(UERN) Analise atentamente a charge.
Pode-se concluir que ela destaca a crise econômica
Questões relacionadas
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
O bacilo Mycobacterium tuberculosis causador da tuberculose foi descoberto por Robert Koch, em 1875. A transmissão dessa doença ocorre da mesma forma que a hanseníase, ou seja, pelas vias aéreas superiores.
Revista Ciência Hoje das Crianças, 2006. (Adaptado)
O microrganismo citado no texto pertence ao reino
- Química | 1.1 Introdução à Química
O artefato conhecido como “lâmpada de lava” é feito utilizando-se uma mistura de álcool, água e óleo, conforme o esquema abaixo. Ao acender a lâmpada, que é a fonte de aquecimento, ocorre um fluxo ascendente e descendente das gotas de óleo no interior da mistura
Substâncias
Densidade (g/mL)
Água
1,00
Etanol
0,78
Óleo
0,90
O movimento das gotas de óleo na “lâmpada de lava” é explicado pela
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Diante de um sanduíche e de uma porção de batatas fritas, um garoto, muito interessado na quantidade de calorias que pode ingerir em cada refeição, analisa os dados de que dispõe. Ele sabe que a porção de batatas tem 200 g, o que equivale a 560 calorias, e que o sanduíche tem 250 g e 500 calorias. Como ele deseja comer um pouco do sanduíche e um pouco das batatas, ele se vê diante da questão: “Quantos gramas de sanduíche e quantos gramas de batata eu posso comer para ingerir apenas as 462 calorias permitidas para esta refeição?”
Considerando que x e y representam, respectivamente, em gramas, as quantidades do sanduíche e das batatas que o garoto pode ingerir, assinale a alternativa correspondente à expressão algébrica que relaciona corretamente essas quantidades.
- Física
Uma criança está parada em pé sobre o tablado circular girante de um carrossel em movimento circular e uniforme, como mostra o esquema (uma vista de cima e outra de perfil).
O correto esquema de forças atuantes sobre a criança para um observador parado no chão fora do tablado é:
(Dados: F força do tablado; N reação normal do tablado; P peso da criança)
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A maior utilidade do Grêmio para mim era a biblioteca. Uma coleção de quinhentos a seiscentos volumes de variado texto, zelados pela vigilância cerberesca do Bento Alves, bibliotecário, eleito de voto unânime. Alves era da associação como quase todos os alunos do curso superior. Filiava-se ao grupo simpático dos silenciosos, usufruindo os lucros da circunstância de não ser do regimento a taramela obrigatória. Fora da biblioteca, os seus serviços aos intuitos do Grêmio resumiam-se no apoiado! consciencioso e firme, à disposição sempre da melhor ideia em questões elevadas, e do mais sábio alvitre em questões de ordem. Alguns rapazes, não do Grêmio, e que não houvessem, nas letras, manifestado gramaticalmente notável jeito para a conjugação sub-reptícia do verbo adquirir, podiam obter do presidente o direito de ingresso na sala dos livros. Eu, como amigo que era das bonitas páginas impressas, apresentei candidatura. E como não divertia bastante o jogo da barra ao sol, nem o rapa-tira-deixa-põe das penas de aço e das carrapetas, nem o correr à panelinha das bolas de vidro espiraladas de cores, fez-se-me a biblioteca a recreação habitual.
POMPÉIA, R. O Ateneu. São Paulo: Martin Claret, 2013.
Um dos romances mais aclamados de Raul Pompeia é “O Ateneu”, publicado em 1888, cujo narrador encontra no colégio a diversidade dos tipos sociais. A personagem Bento Alves, o bibliotecário apresentado no fragmento do romance, representa a caricatura dos