Nos primeiros cinco meses de 2009, foram gastos 2,84 bilhões de dólares com importações e gerada uma receita de 2,24 bilhões de dólares com as exportações. O preço médio por metro cúbico em maio de 2009 foi de 340 dólares para o petróleo importado e de 230 dólares para o petróleo exportado. O quadro a seguir mostra os dados consolidados de 2001 a 2008 e dos primeiros cinco meses de 2009.
Comércio exterior de petróleo
(milhões de metros cúbicos)
Ano
Importação
Exportação
2001
24,19
6,43
2002
22,06
13,63
2003
19,96
14,03
2004
26,91
13,39
2005
21,97
15,93
2006
20,91
21,36
2007
25,38
24,45
2008
23,53
25,14
2009*
9,00
11,00
*Valores apurados de janeiro a maio de 2009.
Disponível em: http://www.anp.gov.br. Acesso em 15 jul. 2009 (adaptado).
Considere que as importações e exportações de petróleo de junho a dezembro de 2009 sejam iguais a 7/5 das importações e exportações, respectivamente, ocorridas de janeiro a maio de 2009. Nesse caso, supondo que os preços para importação e exportação não sofram alterações, qual seria o valor mais aproximado da diferença entre os recursos despendidos com as importações e os recursos gerados com as exportações em 2009?