(UERN) Analise atentamente a charge.
Pode-se concluir que ela destaca a crise econômica
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
1 – Acredito que este encontro com Vinícius poderia acontecer de muitas formas. O filme Vinícius seria excelente. Considero apenas que uma avaliação, quanto à maturidade da turma, seja feita pelo professor para manter seu interesse por todo o tempo do filme, então, uma seleção de cenas pode ser a melhor opção.
2 – A partir do filme, os alunos poderão conhecer um pouco da poesia e Vinícius, seus conflitos, suas músicas.
3 – Sendo assim, acredito que será surpreendente para os alunos descobrir que aquele poeta também trabalhou para crianças nos CDs Arca de Noé 1 e 2.
4 – O CD é uma possibilidade infinita para o trabalho com artes. Desde a possibilidade do teatro bem como as artes visuais. É importante reforçar que se trata de um clássico.
5 – Comece perguntando se os alunos conhecem estes CDs, se alguém tem em casa e pode trazer para mostrar para a turma. (Você professor já deverá ter conseguido o seu, é claro!) Entrevistas poderão ser feitas com pessoas conhecidas, convidando-as para se lembrar de algumas músicas.
6 – Esta aula, então, poderá ser feita de audição musical seguida das letras para as crianças acompanharem o CD. Uma brincadeira pode ser feita, do tipo: começa uma música e uma votação decide se ela será ouvida na totalidade ou não, e assim por diante. O resultado das entrevistas também poderá ser relatado aqui.
7 – Sugiro: A arca de Noé, O gato, A porta, A foca, O pinguin, A casa, Aula de piano, Girassol, O ar, A galinha d´angola.
8 – Então o professor poderá chamar atenção para o modo como a capa dos discos foi feita, propor que as crianças escolham uma das músicas ouvidas e façam uma capa de CD no padrão da capa original, seguindo como inspiração a música escolhida.
Referências:
Filme: Vinícius com direção de Miguel Faria Junior – 2005
Sobre Vinícius:
No youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=ORvRwYEykQE&feature=player_embedded#! – A casa
http://www.youtube.com/watch?v=9wZZixGDktA&NR=1 – A arca de noé
Obs.: Conforme a maturidade da turma, estes desenhos poderão ser feitos no Paint no computador, impressos coloridos em transparências e apresentados na sala com um ou mais projetores. Tudo poderá ser filmado, desde as aulas até o desenhar no computador, enfim até a apresentação final. Que belo documentário para uma reunião de pais.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: A foto apresenta os desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depressão. STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro, Ediouro, [s.d.].
Enunciado:
“O mais alto padrão de vida do mundo” – “Não modo de vida como o modo americano”
Analise os elementos que compõem a fotografia e explique o contraste que pode ser percebido na imagem.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Observe as cenas a seguir.
Disponível em https://www.google.com.br/ crianças+em+trabalhos+domésticos. Acesso em: 2 abril. 2015.
Disponível em http://www.colegiond.com.br/wp-content/uploads/2013/09/6.3.jpeg Acesso em: 2 abril 2015.
Enunciado:
As imagens retratam duas situações com crianças exercendo atividades domésticas que são percebidas como
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UESC) Um satélite artificial terrestre de massa m gira em uma trajetória circular de raio igual ao dobro do raio da Terra. Sabendo-se que R e M são, respectivamente, o raio e a massa da Terra, e que G é a constante gravitacional e desprezando-se forças dissipativas, a energia cinética do satélite é igual a
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UNIT)
I. CO2(aq) + H2O(l) ↔ H2CO3(aq) II. CaCO3(s) + H2CO3(aq) ↔ Ca(HCO3)2(aq)
A ilhota de Bilang – Bilangan, nas Filipinas, é detentora de uma das maiores barreira de corais, do planeta, a de Danjon Bank. Todos os dias durante a maré baixa, mulheres e crianças vão ao mar em busca de alimentos. Coletam ovos de caramujos, ouriços, conchas e cavalos-marinhos, em um ambiente cuja beleza contrasta com a pobreza em que vivem seus habitantes, e com a ameaça de destruição ambiental. O cavalo-marinho, espécie de peixe coberto por carapaça calcária, símbolo da região, é abundante em Danajon, porém está ameaçado por traficantes ávidos pelos bons preços pagos no mercado asiático. Cerca de 500 milhões de pessoas no mundo tiram o sustento dos corais, organismos que vivem em águas quentes, tropicais, ameaçados pelo aumento da acidez e da temperatura dos mares, e estima-se que 30% deles já tenham sido destruídos. Como são fundamentais para a reprodução de peixes e de outras espécies marinhas de vegetais, os próprios pescadores estão ameaçados.
Considerando-se o aumento da acidez e da temperatura dos mares e as consequências sobre a vida das espécies marinhas e com base no sistema em equilíbrio formado pelas equações químicas I e II, é correto afirmar: