Leia o texto.
O governo arma-se desde agora para o golpe decisivo que pretende desferir 1 contra os direitos e liberdades dos cidadãos deste país. A vacinação e revacinação vão ser lei dentro em breve, não obstante o clamor levantado de todos os pontos e que foi ecoar na Câmara dos Deputados através de diversas representações assinadas por milhares de pessoas.
De posse desta clava 2, que o incondicionalismo 3 bajulador 4 e mesureiro 5 preparou, vai o governo do Sr. Rodrigues Alves saber se o povo brasileiro já se acanalhou a ponto de abrir as portas do lar à violência ou se conserva ainda as tradições de brio 6 e de dignidade com que, da monarquia democrática passou a esta república de iniquidade 7 e privilégios.
O atentado planejado alveja 8 o que de mais sagrado contém o patrimônio de cada cidadão: pretende se esmagar a liberdade individual sob a força bruta [...]
Correio da Manhã, 7 out. 1904.
Disponível em: <www1.uol.com.br/rionosjornais/rj10.htm>. Acesso em: 25 mar. 2014.
Vocabulário
1. desferir: lançar, dar.
2. clava: pau mais grosso numa das extremidades, usado como arma.
3. incondicionalismo: submissão absoluta, total a alguém.
4. bajulador: que ou quem faz bajulações, que louva e exagera os méritos de alguém com fins interesseiros.
5. mesureiro: cerimonioso, reverente.
6. brio: sentimento de honra.
7. iniquidade: ato ou comportamento contrário à moral, à religião, à justiça, à igualdade, etc.
8. alveja: atinge, acertar no alvo. do planejamento do governo republicano na área de saúde, que beneficiava a população em geral.
Considerando o trecho do jornal e o contexto político-social da época, podemos dizer que a Revolta da Vacina ocorreu por causa