(UFRGS) Considere as afirmações abaixo, sobre a Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética.
I. Em virtude da capacidade de “destruição mútua assegurada” no caso de uma guerra aberta entre os dois países, não ocorreu nenhum conflito armado entre eles.
II. Nos anos 1970, o período da chamada “distensão” entre ambas as potências chegou ao fim com a construção do Muro de Berlim, no final daquela década.
III. Durante a Guerra Fria, foi estimulado o desenvolvimento da indústria bélica dos Estados Unidos e da União Soviética e fomentada a corrida espacial entre os dois países entre 1950 e 1980.
Quais estão corretas?
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- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UNIT) As doenças do prião ou as encefalopatias espongiformes transmissíveis (EET) são uma família de doenças neurodegenerativas progressivas raras que afetam seres humanos e animais. Eles são distinguidos por longos períodos de incubação, encefalopatias, alterações características associadas à perda neuronal, e por uma falha para induzir a resposta inflamatória. Os agentes causadores de EET são acreditados para ser prions. O termo “priões” refere-se a agentes patogênicos anormais que são transmissíveis e são capazes de induzir a dobragem anormal de proteínas celulares normais específicas denominadas proteínas priões que são encontradas mais abundantemente no cérebro. As funções dessas proteínas priões normais ainda não são completamente compreendidas. A dobragem anormal das proteínas priões leva a danos cerebrais característicos e a sinais e sintomas da doença. As doenças do prião são geralmente rapidamente progressivas e sempre fatais.
(AS DOENÇAS do prião..., 2015)
A condição para manifestação dos priões depende:
- Língua Portuguesa
(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO)
Nesse texto, busca-se convencer o leitor a mudar seu comportamento por meio da associação de verbos no modo imperativo à
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de vídeo – You-tube
- Papel Contact
- Rolos de papel higiênico
- Palitos de picolé – coloridos
- Tesoura
PROCEDIMENTOS
-O professor vai começar a aula falando um pouco mais sobre as cores.
Disponível: https://www.significados.com.br/cores-2/
- O professor deverá passar um vídeo sobre as cores para os alunos
Disponível : https://www.youtube.com/watch?v=y-sKvA9UrXU
- Depois do vídeo, o professor vai demonstrar para cada criança o que deverá ser feito:
colar o papel contact envolvendo todo o rolinho e grudar um palito de picolé no rolo.
Fonte: http://www.tempojunto.com/2015/06/18/brinquedo-feito-em-casa-para-bebes/
- O professor deverá entregar para as crianças o pedaço de papel contact , já cortado, no
tamanho do rolo .
- O professor deverá distribuir o restante do material para as crianças.
- Pedir para as crianças para colar o papel no rolinho . O professor deverá auxiliá-los nesta
hora.
- Pedir as crianças para começarem a grudar os palitinhos no rolo. Deixe que as crianças
encontrem o seu jeito pessoal de colar os palitos.
- Incentive as crianças a usar várias cores para ficar um trabalho super colorido.
- Cobrir o rolo todo com os palitinhos coloridos.
- Depois que todos os rolos estiverem prontos, o professor poderá montar um a exposição na
sala de aula.
Fonte: http://www.tempojunto.com/2015/06/18/brinquedo-feito-em-casa-para-bebes/
AS CORES NA ARTE BRASILEIRA
- Matemática - Fundamental | 06. Porcentagem e Juros
Existe no Brasil uma lei que obriga as distribuidoras de combustíveis a fixar em 27% a mistura de álcool na gasolina.
Ao abastecer seu carro com motor a gasolina em um posto, uma pessoa colocou 30 litros no tanque. Considerando que o combustível atendia a lei, quantos litros de álcool faziam parte da mistura?
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UNIFACS) Ao reconstruir genes antigos, cientistas podem recriar proteínas codificadas e observar como elas se comportam, obtendo assim percepções sobre a fisiologia de animais extintos. A hemoglobina dos glóbulos vermelhos de um mamute-lanudo mostrou que a proteína sensível à temperatura passou por adaptações que lhe permitiram executar o trabalho de envio de oxigênio a tecidos do organismo em condições frias enfrentadas pelos animais. Sequenciar fragmentos de genes que codificam a proteína hemoglobina, recriar genes funcionais de hemoglobina de mamute retirando os genes intactos correspondentes em um elefante asiático, e alterar suas sequências para coincidir com as sequências do mamute e, em seguida, inserir os genes modificados em bactérias E. coli para a produção de hemoglobina de mamutes. Finalmente, expor a hemoglobina purificada a um ambiente químico semelhante ao interior de células sanguíneas e observar como a hemoglobina de mamute prontamente libera oxigênio em várias temperaturas fisiologicamente relevantes. Todos esses procedimentos constituem etapas de uma metodologia necessária para retratar aspectos dos processos fisiológicos dos mamutes analisados nesse estudo.
(CAMPBELL; HOFREITER..., 2012, p. 72-73)
A técnica de “inserir os genes modificados em bactérias E. coli, para a produção de hemoglobina de mamute” revela: