Se um animal foi infectado no tempo t=0 com um número inicial de 1000 bactérias estima-se que t horas após a infecção o número N de bactérias será de Para que o animal sobreviva, a vacina deve ser aplicada enquanto o número de bactérias é, no máximo, 512.000.Assim, após a infecção, o número máximo de horas para se aplicar a vacina, de modo que o animal sobreviva, é:
Questões relacionadas
- Química | 1.8 Cálculos
O clorato de potássio que é um forte agente oxidante usado nos desinfetantes, nos fósforos de segurança, em pesticidas e explosivos é uma fonte de baixo custo para produção de oxigênio. Quando aquecido e em presença de catalisador, tem como produtos apenas cloreto de potássio e oxigênio.
O volume, em litros, de oxigênio obtido nas CNTP a partir de 61,25 g de clorato de potássio é, aproximadamente,
- Matemática | 4.1 Sequência e Progressão Aritmética
Um funcionário trabalha em uma empresa que abre todos os dias e precisa marcar uma reunião com o diretor e com o gerente para discutir um novo projeto. Ele pretende marcar a reunião para o próximo dia em que o gerente e o diretor estiverem presentes na sede da empresa.
Sabe-se que o diretor comparece à empresa a cada 15 dias e que o gerente comparece à empresa a cada 12 dias. Além disso, o último dia em que o diretor e o gerente estiveram juntos na empresa foi no domingo passado.
Considere que não haja imprevistos que impossibilitem o gerente ou o diretor de comparecerem à sede da empresa. Se ele conseguir marcar a reunião para o próximo dia em que o gerente e o diretor estiverem presentes na sede da empresa, o dia da semana em que a reunião acontecerá será
- Física | B. Vetorial
(UNICAMP) Anemômetros são instrumentos usados para medir a velocidade do vento. A sua construção mais conhecida é a proposta por Robinson em 1846, que consiste em um rotor com quatro conchas hemisféricas presas por hastes, conforme figura abaixo. Em um anemômetro de Robinson ideal, a velocidade do vento é dada pela velocidade linear das conchas. Um anemômetro em que a distância entre as conchas e o centro de rotação é r = 25 cm em um dia cuja velocidade do vento é v = 18 km/h, teria uma frequência de rotação de
Se necessário, considere pi igual a 3.
- Geografia | 3.4 Clima
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) À medida que a demanda por água aumenta, as reservas desse recurso vão se tornando imprevisíveis. Modelos matemáticos que analisam os efeitos das mudanças climáticas sobre a disponibilidade de água no futuro indicam que haverá escassez em muitas regiões do planeta. São esperadas mudanças nos padrões de precipitação, pois
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Muito se tem falado da sociedade informacional, da sociedade da comunicação global, do surgimento das redes telemáticas e de sua correlata dinâmica social. O ciberespaço é lócus de efervescência social e canal por onde circulam formas multimodais de informação. A rede é artefato, conteúdo, canal e metáfora. Como meio, a Internet problematiza a forma midiática massiva de divulgação cultural e artística. Ela é o foco de irradiação de informação, conhecimento e troca de mensagens entre pessoas ao redor do mundo, abrindo o polo da emissão. Com a cibercultura, trata-se efetivamente da emergência de uma liberação do polo da emissão, onde todos os usuários são autores, e é essa liberação que, em nossa hipótese, vai marcar a cultura da rede contemporânea em suas mais diversas manifestações: chats, Orkut, jogos online, fotologs, weblogs, wikipédia, troca de músicas, filmes, fotos, textos, software livre... Ligar-se ao outro, ou religar, parece ser o mote atual da cibercultura, criando formas de sociabilidade, tendo nas tecnologias digitais um vetor de agregação social. A cibercultura contemporânea é fruto de influências mútuas, de trabalho cooperativo, de criação e de livre circulação de informação através dos novos dispositivos eletrônicos e telemáticos. É nesse sentido que a cibercultura traz uma cultura baseada na metáfora do copyleft.
LEMOS, André. Cibercultura, cultura e identidade. Em direção a uma “Cultura Copyleft”. Disponível em:http://www.contemporanea.poscom.ufba.br/v2n2_pdf_dez04/lemoscibercultura-
v2n2.pdf. Acesso em: 02 maio 2009. (adaptado).O texto Cibercultura, cultura e identidade de André Lemos, visa demonstrar que a cibercultura: