O censo demográfico é um levantamento estatístico que permite a coleta de várias informações. A tabela apresenta os dados obtidos pelo censo demográfico brasileiro nos anos de 1940 e 2000, referentes à concentração da população total, na capital e no interior, nas cinco grandes regiões.
O valor mais próximo do percentual que descreve o aumento da população nas capitais da Região Nordeste é:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.3 Variações da Primeira Lei
(IFCE) Um alelo recessivo que está localizado no cromossomo X será transmitido por mulheres heterozigotas
- Biologia | D. Excreção
A respeito da excreção, assinale a alternativa correta.
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNICAMP) Drones vêm sendo utilizados por empresas americanas para monitorar o ambiente subaquático. Esses drones podem substituir mergulhadores, sendo capazes de realizar mergulhos de até cinquenta metros de profundidade e operar por até duas horas e meia.
Frequentemente esses drones são usados para medir a temperatura da água (T) em função da profundidade (d), a partir da superfície (d=0), como no caso ilustrado no gráfico a seguir (dados adaptados).
Considere que a densidade da água é ρ = 1000 kg/m³ e constante para todas as profundidades medidas pelo drone. Qual é a diferença de pressão hidrostática entre a superfície e uma profundidade para a qual a temperatura da água é T= 19°C?
Dados: Se necessário, use aceleração da gravidade g=10 m/s², aproxime π= 3,0 e 1 atm= 105 Pa
- Biologia | 03. Bioquímica
Leia o trecho do texto a seguir:
Mito ou verdade? Será que as baratas sobrevivem a uma explosão nuclear?
Animais que vivem abrigados têm chances maiores de sobrevivência
Você já ouviu aquela história de que, se houvesse uma guerra nuclear, apenas as baratas sobreviveriam? (...). Será que esses insetos são capazes de resistir a explosões nucleares? O professor de biologia Rubens Oda explica que os insetos compõem 90% das espécies animais do planeta Terra. “Se fosse para eu apostar em alguém para sobreviver a uma explosão nuclear, eu apostaria num inseto, não no ser humano”, comenta o professor. Mas, apesar de apostar em insetos, o professor explica que a barata não tem nenhuma capacidade especial.
“A carapaça da barata é o exoesqueleto de quitina igual a de qualquer outro inseto”, explica. Ou seja, ela não tem nenhuma resistência especial à radiação, ou mesmo ao calor e ao deslocamento de ar de uma explosão nuclear. O que acontece é que ela tem algumas características que a deixariam em vantagem numa situação extrema.
“Quando você vê as baratas nas grandes cidades, elas estão no esgoto, nas frestas. Elas estão sempre escondidas”. Por isso, as chances de ela resistir a uma grande explosão são maiores do que as de um ser humano, que habita a superfície da Terra – não à toa que, durante a Guerra Fria, abrigos nucleares eram construídos no subsolo. Outra vantagem das baratas é sua alimentação diversa. “Uma pequena quantidade de matéria orgânica é suficiente para ela se alimentar”. Não só as baratas, mas outras espécies que vivem em locais protegidos e com hábitos alimentares propícios têm maior potencial para sobreviver a uma explosão nuclear. “Desculpa se estou tirando sua ideia de que as baratas são super-resistentes, mas elas não têm nada especial”, resume Rubens Oda.
Disponível em <http://redeglobo.globo.com/globociencia/quero-saber/noticia/2013/12/
mito-ou-verdade-sera-que-baratassobrevivem-uma-explosao-nuclear.html>.
Acesso em: 11/04/2015. Adaptado.
De acordo com o texto, o exoesqueleto quitinoso das baratas, embora ofereça resistência, não conferiria necessariamente uma proteção contra os efeitos de uma explosão nuclear. Assinale a alternativa que mostra CORRETAMENTE o tipo de molécula orgânica que forma esse exoesqueleto quitinoso e mais uma de suas funções.
- Matemática | 12.1 Triângulos
Em uma grande bandeira, foi pintado o escudo de um clube de futebol que é uma estrela regular de 4 pontas inscrita em uma circunferência de raio 2 m.
Levando em consideração a medida do ângulo assinalado na figura, então o perímetro da estrela é