Considere o modelo de flauta simplificado mostrado na figura, aberta na sua extremidade D, dispondo de uma abertura em A (próxima à boca), um orifício em B e outro em C. Sendo AD = 334 cm, AB = BD, BC = CD e a velocidade do som de 340,0 m/s, as frequências esperadas nos casos: (i) somente o orifício C está fechado, e (ii) os orifícios B e C estão fechados, devem ser, respectivamente:
Questões relacionadas
- Geografia | 3.4 ClimaA relação entre precipitação e temperatura apresentada indica tratar-se de um clima
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Maias usavam sistema de água eficiente e sustentável
Um estudo publicado recentemente mostra que a civilização maia da América Central tinha um método sustentável de gerenciamento da água. Esse sistema hidráulico, aperfeiçoado por mais de mil anos, foi pesquisado por uma equipe norte-americana. As antigas civilizações têm muito a ensinar para as novas gerações. O caso do sistema de coleta e armazenamento de água dos maias é um exemplo disso. Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores fizeram uma escavação arqueológica nas ruínas da antiga cidade de Tikal, na Guatemala. Durante o estudo, coordenado por Vernon Scarborough, da Universidade de Cincinnati, em Ohio, e publicado na revista científica PNAS, foram descobertas a maior represa antiga da área maia, a construção de uma barragem ensecadeira para fazer a dragagem do maior reservatório de água em Tikal, a presença de uma antiga nascente ligada ao início da colonização da região, em torno de 600 a.C., e o uso de filtragem por areia para limpar a água dos reservatórios. No sistema havia também uma estação que desviava a água para diversos reservatórios. Assim, os maias supriam a necessidade de água da população, estimada em 80 mil em Tikal, próximo ao ano 700, além das estimativas de mais cinco milhões de pessoas que viviam na região das planícies maias ao sul. No final do século IX a área foi abandonada e os motivos que levaram ao seu colapso ainda são questionados e debatidos pelos pesquisadores. Para Scarborough é muito difícil dizer o que de fato aconteceu. “Minha visão pessoal é que o colapso envolveu diferentes fatores que convergiram de tal modo nessa sociedade altamente bem-sucedida que agiram como uma ‘perfeita tempestade’. Nenhum fator isolado nessa coleção poderia tê-los derrubado tão severamente”, disse o pesquisador à Folha de S. Paulo. Segundo ele, a mudança climática contribuiu para a ruína dessa sociedade, uma vez que eles dependiam muito dos reservatórios que eram preenchidos pela chuva. É provável que a população tenha crescido muito além da capacidade do ambiente, levando em consideração as limitações tecnológicas da civilização. “É importante lembrar que os maias não estão mortos. A população agrícola que permitiu à civilização florescer ainda é muito viva na América Central”, lembra o pesquisador.
Revista Dae. Disponível em: www.revistadae.com.br. Acesso em: 21 jun. 2013 (adaptado).
Os sistemas de água se desenvolveram, ao longo da história da Humanidade, com base nos recursos e nos conhecimentos de cada época e região. A reportagem apresenta um recorte sobre esse desenvolvimento e, de acordo com o texto,
- História
O programa da Aliança Liberal era basicamente o mesmo que já vinha sendo agitado pelas forças oposicionistas durante a década de 20. Mas, agora, a campanha presidencial servia-se das bandeiras do tenentismo e, principalmente do nome de Prestes e do prestígio adquirido por ele e pela coluna invicta. As populações das grandes cidades brasileiras foram tomadas de grande entusiasmo pela Aliança Liberal, acreditando que Prestes estaria ao lado de Getúlio Vargas.Anita Leocádia Prestes. Uma Epopeia Brasileira: A Coluna Prestes.
Enquanto os tenentes se deixavam envolver pela campanha da Aliança Liberal, Luís Carlos Prestes tomou outro rumo. A explicação para a decisão de Prestes é que:
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UPE) Quando dez moles de um gás ideal são submetidos a um ciclo termodinâmico em uma máquina térmica, pode-se construir o gráfico de pressão versus temperatura, mostrado a seguir. Sabendo que as temperaturas dos pontos A, B C e D são 800K, 1200K, 2.100K e 1400K respectivamente, e que o ciclo é completado em 2,0 segundos, calcule a potência da máquina por ciclo. Considere que a constante universal dos gases perfeitos é igual a 8,3J/(mol.K).
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
A figura representa o esquema de um coração humano, no qual estão indicadas algumas de suas estruturas.
Analise as proposições em relação a este órgão.
I. O sangue arterial circula dentro das artérias e o venoso dentro das veias.
II. As artérias pulmonares esquerda e direita conduzem o sangue venoso aos pulmões.
III. O ventrículo direito do coração possui paredes mais espessas do que o ventrículo esquerdo, pois tem que impulsionar o sangue rico em oxigênio para todo o corpo.
IV. As veias cavas trazem o sangue venoso dos pulmões ao átrio direito do coração.
V. As paredes das veias possuem músculos que auxiliam na impulsão do sangue.
Assinale a alternativa correta.