Dispõe-se de 2 litros de uma solução aquosa de soda cáustica que apresenta pH 9. O volume de água, em litros, que deve ser adicionado a esses 2 litros para que a solução resultante apresente pH 8 é :
Questões relacionadas
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UNIT) O Ministério da Saúde confirmou que a infecção pelo Zika Vírus, a partir da picada do Aedes aegypti contaminado, pode provocar também a Síndrome de Guillain-Barré. No Brasil, a ocorrência de síndromes neurológicas, relacionadas ao vírus Zika, foi confirmada após investigações da Universidade Federal de Pernambuco, a partir da identificação do vírus em amostra de seis pacientes com sintomas neurológicos e com histórico de doença exantemática. Desse total, quatro foram confirmadas com a doença.
Na síndrome de Guillain-Barré, o sistema imunológico de uma pessoa, responsável pela defesa do corpo contra organismos invasores, começa a atacar os próprios nervos, danificando os gravemente. A ação ocorre, principalmente, no revestimento lipídico proporcionando a desmielinização, podendo deixar até mesmo de funcionar, se a ação for em outras regiões do corpo.
(O MINISTÉRIO... 2016)
Analisando-se as características básicas do agente etiológico responsável pela Síndrome de Guillain Barré, pode-se afirmar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia a letra da canção de Cartola:
Peito Vazio
Nada consigo fazer
Quando a saudade aperta
Foge-me a inspiração
Sinto a alma deserta
Um vazio se faz em meu peito
E de fato eu sinto
Em meu peito um vazio
Me faltando as tuas carícias
As noites são longas
E eu sinto mais frio.
Procuro afogar no álcool
A tua lembrança
Mas noto que é ridícula
A minha vingança
Vou seguir os conselhos
De amigos
E garanto que não beberei
Nunca mais
E com o tempo
Essa imensa saudade que sinto
Se esvai
Disponível em: <www.letras.mus.br/cartola/88706/>. Acesso em: 15 set. 2017.
O tema da letra dessa canção está expresso na alternativa:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analiza la viñeta a seguir. Disponible en: <http://www.lasleyendas.es/pages/118/Lo-que-opinan-de-nosotros.html.> Acceso el 18 sept. 2012.
Enunciado:
Al analizar la tira, se entiende que las informaciones dadas en Internet sobre el hotel son
a) dudosas, ya que están en desacuerdo con los comentarios de los clientes.
b) falsas, pues es un hotel muy elogiado por sus clientes en las redes sociales.
c) reales, ya que los clientes prefieren quedarse en este hotel a buscar otro.
d) fiables, pues están publicadas en un medio totalmente seguro.
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
O internetês na escola
O internetês — expressão grafolinguística criada na internet pelos adolescentes na última década — foi, durante algum tempo, um bicho de sete cabeças para gramáticos e estudiosos da língua. Eles temiam que as abreviações fonéticas (onde “casa” vira ksa; e “aqui” vira aki) comprometessem o uso da norma culta do português para além das fronteiras cibernéticas. Mas, ao que tudo indica, o temido internetês não passa de um simpático bichinho de uma cabecinha só. Ainda que a maioria dos professores e educadores se preocupe com ele, a ocorrência do internetês nas provas escolares, vestibulares e em concursos públicos é insignificante. Essa forma de expressão parece ainda estar restrita a seu hábitat natural. Aliás, aí está a questão: saber separar bem a hora em que podemos escrever de qq jto, da hora em que não podemos escrever de “qualquer jeito”. Mas, e para um adolescente que fica várias horas “teclando” que nem louco nos instant messengers e chats da vida, é fácil virar a “chavinha” no cérebro do internetês para o português culto? “Essa dificuldade será proporcional ao contato que o adolescente tenha com textos na forma culta, como jornais ou obras literárias. Dependendo deste contato, ele terá mais facilidade para abrir mão do internetês” — explica Eduardo de Almeida Navarro, professor livre-docente de língua tupi e literatura colonial da USP.
RAMPAZZO, F. Disponível em: www.revistalingua.com.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).
Segundo o texto, a interação virtual favoreceu o surgimento da modalidade linguística conhecida como internetês. Quanto à influência do internetês no uso da forma culta da língua, infere-se que:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
De acordo com as imagens, as crianças