(ENEM 2016 1º APLICAÇÃO)
Em uma cidade será construída uma galeria subterrânea que receberá uma rede de canos para o transporte de água de uma fonte (F) até o reservatório de um novo bairro (B).
Após avaliações, foram apresentados dois projetos para o trajeto de construção da galeria: um segmento de reta que atravessaria outros bairros ou uma semicircunferência que contornaria esses bairros, conforme ilustrado no sistema de coordenadas xOy da figura, em que a unidade de medida nos eixos é o quilômetro.
Estudos de viabilidade técnica mostraram que, pelas características do solo, a construção de 1 m de galeria via segmento de reta demora 1,0 h enquanto que 1 m de construção de galeria via semicircunferência demora 0,6 h. Há urgência em disponibilizar água para esse bairro.
Use 3 como aproximação para e 1,4 como aproximação para
O menor tempo possível, em hora, para conclusão da construção da galeria, para atender às necessidades de água do bairro, é de
Questões relacionadas
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
Em museus de ciências, é comum encontrarem-se máquinas que eletrizam materiais e geram intensas descargas elétricas. O gerador de Van de Graaff (Figura 1) é um exemplo, como atestam as faíscas (Figura 2) que ele produz. O experimento fica mais interessante quando se aproxima do gerador em funcionamento, com a mão, uma lâmpada fluorescente (Figura 3). Quando a descarga atinge a lâmpada, mesmo desconectada da rede elétrica, ela brilha por breves instantes. Muitas pessoas pensam que é o fato de a descarga atingir a lâmpada que a faz brilhar. Contudo, se a lâmpada for aproximada dos corpos da situação (Figura 2), no momento em que a descarga ocorrer entre eles, a lâmpada também brilhará, apesar de não receber nenhuma descarga elétrica.
A grandeza física associada ao brilho instantâneo da lâmpada fluorescente, por estar próxima a uma descarga elétrica, é o(a)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.10 Biografia e Autobiografia
Leia o texto a seguir. BIOGRAFIA Justin Randall Timberlake nasceu no dia 31 de Janeiro de 1981, na cidade de Memphis, no estado do Tennessee, no sudeste dos Estados Unidos, e foi onde viveu toda a sua infância. A mudança em sua vida só aconteceu no ano de 1992, em Orlando, na Flórida, quando começou a trabalhar no programa infantil “Mickey Mouse Club” da Disney, e teve a oportunidade de mostrar seu talento ao lado de seu amigo Joshua Scott Chasez conhecido por todos como JC, que viria a se tornar seu companheiro de grupo musical. [...] Depois de quatro anos, o programa saiu do ar, mas ainda havia o desejo de seguir uma carreira artística. Então, JT mudou-se para Nashville, também no Tennessee, a fim de ter aulas de canto com o mesmo professor de Michael Jackson. [...] Porém, depois do final da turnê “ FutureSex/LoveShow” e de todos os trabalhos relacionados ao álbum, JT decidiu dar uma pausa indeterminada para dedicar-se a outros projetos. Entre 2008 e 2012, ele passou a se dedicar a filmes [...]. [...] No dia 30 de setembro de 2013, foi lançado “ The 20/20 Experience: 2 of 2″, que teve “ Take Back The Night” como primeira música revelada, no dia 12 de julho. [...] Além disso, hoje Justin é apelidado de Presidente do Pop, graças a uma pesquisa feita nos Estados Unidos que perguntava em qual artista os norte-americanos votariam para presidir o país. Disponível em: <http://justintimberlake.com.br/justin-timberlake/biografia/>. Acesso em 09 nov. 2014. (Fragmento).
Tendo em vista o contexto, explique a relação entre a imagem e o texto, para o entendimento da mensagem explicitada.
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
A substância é um Ser capaz de Ação. Ela é simples ou composta. A substância simples é aquela que não tem partes. O composto é a reunião das substâncias simples ou Mônadas. Monas é uma palavra grega que significa unidade ou o que é uno. Os compostos ou os corpos são Multiplicidades, e as Substâncias simples, as Vidas, as Almas, os Espíritos são unidades. É preciso que em toda parte haja substâncias simples porque sem as simples não haveria as compostas, nem movimento. Por conseguinte, toda natureza está plena de vida.
LEIBNIZ, G. W. Discurso de metafísicas e outros textos.São Paulo: Matins Fontes, 2004 (adaptado).
Dentre suas diversas reflexões, Leibniz voltou sua atenção para o tema da metafísica, que trata basicamente do fundamento de realidade das coisas do mundo. A busca por esse fundamento muitas vezes é resumida a partir do conceito de substância, que para ele se refere a algo que é:
- História | 6.03 Revolução Industrial
Do século XV ao XVIII verificou-se verdadeira mudança de mentalidade. A mecânica e a técnica, de menosprezadas, passaram a supervalorizadas. Não é generalizada aceitação, pois os preconceitos têm raízes fundas, dificilmente removíveis. Ainda no século XVIII e mesmo nos seguintes, até o atual, encontra-se certa atitude de suspeita ante o manual ou mecânico, enquanto se realça o ócio, o lazer, a condição de nobreza, que não trabalha ou só trabalha com a inteligência e exerce o comando. Daí a desconsideração com tarefas como as agrícolas, as artesanais ou manufatureira, ou mesmo comerciais [...]. Curioso lembrar como os médicos, forrados de humanismo, não tinham respeito pelos cirurgiões, pois exerciam labor mecânico. Até 1743 – repare na data – eram vistos como espécie de barbeiros.
IGLÉSIAS, F. A Revolução Industrial. São Paulo: Brasiliense, 1981. VOT2021.
A Revolução Industrial provocou uma grande transformação no processo produtivo. No entanto, o historiador Francisco Iglésias aborda mudanças e preservação de conceitos e preconceitos a exemplo do
- Filosofia | 2.2 Clássica
(UECE) Leia atentamente os trechos a seguir, que são fragmentos das análises de Platão e Aristóteles sobre os sistemas de governo – suas opiniões sobre a democracia:
“A democracia se divide em várias espécies. Nas cidades que se tornaram maiores ela exibe a igualdade absoluta, a lei coloca os pobres no mesmo nível que os ricos e pretende que uns não tenham mais direitos do que os outros. O Estado cai no domínio da multidão indigente. Tal gentalha desconhece que a lei governa, mas onde as leis não têm força pululam os demagogos”.
ARISTÓTELES. A política. Trad. Roberto L. F. São Paulo: Martins Fontes, 1998. .
“A passagem da democracia para a tirania não se fará da mesma forma que a da oligarquia para a democracia? Do desejo insaciável de riquezas? De tão-somente ganhar dinheiro, proveio a ruína da oligarquia. E o que destruiu a democracia, não foi a avidez do bem que ela a si mesma propusera? Qual foi o bem a que ela se propôs? – A liberdade. Da extrema liberdade nasce a mais completa e selvagem servidão”.
PLATÃO: as grandes obras. A república. Livro VIII. Tradução Carlos A. Nunes, Maria L. Souza, A. M. Santos. Edição do Kindle, 2019. Adaptado.
Considerando o trecho acima, e o pensamento político dos dois filósofos da antiguidade, atente para o que se diz a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Para Platão, a melhor forma de governança era a aristocracia, na qual os melhores, por serem mais sábios, deveriam governar; entretanto, esta poderia se corromper e tornar-se uma timocracia.
( ) Aristóteles considerava a monarquia a pior das formas de governo. O governo de um só seria errado por corromper a natureza política dos indivíduos, um desvio para o governante.
( ) Diferente de Platão, Aristóteles entendia que a democracia era a melhor forma de governo, desde que não se corrompesse e se transformasse em uma demagogia.
( ) Tanto Platão como Aristóteles buscaram estabelecer, cada um a seu modo, os parâmetros de um bom e justo governo. Nenhum deles, entretanto, tinha admiração pela democracia, sobretudo em seu formato puro.
A sequência correta, de cima para baixo, é: