Considere um estudante que dispunha de um espelho côncavo e de uma lente biconvexa de vidro para montar um dispositivo que amplia a imagem de um objeto. Ele então montou o dispositivo, conforme mostrado no diagrama. O foco do espelho é F e os das lentes são f e f’ O objeto O é representado pela seta.
Após a montagem, o estudante observou que era possível visualizar duas imagens. As características dessas imagens são:
Questões relacionadas
- Matemática
Sejam x e y números reais não nulos tais que:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Enunciado:
Leia a reportagem e responda o que se pede.
RUA DE LAZER E CULTURA EM ALPHAVILLE
Data: 06/09/09 - 14h48 - por: Redação
Sustentabilidade é o tema da quinta edição da Rua de Lazer e Cultura. Um caminhão da Oficina de Desafios, programa de divulgação científica do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), está entre as atrações. Nele haverá sessões de desafios de ciências. A Rua contará também com atores, adestradores, personagens, contadores de história, brincadeiras, oficinas, música, shows, dança, teatro, espetáculos e esporte.
Disponível em <http://www.revistamundoeco.com.br/mundoeco-rua_de_lazer_e_cultura_em_alphaville.html> Acesso em 10/10/2009 Adaptação
Paulo e seus pais resolveram fazer um lanche durante o evento. Veja a tabela de preços da barraquinha de lanches.
A família pode gastar com o lanche até a seguinte quantia:
Faça uma sugestão de lanche para 3 pessoas que a família possa pagar.
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(FGV) Um grupo de estudantes percorria uma trilha pela Mata Atlântica, quando um deles observou, na ponta de um bambuzeiro, estruturas vegetais que, a princípio, desconheciam. Iniciaram então, sem grande aprofundamento, um curto “debate botânico científico” sobre a classificação de tais estruturas, devidamente registradas na imagem.
O estudante que primeiro identificou as estruturas afirmou que eram estruturas reprodutivas vegetais, tais como flores, ou frutos, ou sementes.
Com relação a esse comentário, o estudante
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia o texto. Em Minas Gerais, grande parte da população colonial mineradora vivia na pobreza havia muito tempo. Essa situação se agravou com o declínio da exploração do ouro a partir da segunda metade do século XVIII. Um clima de tensão e revolta tomou conta dos proprietários das minas de ouro quando o governador da capitania anunciou uma ampla e profunda reforma em todo o sistema tributário. Membros da elite de Minas começaram a se reunir e planejar um movimento contra as autoridades portuguesas. Disponível em: <http://educacao.globo.com/historia/assunto/independencia-das-americas/conjuracoes-separatistas-na-america-portuguesa.html>. Acesso em: 03 dez. 2015.
Enunciado:
a) O texto se refere a um movimento, que movimento era esse?
b) O que os membros desse movimento reivindicavam?
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Na cobra do milharal, os alelos A/a e B/b regulam a coloração da pele. O pigmento preto é determinado pelo alelo dominante A, enquanto o alelo recessivo a não produz esse pigmento. O pigmento laranja é determinado pelo alelo dominante B, enquanto o alelo b não produz esse pigmento. A cobra selvagem produz os pigmentos preto e laranja. Cobras pretas produzem apenas pigmento preto. Cobras laranja produzem apenas pigmento laranja. Existem ainda cobras albinas, que não produzem os dois pigmentos. As figuras apresentam os quatro fenótipos possíveis de coloração da pele.
Assinale a alternativa na qual os genótipos representam, respectivamente, uma cobra selvagem e uma cobra albina.