(EFOMM) Uma partícula com carga elétrica de 5.10-6 C é acelerada entre duas placas planas e paralelas, entre as quais existe uma diferença de potencial de 100 V. Por um orifício na placa, a partícula escapa e penetra em um campo magnético de indução magnética uniforme de valor igual a 2.10-2 T, descrevendo uma trajetória circular de raio igual a 20 cm Admitindo que a partícula parte do repouso de uma das placas e que a força gravitacional seja desprezível, qual é a massa da partícula?
Questões relacionadas
- Física | 3.1 Termometria
Incêndio atinge fábrica de reciclagem de pneus em Mogi Mirim e mobiliza Bombeiros
Um incêndio atingiu uma fábrica de reciclagem de pneus em Mogi Mirim (SP), no fim da tarde desta segunda-feira (21). O fogo na região da Vila Santa Luzia começou por volta das 17h e mobilizou pelo menos oito veículos do Corpo de Bombeiros da cidade, de Campinas (SP) e de Mogi Guaçu (SP). Ninguém ficou ferido.
A suspeita é de que uma pane elétrica na máquina usada para colocar o pneu em triturador tenha iniciado o incêndio que se alastrou pela área da fábrica elevando a temperatura para incríveis 1400 °C. Funcionários conseguiram deixar a empresa a tempo após a sirene ser acionada.
Durante as investigações das causas do incêndio os relatórios devem ser preenchidos obedecendo alguns critérios, dentre eles, informar as grandezas físicas envolvidas em unidades do sistema internacional. Dessa forma, ao ler o relatório veremos a temperatura registrada, na escala absoluta, vale
- Matemática | 3.1 Introdução
Joana é botânica e trabalha em um instituto de pesquisa de vida vegetal. Seu mais recente projeto consiste em observar e modelar o crescimento de uma espécie vegetal em extinção em uma determinada área.
Para modelar o crescimento dos vegetais, Joana anotou diariamente, durante 30 dias, o tamanho médio, em cm, que um conjunto de indivíduos da espécie vegetal ameaçada alcançava. Ela, então, decidiu utilizar esses dados para construir uma função de variável real com domínio nos naturais, cuja expressão é em que:
- f(1) representa a altura das plantas ao final do primeiro dia,
- f(2), ao final do segundo dia, e assim por diante.
De acordo com o texto, a variação do tamanho médio das plantas observada entre o quarto e o vigésimo dia é igual a
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
Assinale a alternativa que contém uma característica que surgiu entre os anelídeos e foi mantida pelos animais que apareceram mais tarde no processo evolutivo.
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
Materiais:
- Selos postais
- Selos postais ampliados em tons de cinza em tamanho A5 (corresponde a 1/4 do papel A4)
- Canetinhas hidrocor coloridas
- Colorsetes coloridos
Desenvolvimento:
1 - Esta atividade pode ser um desdobramento das atividades apresentadas no Livro de Arte a partir da página 46, bem como da atividade 08 descrita neste Banco de Atividades.
2 - Faça uma visita prévia aos correios a fim de adquirir algumas amostras de selos postais (os Correios costumam ter também cartazes comunicando o lançamento de selos comemorativos... Quem sabe seja possível adquirir um?).
3 - Explique para as crianças como funciona a postagem de uma carta pelos correios (se você tiver realizado a atividade 08 deste Banco, as crianças já saberão como).
4 - Em seguida, converse com as crianças sobre o Selo Postal:
4.1 - Conceito de Selo Postal: Estampilha postal destinada ao franqueamento de correspondências, podendo, também, ser objeto de colecionamento.
4.2 - Características dos selos postais brasileiros:
- Apresentam temas originais;
- Possuem elevada concepção artística;
- Apresentam beleza e harmonia de imagens;
- Adéquam as imagens aos temas das emissões a que se referem;
- São impressos com técnicas aprimoradas;
- Estimulam a inovação filatélica com a emissão de selos com aroma, em formatos diversos (redondo, triangular, especiais em verniz, etc.);
- Possuem aceitação nacional e internacional.
(Disponível em: http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=B35B2555-B8B0-3CEB-BCFDE18795FA774A. Acesso em: set. 2013).
5 - Após contar para os alunos um pouco sobre selos, apresente a eles alguns modelos de selos postais.
6 - Se houver um colecionador de selos conhecido, apresente-o e sua respectiva coleção aos alunos.
7 - Os selos avulsos que você conseguir nos Correios poderão servir para simular um jogo: dividir os selos em grupos por temas, cores, figurativos ou não, entre outros. Pode-se também motivar os alunos a expressar qual dos selos os alunos mais gostaram e por quê.
8 - Em seguida, distribua as fotocópias feitas a partir dos selos para que as crianças realizem intervenções coloridas sobre as imagens. Poderão contornar, encher de pontinhos, linhas coloridas, bem como preencher as formas com canetinha.
9 - Em seguida, após os selos coloridos já fotocopiados, realize a montagem dos mesmos sobre colorset colorido, assim:
Disponível em: http://pt.dreamstime.com/imagens-de-stock-royalty-free-selos-postais-ajuste-com-peixes-image2143609. Acesso em: set. 2013.
10 – Monte, agora, uma linda exposição!
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A tabela apresenta dados sobre mudanças ocorridas no mundo do trabalho no Brasil. Considerando que a industrialização possibilitou o crescimento da urbanização, o estado com maior expansão urbana entre 1907 e 1920 foi