(UNICAMP) Apesar da queda de preço que vêm sofrendo nos últimos anos, algumas commodities minerais continuam sendo importante fonte para a pauta de exportações do Brasil. Na figura a seguir, observamos vias de escoamento (os corredores de exportação) da Amazônia Oriental, partindo de três municípios paraenses: Oriximiná, Parauapebas e Ipixuna do Pará.
Identifique o produto extraído em cada um dos municípios e a via de escoamento correspondente:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UESB) Quando exatamente a vida começa? Não me refiro ao início da vida na Terra, mas ao começo da vida de um indivíduo humano. [...] Na concepção temos a junção do espermatozoide e do óvulo. O zigoto é resultado do abraço genético de 46 cromossomos, 23 do pai e 23 da mãe.
(GLEISER, 2011, C 9)
Marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Sobre o processo que origina óvulos e espermatozoides, é correto afirmar:
( ) Origina o mesmo número de gametas funcionais em indivíduos do sexo masculino e feminino, a partir da diferenciação das células resultantes da meiose II.
( ) Constitui a fonte primária da variabilidade genética em espécies de reprodução sexuada.
( ) Inclui uma etapa de multiplicação das células da linhagem germinativa por processo mitótico.
( ) Forma células haploides essenciais à manutenção da constância cromossômica da espécie pela fecundação.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Geografia | 7. Geopolítica
Dado que o Presidente eleito Donald Trump articulou uma visão coerente dos assuntos externos, parece que os Estados Unidos devem rejeitar a maioria das políticas do período pós-1945. Para Trump, a OTAN é um mau negócio, a corrida nuclear é algo bom, o presidente russo Vladimir Putin é um colega admirável, os grandes negócios vantajosos apenas para nós, norte-americanos, devem substituir o livre-comércio.
Com seu estilo peculiar, Trump está forçando uma pergunta que, provavelmente, deveria ter sido levantada há 25 anos: os Estados Unidos devem ser uma potência global, que mantenha a ordem mundial – inclusive com o uso de armas, o que Theodore Roosevelt chamou, como todos sabem, de Big Stick?
Curiosamente, a morte da União Soviética e o fim da Guerra Fria não provocaram imediatamente esse debate. Na década de 1990, manter um papel de liderança global para os Estados Unidos parecia barato – afinal, outras nações pagaram pela Guerra do Golfo Pérsico de 1991. Nesse conflito e nas sucessivas intervenções norte-americanas na antiga Iugoslávia, os custos e as perdas foram baixos. Então, no início dos anos 2000, os americanos foram compreensivelmente absorvidos pelas consequências do 11 de setembro e pelas guerras e ataques terroristas que se seguiram. Agora, para melhor ou para pior, o debate está nas nossas mãos.
(Eliot Cohen. “Should the U.S. still carry a ‘big stick’?”.
www.latimes.com, 18.01.2017. Adaptado.)
Um dos principais lemas da campanha presidencial de Donald Trump foi “Make America Great Again”. Tal lema pode ser associado à seguinte frase do texto:
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
Sendo todos os homens naturalmente livres, iguais e independentes, ninguém pode ser posto fora deste Estado e sujeito ao poder político doutro sem o seu próprio consentimento. O único meio por onde qualquer um se priva da sua liberdade natural, e liga-se à sociedade civil, é convindo com outros homens em se ajuntar e unir com eles em sociedade. Portanto, todo homem, pelo ato de convir com outros em formar um corpo político debaixo dum governo, obriga-se para com cada um dos dessa sociedade a se submeter à determinação da maioria e de ser governado por ela.
LOCKE, John. Ensaio sobre o Governo Civil. Lisboa: Edições 70, 1999. p. 89-90. (adaptado)
A concepção política de John Locke descrita no texto Do ponto de vista político, o texto realça uma tentativa de justificar a - Filosofia | 4.4 Iluminismo
TEXTO I
[...] que me mostrem alguma monarquia sobre a terra na qual as leis, a justiça distributiva, os direitos da humanidade tenham sido mais respeitados e onde se tenham feito coisas mais benéficas para o bem público do que sob os cinquenta e cinco anos do reinado de Luís XIV!
VOLTAIRE. Siècle de Louis XIV. Tomes I‑II. In: M. BEUCHOT (ed.). Œuvres de Voltaire. Tomes XIX‑XX. Paris: Lefèvre, 1830. p. 1110. (adaptado)
TEXTO II
O povo engana‑se na escolha bem menos que o príncipe, e um homem de verdadeiro mérito é quase tão raro num ministério [monárquico] quanto um tolo à frente de um governo republicano.
ROUSSEAU, Jean‑Jacques. Du Contrat Social. Livre I. Chapitre 3. 1762. (adaptado)
Os pontos de vista defendidos pelos filósofos iluministas são divergentes em relação ao(à)
- Geografia | B. Blocos Econômicos
(UEL-PR) Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) é o nome dado ao processo de expansão do: