A pólvora é considerada a primeira mistura explosiva, usada na China, na Arábia e na Índia. Há textos chineses antigos que a denominam “substância química do fogo”, mesmo sendo uma mistura de nitrato de potássio, carvão e enxofre. A combustão da pólvora pode ser representada pela seguinte equação:
4 KNO3 + 7C + S -> 3CO2 + 3CO + 2M2 + K2CO3 +K2S
O que caracteriza a explosão é o súbito aumento de volume, com grande liberação de energia. Nas CNTP, 520 g de pólvora produzem, por explosão,
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Texto base:
Enunciado:
No texto II, Malala conta como se deu o atentado que sofreu quando voltava para casa no ônibus escolar.
Malala manifesta sua opinião sobre o homem que atirou nela ao afirmar que ele
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(UPE) Há 60 anos, Watson e Crick publicaram um artigo sobre a estrutura do ácido desoxirribonucleico (DNA). Leia, a seguir, trechos traduzidos e adaptados da publicação original.
(Fonte: Watson, J. D. e Crick, FHC – 1953. Molecular Structure of Nucleia Acid. Nature v. 171, n. 4356, p.737-738).
Uma estrutura para o ácido nucleico foi proposta anteriormente por Pauling e Corey (1953), na qual o modelo consiste de três cadeias entrelaçadas com os fosfatos próximos do eixo do filamento e as bases localizadas na parte externa.... Fraser também apresenta um modelo de estrutura com três cadeias. Nesse modelo, os fosfatos estão na parte externa, e as bases, na interna, unidas por ligações de hidrogênio (...)Propomos uma estrutura radicalmente diferente para o sal de ácido desoxirribonucleico. Essa estrutura tem duas cadeias helicoidais, cada uma delas enrolada em torno do mesmo eixo (...)Foi observado experimentalmente, por Chargaff e Wyatt (1952), que a razão entre as quantidades de adenina e timina e a razão entre guanina e citosina são sempre muito próximas da unidade para o DNA (...)Os dados de raios-X sobre o DNA, publicados por Atsbury (1974), Wilkins e Randal (1953), são insuficientes, mas compatíveis com os dados experimentais de helicoidização da molécula (...)Não escapou à nossa observação que o emparelhamento específico que postulamos sugere imediatamente um possível mecanismo de cópia para o material genético. (...)Sobre a estrutura do DNA e com base no texto, assinale a alternativa CORRETA.
- História | 4. Patrimônio Cultural
TEXTO I
TEXTO II
A eleição dos novos bens, ou melhor, de novas formas de se conceber a condição do patrimônio cultural nacional, também permite que diferentes grupos sociais, utilizando as leis do Estado e o apoio de especialistas, revejam as imagens e alegorias do seu passado, do que querem guardar e definir como próprio e identitário.
ABREU, M.; SOIHET, R.; GONTIJO, R.(Org.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
O texto chama a atenção para a importância da proteção de bens que, como aquele apresentado na imagem, se identificam como:
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
Entre as muitas batalhas, destaca-se aquela voltada para a dessegregação dos ônibus de Montgomery, Alabama. O estopim foi a prisão da costureira Rosa Parks, que se recusou a ceder seu assento a um homem branco. O boicote aos ônibus teve início em dezembro de 1955. A população negra preferia andar quilômetros a pé, todos os dias, a sofrer as humilhações de um transporte segregado.
Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 30 mar. 2015 (adaptado).
O tema do texto refere-se a um movimento social que, na longa duração da história norte-americana, exigia a
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
Alguns artistas criam maneiras diferentes de fazer arte. Eles também gostam de utilizar materiais bem diferentes como elástico, sacos com água, pedras, penas e isopor. Esses materiais, organizados em uma forma de arte, quando tocados em nosso corpo, produzem sensações. Essa arte, chamada Sensorial, acionam os nossos sentidos e nos causam diferentes reações. As pessoas, ao experimentarem reações físicas distintas, passam a conhecer melhor seu próprio corpo.
Vamos agora produzir uma obra sensorial? Pegue vários balões coloridos e encha-os com água e amarre a ponta com barbante. O balão não pode ficar muito esticado para não estourar. Crie uma composição ou objeto com os balões cheios. Depois você vai tocar os balões e mudá-los de posição criando outras composições com as variadas tonalidades de cores existentes.