A água sanitária é um agente desinfetante que contém a substância hipoclorito de sódio. A equação química a seguir representa o equilíbrio do íon hipoclorito com o ácido hipocloroso, um agente desinfetante ainda mais eficiente.
CℓO-(aq) + H2O(ℓ) -> HCℓO(aq) + OH-(aq)
Em um processo de limpeza, quantidades iguais de água sanitária foram adicionadas a volumes iguais de líquidos com diferentes valores de pH a 25 °C, de acordo com os dados a seguir.
Líquido pH
1 5
2 7
3 9
4 11
O líquido no qual a água sanitária apresenta maior ação desinfetante é o de número:
Questões relacionadas
- Química | 2.4 Cinética Química
(UEFS)
A formação de uma ligação covalente é um processo em que há liberação de energia. Entretanto, ao se clivar ou “quebrar” uma ligação química, é preciso consumi-la. Quanto maior a energia de uma ligação química, mais forte é a ligação, e mais difícil de “quebrá-la”. Assim, como as entalpias padrão de formação das substâncias químicas podem ser usadas para calcular as variações de entalpia das reações químicas, as energias de ligações químicas também permitem calculá-las com boas aproximações.
A partir das informações do texto, dos dados da tabela e da equação química, é correto afirmar:
- Química | 2.8 Radioatividade
(PUCSP) Dados: DADOS São conhecidos alguns radioisótopos dos elementos polônio e rádio. Em um experimento, duas amostras de massas diferentes, uma de polônio – 208 e outra de rádio – 224, foram mantidas em uma caixa de chumbo por 18 anos. Ao final desse período, verificou-se que a massa de cada um desses radioisótopos presente no recipiente era igual a 0,025 mg.
Sobre esse experimento foram feitas algumas observações:
I. A desintegração β do 224Ra resulta no isótopo 224Pa.
II. A desintegração α do 208Po resulta no isótopo 204Pb.
III. A massa inicial de 224Ra na caixa de chumbo era de 0,200 mg.
IV. A massa inicial de 208Po na caixa de chumbo era de 0,150 mg.
Dados: Ra (Z = 88); Po (Z = 84); Ac (Z = 89); Pb (Z = 82).
Estão corretas apenas as afirmações:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Sem flecha, na rima
O grupo de rap Brô MCs, criado no final de 2009, é formado pelos pares de irmãos (daí o "bro", de brother) Bruno/Clemerson e Kelvin/Charles, jovens que cresceram ouvindo hip hop nas rádios da aldeia Jaguapiru Bororo, em Dourados, Mato Grosso do Sul.
— Desde o começo a gente não queria impor uma cultura estranha que invadisse a cultura indígena —afirma o produtor, chamando a atenção para o grande destaque do Brô MCs: as letras em língua indígena. Expressar-se em língua originária e fazer com que os jovens indígenas percebam a vitalidade do idioma nativo é uma das motivações do grupo.
A dificuldade maior vem dos críticos, que não aceitam o fato de que a cultura indígena é dinâmica e sempre incorpora novidades.
— "Mas índio cantando rap?", tem gente que questiona. O rap é de quem canta, é de quem gosta, não é só dos americanos — avalia Dani [o vocal feminino].
BONFIM, E. Revista Língua Portuguesa, n. 81, jul. 2012 (adaptado).
Considerando-se as opiniões apresentadas no texto, a indagação "Mas índio cantando rap?" traduz um ponto de vista que evidencia:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Que espetáculo é esse, capaz de atrair a atenção de 1 bilhão de pessoas por noventa minutos? Que mistério é esse, capaz de fazer 1⁄6 da população mundial parar para acompanhar 25 homens correndo em direções desconexas sobre um palco verde com linhas brancas? Por que apenas um desses homens, com uma esfera nos pés, é capaz de hipnotizar a multidão e, a seguir, surpreendê-la? Por que algo tão simples como chutar uma bola modifica vidas, produz riqueza, paralisa países? Esta é uma história que começou na Inglaterra.
Em 150 anos, o futebol redefiniu a palavra esporte, interrompeu guerras, gerou ídolos, lendas, celebridades. Virou e revirou a indústria do entretenimento, estendeu sombras enormes atrás de corpos franzinos, transformou meninos pobres em ícones planetários, criou modas, gerou empregos e se tornou o jogo mais jogado do mundo. Uma bola, três juízes, 22 jogadores e pronto – podemos acompanhar a final da Copa do Mundo ou o grande clássico de Gana, entre Asante Kotoko e Hearts of Oak, num campo que tem mais terra do que grama.
Este Almanaque é um inventário sobre um esporte que apaixona e mesmeriza. O hábito de chutar uma esfera por diversão tem idade imprecisa. Existem indícios de que brincar com a bola nos pés é diversão há mais de cinco mil anos. A redonda já rolava na China milenar, na Grécia Antiga, no Império Romano, em sacrifícios mais... até que os ingleses mataram a distinta no peito e resolveram discipliná-la.
Isso aconteceu em 1863. E é dessa história que começamos a falar nas páginas seguintes. Da história, dos times, das seleções, dos craques, do folclore. De tudo o que se escreveu e falou sobre futebol, especialmente no Brasil. Afinal, este é o autodeclarado país do futebol, terra de 190 milhões de treinadores, todos responsáveis orgulhosos elas cinco estrelas que a seleção carrega no peito.
(POLI, Gustavo & CARMONA, Lédio. Almanaque do Futebol Rio de Janeiro: Casa da Palavra: COB Cultural, 2009. p. 9)
Sabe-se que uma oração subordinada adjetiva restritiva, como o próprio nome já o diz, restringe e particulariza o sentido de um substantivo ou pronome que a antecede. Através desse conceito, identifique a alternativa na qual a oração em destaque apresenta essa função.
- Física | B. Força Magnética
(UFSCAR) Um fio AC de 20 cm de comprimento, está posicionado na horizontal, em repouso, suspenso por uma mola isolante de constante elástica k, imerso num campo magnético uniforme horizontal B = 0,5 T conforme mostra a figura.
Sabendo-se que a massa do fio é m = 10g e que a constante da mola é k = 5 N/m a deformação sofrida pela mola, quando uma corrente i = 2A passar pelo fio, será de: