Na situação apresentada nos quadrinhos, as distâncias, em quilômetros, dAB, dBC e dCD formam, nesta ordem, uma progressão aritmética.
O vigésimo termo dessa progressão corresponde a:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: Leia a seguir trechos da biografia de Steve Jobs. "Eu ainda não sabia que dar uma longa caminhada era a sua forma preferida de ter uma conversa séria", disse o escritor Walter Isaacson. [...] A saga de Steve Jobs é o mito de criação da revolução digital em grande escala: o início de um negócio na garagem de seus pais e sua transformação na empresa mais valiosa do mundo. Embora não tenha inventado muitas coisas de cabo a rabo, Jobs era um mestre em combinar ideias, arte e tecnologia de uma maneira que por várias vezes inventou o futuro. Ele projetou o Mac depois de apreciar o poder das interfaces gráficas de uma forma que a Xerox não foi capaz de fazer, e criou o iPod depois de compreender a alegria de ter mil músicas em seu bolso de uma forma que a Sony, que tinha todos os ativos e a herança, jamais conseguiu fazer. Alguns líderes promovem inovações porque têm uma boa visão de conjunto. Outros o fazem dominando os detalhes. Jobs fez ambas as coisas, incansavelmente. Em consequência, revolucionou seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicação digital. Pode-se até adicionar uma sétima: lojas de varejo, que Jobs não chegou a revolucionar, mas repensou. Ao longo do caminho, ele não só produziu produtos transformadores, mas também, em sua segunda tentativa, uma empresa duradoura, dotada de seu DNA, que está cheia de designers criativos e engenheiros ousados que podem levar adiante sua visão. Jobs tornou-se assim o maior executivo de nossa época, aquele que com maior certeza será lembrado daqui a um século. A história vai colocá-lo no panteão, bem ao lado de Edison e Ford. Mais do que ninguém de seu tempo, ele fez produtos que eram completamente inovadores, combinando o poder da poesia com processadores. Com uma ferocidade que poderia tornar o trabalho com ele tão perturbador quanto inspirador, também construiu o que se tornou, ao menos por um período do mês passado, a empresa mais valiosa do mundo. E foi capaz de infundir nela a sensibilidade para o design, o perfeccionismo e a imaginação que fizeram da Apple, com toda probabilidade, mesmo em décadas futuras, a empresa que melhor prospera na intersecção entre arte e tecnologia. Disponível em: <http://noticias.band.uol.com.br/tecnologia/noticia/?id=100000460675>. Acesso em: 20 out. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
Na maior parte do texto, os verbos indicam ações praticadas pelo sujeito.
No trecho “aquele que com maior certeza será lembrado daqui a um século”, o que a forma verbal lembrado expressa?
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UEFS) Os micro-organismos foram as primeiras formas de vida na Terra. Com eles, iniciava-se a história da sua futura relação com o ser humano. As bactérias foram testemunhas de todas as formas de vida que surgiram a seguir e de muitas que viriam a se extinguir. Surgiram há cerca de quatro bilhões de anos e reinaram absolutas até seiscentos milhões de anos, época em que apareceram outras formas de vida, dessa vez multicelulares. (UJVARI, 2003, p. 14).
É possível identificar como uma característica exclusiva do padrão organizacional dos organismos que representam as primeiras formas de vida presentes na Terra a
- Biologia
O processo de formação de espermatozoides, conhecido como espermatogênese, ocorre em quatro períodos: germinativo, de crescimento, de maturação e de diferenciação. Sabendo-se que o espermatócito I é encontrado no período de crescimento e que a espermátide é encontrada ao final do período de maturação, pergunta-se: quantos espermatozoides serão formados a partir de 80 espermatócitos I e de 80 espermátides?
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Papel sulfite branco 12x14 cm
- Papel sulfite Branco 6x12 cm
- Lápis pastel a óleo
- Pincel
- Tintas guache (cor branca, preta e coloridas)
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Lápis
- Spray para fixação do desenho
PROCEDIMENTOS
- O professor vai pedir aos alunos para desenhar uma cidade no papel sulfite 6x12 cm.
Certifique-se de que os edifícios estão se tocando. Em seguida adicione detalhes e
texturas nos prédios.
- Reserve.
Fonte:http://www.paintedpaperart.com/2017/12/winter-cityscapes/
- Se o professor achar necessário, pode fazer um download do folheto abaixo para servir de inspiração.
Disponível: https://www.teacherspayteachers.com/Product/Architectural-Elements-Handout-3529677
- O professor vai instruir os alunos para começar a pintar o céu da cidade.
- Neste momento o professor vai falar com os alunos que eles vão começar a trabalhar a escala monocromática para fazer esta pintura.
- O professor vai pedir para os alunos para escolherem uma cor para o céu. Converse com os alunos mostrando que eles podem escolher cores variadas, não utilizando somente o azul. Por exemplo: se ele quiserem retratar a cidade à tarde, escolher uma cor mais quente, se for a noite, cores mais escuras, ou escolher uma cor totalmente diferente para pintar o céu.
- Depois da cor escolhida o professor vai pedir aos alunos para começar a pintar no topo do papel. Pintar com uma cor sólida (a cor escolhida). Em seguida, adicione um toque de branco e pinte outra faixa para o céu, na horizontal. Continue este processo até que a última linha seja preenchida na folha com a cor mais clara.
- Lembre sempre aos alunos que quanto mais branco se adiciona, mais claro fica a cor.
- Faça uma pintura monocromática para o fundo do seu trabalho.
- Espere secar.
- Voltando ao desenho dos prédios, agora o professor vai pedir aos alunos para começarem a adicionar cor à cidade.
- Para isso eles deverão criar sombras e destaques com a mesma cor de pastel a óleo que foi usada para pintar o céu. Peça os alunos para começarem na borda esquerda de cada prédio e desenhar uma linha reta para baixo. Manchar para a direita com o polegar, dando um sombreado.
- Use apenas um dedo para sombrear o pastel a óleo. Isto irá manter o resto dos
edifícios nítidos e brancos. Passe spray para fixação do desenho.
- Quando terminar de espalhar o pastel a óleo, recorte a cidade como uma peça e cole
no fundo do papel, onde foi feita a pintura monocromática.
- Expor os trabalhos.
- Fonte:http://www.paintedpaperart.com/2017/12/winter-cityscapes/
O UNIVERSO DA COR
- Geografia | 3. Física
O bioma esquematizado e a relevância das vegetações destacadas pelo número 1 correspondem