(ENEM 2016 1º APLICAÇÃO)
Para uma feira de ciências, dois projéteis de foguetes, A e B, estão sendo construídos para serem lançados. O planejamento é que eles sejam lançados juntos, com o objetivo de o projétil B interceptar o A quando esse alcançar sua altura máxima. Para que isso aconteça, um dos projéteis descreverá uma trajetória parabólica, enquanto o outro irá descrever uma trajetória supostamente retilínea. O gráfico mostra as alturas alcançadas por esses projéteis em função do tempo, nas simulações realizadas.
;
Com base nessas simulações, observou-se que a trajetória do projétil B deveria ser alterada para que o objetivo fosse alcançado. Para alcançar o objetivo, o coeficiente angular da reta que representa a trajetória de B deverá
Questões relacionadas
- Matemática | 1.10 Expressões Algébricas
Uma empresa deseja iniciar uma campanha publicitária divulgando uma promoção para seus possíveis consumidores. Para esse tipo de campanha, os meios mais viáveis são a distribuição de panfletos na rua e anúncios na rádio local. Considera-se que a população alcançada pela distribuição de panfletos seja igual à quantidade de panfletos distribuídos, enquanto que a alcançada por um anúncio na rádio seja igual à quantidade de ouvintes desse anúncio. O custo de cada anúncio na rádio é de R$ 120,00, e a estimativa é de que seja ouvido por 1.500 pessoas. Já a produção e a distribuição dos panfletos custam R$ 180,00 cada 1.000 unidades. Considerando que cada pessoa será alcançada por um único desses meios de divulgação, a empresa pretende investir em ambas as mídias.
Considere X e Y os valores (em real) gastos em anúncios na rádio e com panfletos, respectivamente.
O número de pessoas alcançadas pela campanha será dado pela expressão:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Em cada lugar do mundo as crianças frequentam a escola, estudam Matemática, aprendem a sua língua e brincam no recreio. As escolas são parecidas e ao mesmo tempo muito diferentes. Observe as imagens e a partir delas responda às questões. Brasil. Disponível em: <http://www. guaruja.sp.gov.br>. Acesso em: 20 out. 2012 . Japão. Disponível em: <http://www.br.emb-japan.go.jp>. Acesso em: 20 out. 2012. Escola antiga. Disponível em: <http://www. scielo.br > Acesso em: 20 out. 2012. Escola rural. Disponível em: http://www.abocadopovo.com.br>. Acesso em: 20 out. 2012.
Enunciado:
A) Descreva o modo de vida das crianças em suas escolas.
B) Observe a imagem da escola rural. Cite uma semelhança e uma diferença entre esta escola e a sua realidade?
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
Na manhã de 12 de agosto de 1798, Antônio José de Matos e Lucena, capitão do 2º Regimento da Bahia, recebeu de um boticário um papel que haviam colado à porta de sua loja. Segundo o capitão, ali se “falava em uma próxima revolução que se tentava fazer, prometendo grandes vantagens à tropa e dando-lhe liberdade aos escravos”. Como foram muitos os cartazes que amanheceram colados pela cidade, não se sabe quantos mais prometiam “dar a liberdade aos escravos” – ou que, no mínimo, produziram essa leitura. O que se sabe é que os ventos da revolução já haviam atravessado o Atlântico, influenciando as primeiras sedições de mulatos no Haiti e espalhando pavor junto a escravistas de outras latitudes. No Rio de Janeiro, um inglês percebeu em 1792 que “a magia secreta que faz o negro tremer em presença do branco está, em alto grau, dissolvida”. E na mais negra Salvador? Para os cativos, libertos e livres de cor, que juntos compunham 80% da população, acidade era uma prisão. O medo maior dos carcereiros era que se abrissem as portas das celas internas que as tensões sociais limavam.
FONSECA, R. O. Abrir as portas por dentro. Revista da Biblioteca Nacional. Ano 10, nº 118, Rio de Janeiro, jul. 2015. VOT2022.
O texto descreve a situação do Brasil na época da Conjuração Baiana de 1798. De acordo com o autor, o clima social no Brasil estava
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
A tentação é comer direto da fonte. A tentação é comer direto na lei. E o castigo é não querer mais parar de comer, e comer-se a si próprio que sou matéria igualmente comível.
LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.
O romance A Paixão Segundo G. H. é a tentativa de dar forma ao inenarrável, esbarrando a todo momento no limite intransponível das palavras. Tal paradoxo, vale dizer, é o que funda toda literatura clariciana.
ROSENBAUM, Y. No território das pulsões. In: Clarice Lispector. Cadernos de Literatura Brasileira. Instituto Moreira Salles. Edição Especial, cadernos 17 e 18, dez. 2004, p. 266.
A repetição de palavras é um dos traços constantes na obra de Clarice Lispector e remete à impossibilidade de descrever a experiência vivida. A repetição de “comer”, no trecho citado, sugere:
- Física
Um motociclista, pilotando sua motocicleta, move-se com velocidade constante durante a realização do looping da figura abaixo.
Quando está passando pelo ponto mais alto dessa trajetória circular, o motociclista lança, para trás, um objeto de massa desprezível, comparada à massa de todo o conjunto motocicleta-motociclista. Dessa forma, o objeto cai, em relação à superfície da Terra, como se tivesse sido abandonado em A percorrendo uma trajetória retilínea até B Ao passar, após esse lançamento, em B o motociclista consegue recuperar o objeto imediatamente antes dele tocar o solo.Desprezando a resistência do ar e as dimensões do conjunto motocicleta-motociclista, e considerando a razão entre a normal (N) que age sobre a motocicleta no instante em que passa no ponto A e o peso (P) do conjunto motocicleta-motociclista, (N/P) será igual a:
cos 37°0,8
sen 37°=0,6
g=10 m/s2