(ENEM 2009 SIMULADO)
Figura 1
Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2009.
Figura 2
Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2009.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Studiare 105155
MATERIAL
- Papel kraft (03 metros) depende do tamanho da turma
- Bandejas de isopor
- Tinta guache nas cores vermelha, azul e amarela
- Avental ou blusa velha
- Água
ORIENTAÇÕES
- Trabalho coletivo.
- Unir as mesas e estender o papel kraft sobre ela. Se preferir pode estendê-lo no chão.
- Colocar o avental ou a blusa velha nas crianças.
- Colocar as tintas nas bandejas de isopor.
- Com as mãos, as crianças vão fazer a mistura das cores, fazendo uma pintura bem legal no papel kraft.
- Deixe as crianças trabalharem livremente, orientando sempre sobre a mistura de duas cores primárias para obter a cor secundária.
- Fonte :http://naescola.eduqa.me/atividades/artes-visuais-maos-coloridas/
Enunciado:
CORES SECUNDÁRIAS
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A. Releia a frase escrita pelos indígenas para resolverem o problema da expulsão da tribo: "Como um povo nativo e indígena histórico, decidimos meramente em sermos mortos coletivamente aqui".
Esta é a melhor solução para o povo guarani-caiová? Justifique sua resposta.
B. Considerando o processo histórico dos índios brasileiros, houve avanços sociais, políticos e econômicos? Comente sua resposta.
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
A publicação do artigo de Mendel, em 1866, representou uma nova oportunidade para que seu trabalho fosse reconhecido, já que as notícias de sua palestra não haviam ultrapassado os limites da cidade. [...] Uma separata foi encontrada no escritório de Charles Darwin, de modo que Mendel também deve ter enviado um exemplar ao pai da teoria da evolução. Na verdade, o próprio Darwin havia observado [em seus experimentos] a proporção de 3 para 1 discutida por Mendel, embora não tivesse a menor ideia do seu significado. Em 1868, apenas um ano depois de receber a separata do artigo de Mendel, Darwin publicou um artigo em que mencionava a “prepotência” de uma característica hereditária.
(HENIG, 2001. p. 130-131)
A“proporção de 3 para 1” e a “prepotência” mencionados no texto acima são termos que podem ser associados aos experimentos realizados por Mendel como referência, respectivamente, à:
- Física | B. Força Magnética
(EFOMM) Uma partícula com carga elétrica de 5.10-6 C é acelerada entre duas placas planas e paralelas, entre as quais existe uma diferença de potencial de 100 V. Por um orifício na placa, a partícula escapa e penetra em um campo magnético de indução magnética uniforme de valor igual a 2.10-2 T, descrevendo uma trajetória circular de raio igual a 20 cm Admitindo que a partícula parte do repouso de uma das placas e que a força gravitacional seja desprezível, qual é a massa da partícula?
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] El Park Güell parece sacado de un cuento de hadas. Es
un lugar extraño, peculiar, incluso onírico, pero sin duda bello.
Un paseo por el parque despierta incluso a las imaginaciones
[4] más adormiladas. Las curiosas formas y las atrevidas
combinaciones de colores, mezcladas con la vegetación, crean
un mundo diferente al que el visitante se siente
[7] irremediablemente atraído.
En todos los rincones se percibe la pasión de Gaudí
por las formas de la naturaleza. El arquitecto quería que la
[10] intervención humana en ese bosque se integrase en el paisaje,
lo complementase, y sin duda lo consiguió. Caracoles, setas,
hojas, flores, troncos o elefantes aparecen constantemente en
[13] los mosaicos, en las formas arquitectónicas.
Al entrar en el parque nos topamos con una curiosa
você sabe que você nos previene de que accedemos ao mundo dos los
[16] Cuentos de Hadas. Era la casa de los conserjes y es ahora la
encargada de recibir a los visitantes. Desde allí una escalinata
da acceso al recinto, y en ella se encuentra uno de los símbolos
[19] del Park Güell y también de Barcelona: el famoso dragón
Policromo, cubierto de pequeños trozos de baldosas de colores.
Esta técnica tan característica de la obra de Gaudí y que se
[22] Encuentra por todo el parque se conoce como Trencadís, y
utiliza pedaços, irregulares de azulejos e outros materiais, como
recubrimiento. Los trozos usados provenían de piezas rotas a
[25] Propósito o de restos de otras construcciones.
Internet: <www.spain.info> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras del texto anterior, juzgue lo siguiente ítem.
En el texto, los términos "baldosas" (l.20), "trencadís" (l.22) y "azulejos" (l.23) fueron empleados como sinónimos de ladrillo.