(UTFPR) Simplificando a expressão obtemos:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 2.04 Projeções Cartográficas
Leia o trecho da notícia a seguir.
Por mais de 400 anos, escolas de todo o mundo usaram mapas com distorções nos tamanhos dos continentes.
As representações do mundo usadas atualmente são baseadas na projeção feita em 1569 pelo cartógrafo Gerardo Mercator, destinada aos navegadores da época. [...]
Disponível em: www.bbc.com/portuguese/internacional-39349115. Acesso em: 21 jan. 2019.
O texto acima faz referência a uma projeção cartográfica cuja principal característica é:
- Química | A. Cálculos Químicos
(PUCRJ) O metanol é um álcool utilizado como combustível em alguns tipos de competição automotiva, por exemplo, na Fórmula Indy. A queima completa (ver reação termoquímica abaixo) de 1L de metanol (densidade 0,80 kg/L) produz energia na forma de calor (em kJ) e CO2 (em gramas) nas seguintes quantidades respectivamente:
2 CH3OH(I) + 3 O2(g) → 4 H2O(I) + 2 CO2(g) ; ΔH = – 1453 kJ
Considere : M(CH3OH) = 32 g/mol
M(CO2) = 44g/mol
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UEL)
Com base no diálogo entre Jon e Garfield, expresso na tirinha, e nas Leis de Newton para a gravitação universal, assinale a alternativa correta.
- Física | 3.6 Termodinâmica
É inegável o progresso atingido com a criação de motores de combustão interna, como os que movem os nossos carros atuais, podendo ser representado esquematicamente pela figura a seguir.
Em um motor de carro convencional a primeira transformação de energia em trabalho ocorre dentro do cilindro que aloja o pistão. De modo simplificado, pode-se entender esse sistema como um cilindro fechado contendo um êmbolo móvel, que é o pistão. Em um dado instante a mistura ar e combustível sofre combustão forçando os gases resultantes dessa queima a sofrerem expansão, movimentando o pistão ao longo do eixo do cilindro. Durante o funcionamento de um motor, a energia térmica contida nos gases imediatamente após a combustão é
- Matemática | 15.3 Circunferência
(FUVEST 2009 1ª FASE) Considere, no plano cartesiano Oxy, a circunferência C de equação (x - 2)2 + (y - 2)2 = 4 e sejam P e Q os pontos nos quais C tangencia os eixos Ox e Oy, respectivamente. Seja PQR o triângulo isósceles, inscrito em C, de base PQ, e com o maior perímetro possível.
Então, a área de PQR é igual a: