(EBMSP) Em um grupo de 100 jovens, verificou-se que
- dos que usam óculos de grau, 12 usam aparelho ortodôntico.
- a metade dos que usam óculos de grau não usa aparelho ortodôntico.
- 70% dos que usam aparelho ortodôntico não usam óculos de grau.
Com base nessas informações, pode-se afirmar que o número de jovens que não usam óculos de grau e nem aparelho ortodôntico é igual a:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(UNIT)
Enzimas são moléculas orgânicas de natureza proteica e agem nas reações químicas das células como catalisadoras, ou seja, aceleram a velocidade dos processos sem alterá-los. Geralmente, são os catalisadores mais eficazes, por sua alta especificidade.
Analisando-se o gráfico e com base nos conhecimentos a respeito dessas moléculas, é correto afirmar:
- Matemática - Fundamental | 2.2 Movimentação, Mapas e Caminhos Orientados
Para localizar uma padaria próxima a sua casa, Júlia usou o mapa de coordenadas cartesianas a seguir. Ela sabe que a padaria fica no 1º quadrante, em um ponto do tipo (5, y).
Júlia descobriu que a padaria está representada por um dos quatro pontos marcados na figura. Qual é esse ponto?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Ramadã é o mês de reflexão espiritual, rezas, humildade, boas ações, caridade, generosidade, autodisciplina, autocontrole e autocontenção. É um tempo para estabelecer uma maior aproximação com Deus e educar o corpo e a mente para vencer as vontades mundanas.
Como um período de purificar a alma, buscar uma aproximação com Deus, além da prática do autossacrifício através da privação e da fome, o Ramadã é muito mais do que apenas não comer e beber. O principal propósito é levar cada pessoa a refletir sobre alguns valores como solidariedade, consolação e generosidade, incentivá-las a praticar boas ações e demonstrar afeição para com os necessitados e pobres.
Disponível em: <http://www.guiaemdubai.com/ramadan/>. Acesso em mar. 2013.
A prática do jejum e da oração diária no mês do Ramadã é um traço cultural que identifica socialmente
- Matemática | 15.3 Circunferência
Durante uma aula de Matemática, o professor sugere aos alunos que seja fixado um sistema de coordenadas cartesianas (x, y) e representa na lousa a descrição de cinco conjuntos algébricos, I, II, III, IV e V, como se segue:
I — é a circunferência de equação x2^2 + y2^2 = 9;
II — é a parábola de equação y = − x2^2 − 1, com x variando de −1 a 1;
III — é o quadrado formado pelos vértices (−2, 1), (−1, 1), (−1, 2) e (−2, 2);
IV — é o quadrado formado pelos vértices (1, 1), (2, 1), (2, 2) e (1, 2);
V — é o ponto (0, 0).
A seguir, o professor representa corretamente os cinco conjuntos sobre uma mesma malha quadriculada, composta de quadrados com lados medindo uma unidade de comprimento, cada, obtendo uma figura.
Qual destas figuras foi desenhada pelo professor?
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(UNIME)
Os flavorizantes, aditivos responsáveis por conferir sabor e odor a alimentos, pertencem principalmente às classes dos ésteres, a exemplo do butanoato de etila, que possui sabor e odor característicos do abacaxi.
Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre funções orgânicas, é correto afirmar: