(UECE) Atente ao seguinte excerto: “A floresta Amazônica de Terra Firme é um ecossistema que apresenta uma diversidade florística muito elevada, via de regra, maior que os demais ecossistemas florestais do mundo. [...] a diversidade é, via de regra, muito elevada. Este não é um fato novo, tendo sido ressaltado por vários autores”.
Leitão Filho, Hermógenes de Freitas. Considerações sobre a florística de florestas tropicais e subtropicais do brasil. Ipef, n.35, p.41-46, abr.1987.
Dentre os vários fatores integrados que justificam a elevada diversidade em florestas tropicais, como a Amazônica, está a
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
A transpiração é um fenômeno que auxilia na manutenção da temperatura do corpo, visto que a mudança de fase do suor consome energia térmica. Trata-se de um fenômeno
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UEFS) Pesquisas mapeiam milhares de proteínas de diversos tecidos humanos e constroem o mais completo catálogo dessas moléculas já apresentado. O feito pode auxiliar no diagnóstico de doenças e na escolha de tratamentos contra o câncer.
(PESQUISAS mapeiam..., 2014)
Considerando-se essas informações e os conhecimentos sobre síntese e endereçamento de proteínas, é correto afirmar:
- Literatura | 5.2 Modernismo
(PUC-RS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Segundo informações do Amadeus CarsForum, evento realizado em Miami em 2015, a indústria do turismo cresceu no Brasil, o dobro da média mundial. Nunca, em todos os tempos, os brasileiros viajaram tanto, atingindo a média de três viagens ao ano por habitante. Cecília Meireles, a poetisa que, significativamente, intitulou seu primeiro livro de Viagem, dizia que “há as viagens que se sonham e as viagens que se fazem – o que é muito diferente”.
Em algumas questões desta prova de literatura em língua portuguesa, você deverá resolver questões que tratam do viajante, dos lugares percorridos ou imaginados e da experiência da viagem.
Leia o fragmento de um capítulo do romance Dois irmãos, de Milton Hatoum, e analise a pintura da artista brasileira Tarsila Amaral, intitulada “O porto”.
Quando Yaqub chegou do Líbano, o pai foi buscá-lo no Rio de Janeiro. O cais Pharoux estava apinhado de parentes de pracinhas e oficiais que regressavam da Itália. Bandeiras brasileiras enfeitavam o balcão e a varanda dos apartamentos da Glória, rojões espocavam o céu, e para onde o pai olhava havia sinais de vitória. Ele avistou o filho no portaló do navio que acabara de chegar de Marselha. Não era mais o menino, mas o rapaz que passara cinco anos dos seus dezoito anos no sul do Líbano. O andar era o mesmo: passos rápidos e firmes que davam ao corpo um senso de equilíbrio e uma rigidez impensável no andar do outro filho, o Caçula.
Com base no texto e/ou na figura, NÃO é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.02 Conto
Texto base: 10470066
Leia este fragmento de um conto para responder à questão. A gata que entrou em casa Era uma vez uma gata; uma gata selvagem que vivia totalmente sozinha ao ar livre por entre arbustos. Após algum tempo, ela se cansou de viver sozinha e arrumou para si um marido: um outro gato selvagem que ela pensou ser a criatura mais admirável de toda a selva. Um dia, quando vagavam juntos ao longo do capim alto, graurrr! — de lá de fora saltou o Leopardo, atingindo o marido da Gata e rolando com ele no chão; tudo era pele e garra, diretamente ao pó. — Oh-oh! — disse a gata. — Vejo que meu marido está coberto de pó e que não é a criatura mais admirável de toda a selva; é o Leopardo. Então, a Gata foi viver com o Leopardo. Eles viveram muito felizes juntos até que um dia, quando caçavam nos arbustos, de repente vush! — das sombras saltou o Leão diretamente nas costas do Leopardo, e comeu-o inteiro. — Oh-o-oh! — disse a Gata. — Vejo que o Leopardo não é a criatura mais admirável de toda a selva; é o Leão! Então, a gata foi viver com o Leão. Eles viveram muito felizes juntos até que um dia, quando caminhavam majestosamente pela floresta, um grande vulto foi surgindo acima de suas cabeças e squash! — o elefante colocou uma pata sobre a cabeça do Leão e o esmagou inteiro, achatando-o. — Oh-o-o-oh! — disse a Gata. — Vejo que o Leão não é a criatura mais admirável de toda a selva; é o Elefante. Então, a Gata foi viver com o Elefante. Ela escalou as costas dele e sentou-se ronronando em seu pescoço, bem entre as duas orelhas. [...] MANDELA, Nelson (Org.). Meus contos africanos. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009. p. 14.
Enunciado:
No trecho do conto, o lugar que identifica o espaço físico e o valor que identifica o espaço social são, respectivamente, a
- Química | 2.8 Radioatividade
(UNIDERP)
A imagem por emissão de pósitrons inicia com a aplicação de um traçador metabolicamente ativo, uma molécula biológica que carrega um isótopo emissor de pósitrons, como 11C, 13N, 15O e 18F. Em alguns minutos, o isótopo se acumula em uma área do corpo com que a molécula tem afinidade. A glicose rotulada com 11C, com meia-vida de 20 minutos, acumula-se no cérebro, funcionando como fonte primária de energia. O isótopo radioativo, então, decai por emissão de pósitron, que emitido colide com um elétron livre normalmente antes de atravessar 1,0mm do ponto de emissão. A interação das duas partículas resulta na conversão de matéria em energia na forma de radiação gama, γ, com energia total de 2,0.512keV. Esses raios gama de alta energia emergem do ponto de colisão em direções opostas e são detectados através desses aparelhos em volta do paciente.
A partir dessas informações e com base nos conhecimentos sobre radiação, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A amostra do radioisótopo 11C perde a metade da sua atividade radioativa em 20 minutos.
( ) As emissões beta, β−, tem carga − 1 e uma massa desprezível em comparação com as massas de prótons e nêutrons.
( ) Quando um radioisótopo emite radiação alfa, α, o número atômico diminui em uma unidade e o número de massa permanece o mesmo.
( ) As partículas beta, β, podem penetrar na pele, causando queimaduras, mas são barradas antes de atingirem os órgãos mais internos do corpo.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a: