(EFOMM) Determine uma matriz invertível P que satisfaça a equação sendo
Questões relacionadas
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(IF-SUL) Um garoto está sentando próximo à janela de um trem que está se movendo com velocidade constante, em relação a um determinado referencial inercial. O tio do garoto está de pé próximo aos trilhos, em repouso em relação ao mesmo referencial, e vê o trem se afastar. A figura abaixo ilustra a situação e indica o sentido do movimento do trem. Considere que o ar está parado em relação a esse mesmo referencial e que o apito do trem emite um som de frequência igual a 400 Hz.
Com base nessa situação e nos seus conhecimentos sobre o movimento ondulatório, o tio do garoto recebe (escuta) o som do apito do trem com frequência
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o poema e as afirmações sobre ele.
Harry Potter
Quando era criança
escondia-me no galinheiro
hipnotizando galinhas.
Alguma força se esvaía de mim,
pois ficávamos tontas, eu e elas.
Ninguém percebia minha ausência,
o esforço de levantar-me pelas próprias orelhas,
tentando o maravilhoso.
Até hoje fico de tocaia
para óvnis, luzes misteriosas,
orar em línguas, ter o dom da cura.
Meu treinamento é ordenar palavras:
Sejam um poema, digo-lhes,
não se comportem como, no galinheiro,
eu com as galinhas tontas.
PRADO, Adélia. A duração do dia.
Rio de Janeiro: Record, 2010, p. 41.
I. Depreende-se dos últimos versos que o eu lírico desse poema é um alter ego, uma projeção da poetisa Adélia Prado.
II. O poema tem como tema principal a recusa das fantasias infantis, consideradas como banalidades próprias de “galinhas tontas”.
III. O poema compara o fazer poético com a tentativa de recriação do mundo maravilhoso infantil.
IV. A poetisa é comparável a Harry Potter, o aprendiz de mágico.
Estão corretas
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
O uso inusitado do jogo de caça-palavras nessa publicidade de um mercado hortifrúti leva à
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Na tentativa de decifrar o código genético, foram feitos diversos experimentos relacionando os tripletes de nucleotídeos com os seus aminoácidos correspondentes. O primeiro desses experimentos foi realizado por Marshall Niremberg e Heinrich Matthaei e envolveu a tradução in vitro de polímeros sintéticos de RNA. Desse modo, utilizando-se polímeros de RNA contendo misturas de nucleotídeos, conseguiu-se decifrar o significado do código de todos os 64 tripletes de nucleotídeos possíveis.
Com base nos conhecimentos advindos dos experimentos realizados pelos cientistas na tentativa de elucidar o código genético, é possível afirmar: - Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
BRASIL. Ministério da Saúde. 2009 (adaptado).
Os principais recursos utilizados para envolvimento e adesão do leitor à campanha institucional incluem: