KUCZYNSKIEGO, P. Ilustração, 2008. Disponível em: http://capu.pl. Acesso em: 3 ago. 2012
O artista gráfico polonês Pawla Kuczynskiego nasceu em 1976 e recebeu diversos prêmios por suas ilustrações. Nessa obra, ao abordar o trabalho infantil, Kuczynskiego usa sua arte para
Questões relacionadas
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
A sociedade, com sua regularidade, não é nada externa aos indivíduos; tampouco é simplesmente um “objeto oposto” ao indivíduo; ela é aquilo que todo indivíduo quer dizer quando diz “nós”. Porém, esse “nós” não passa a existir porque um grande número de pessoas isoladas que dizem “eu” a si mesmas posteriormente se une e resolve formar uma associação. Nenhuma das funções sociais existe sem as outras.
ELIAS, N. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994 (adaptado).
No excerto, nota-se que, para o sociólogo Norbert Elias, as funções sociais estão associadas aos(às)
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
A vida às vezes é como um jogo brincado na rua: estamos no último minuto de uma brincadeira bem quente e não sabemos que a qualquer momento pode chegar um mais velho a avisar que a brincadeira já acabou e está na hora de jantar. A vida afinal acontece muito de repente — nunca ninguém nos avisou que aquele era mesmo o último Carnaval da Vitória. O Carnaval também chegava sempre de repente. Nós, as crianças, vivíamos num tempo fora do tempo, sem nunca sabermos dos calendários de verdade. [...] O “dia da véspera do Carnaval”, como dizia a avó Nhé, era dia de confusão com roupas e pinturas a serem preparadas, sonhadas e inventadas. Mas quando acontecia era um dia rápido, porque os dias mágicos passam depressa deixando marcas fundas na nossa memória, que alguns chamam também de coração.
ONDJAKI. Os da minha rua. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2007.
As significações afetivas engendradas no fragmento pressupõem o reconhecimento da
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(FUVEST 2012 1ª FASE) Dez copos de vidro transparente, tendo no fundo algodão molhado em água, foram mantidos em local iluminado e arejado. Em cada um deles, foi colocada uma semente de feijão. Alguns dias depois, todas as sementes germinaram e produziram raízes, caules e folhas.
Cinco plantas foram, então, transferidas para cinco vasos com terra e as outras cinco foram mantidas nos copos com algodão. Todas permaneceram no mesmo local iluminado, arejado e foram regadas regularmente com água destilada.
Mantendo-se as plantas por várias semanas nessas condições, o resultado esperado e a explicação correta para ele são:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Gêneros Digitais: Blog e Vlog
Considere os textos I e II que seguem para responder a questão.
Texto I
A cigarra e a formiga
Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de comida. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado molhados. De repente aparece uma cigarra:
— Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de comida!
As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra seus princípios, e perguntaram:
— Mas por quê? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?
Falou a cigarra:
— Para falar a verdade, não tive tempo, passei o verão todo cantando!
Falaram as formigas:
— Bom… Se você passou o verão todo cantando, que tal passar o inverno dançando? E voltaram para o trabalho dando risadas.
(Disponível em: <http://asfabulasdeesopo.blogspot.com.br/2009/04/cigarra-e-formiga.html>. Acesso em: 5 jan. 2013.)
Texto II
A finalidade do texto I é
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Marcos estava economizando sua mesada para comprar um videogame quando se deparou com uma oferta muito boa num site. Como ele não dispunha de todo o dinheiro necessário, negociou com o seu pai o empréstimo do restante. Seu pai lhe propôs o pagamento em três parcelas: a primeira, de do valor do empréstimo, a segunda, de do valor restante após o primeiro pagamento, e a terceira parcela, do valor restante. Marcos fez os cálculos e verificou que a terceira parcela seria de 240 reais, o que caberia no seu orçamento. A quantia que Marcos pegou emprestado de seu pai foi: