(UFJF-PISM) Observe abaixo as alturas dos dez maiores atletas da delegação brasileira que participaram das olimpíadas no Rio de Janeiro.
A mediana das alturas desses atletas, em metros, é:
Questões relacionadas
- Matemática | 2.1 Conjuntos
(PUC-PR) Em uma enquete com 500 estudantes sobre a preferência de cada um com três tipos diferentes de sucos (laranja, manga e acerola) chegou-se ao seguinte resultado 300 gostam de suco de laranja, 200 gostam de suco de manga, 150 gostam de suco de acerola, 75 gostam dos sucos de laranja e acerola,100 gostam dos sucos de laranja e manga, 10 gostam dos três sucos e 65 não gostam de nenhum dos três. O número de alunos que gosta dos sucos de manga e acerola:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.2 Termos Constitutivos da Oração
Leia o trecho de um poema de Carlos Drummond de Andrade, célebre poeta mineiro, para responder às questões.
[...]
Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume
com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
Não forces o poema a desprender-se do limbo.
Não colhas no chão o poema que se perdeu.
Não adules o poema. Aceita-o
como ele aceitará sua forma definitiva e concentrada
no espaço.
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível, que lhe deres:
Trouxeste a chave? [...]
Disponível em: <http//drummond.memoriaviva.com.br/alguma-poes>. Acesso em: 12 nov. 2012.
Releia o verso a seguir.
Os termos grifados complementam os verbos existentes no período exercendo respectivamente a função de
- Física
O sistema abaixo está em equilíbrio.
A razão T1/T2 entre as intensidades das trações nos fios ideais 1 e 2 vale:
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
Em um experimento, colocou-se água até a metade da capacidade de um frasco de vidro e, em seguida, adicionaram-se três gotas de solução alcoólica de fenolftaleína. Adicionou-se bicarbonato de sódio comercial, em pequenas quantidades, até que a solução se tornasse rosa. Dentro do frasco, acendeu-se um palito de fósforo, o qual foi apagado assim que a cabeça terminou de queimar. Imediatamente, o frasco foi tampado. Em seguida, agitou-se o frasco tampado e observou-se o desaparecimento da cor rosa.
MATEUS. A. L. Química na cabeça. Belo Horizonte. UFMG, 2001 (adaptado)
A explicação para o desaparecimento da cor rosa é que, com a combustão do palito de fósforo, ocorreu o(a)
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Leia novamente o convite de aniversário da Flávia e verifique o dia em que a festa será realizada. Consulte o calendário e registre as informações a seguir.
Enunciado:
A) Em que dia da semana será a festa? ____________________________
B) Quantos dias ainda faltarão para terminar o mês após a festa? _________________________
C) Flávia enviou os convites 5 dias antes do aniversário. Em que dia do mês os convites foram enviados? ____________________________