Um espelho plano vertical reflete, sob um ângulo de incidência de 10º o topo de uma árvore de altura H para um observador O cujos olhos estão a 1,5 m de altura e distantes 2 m do espelho. Se a base da árvore está situada 18 m atrás do observador, a altura H, em metros, vale:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(ACAFE) Mudança de sexo em lagartos. Lagartos australianos que mudam de sexo em função do clima foram descritos em um estudo publicado em 01/07/2015 na revista Nature. As análises mostram que onze indivíduos nascidos de ovos incubados em temperaturas mais altas tinham um conjunto de cromossomos do sexo masculino, mas formaram indivíduos do sexo feminino. Estes indivíduos passaram facilmente de uma identidade de gênero controlada geneticamente a uma identidade controlada pela temperatura. Os pesquisadores também observaram que quando essas fêmeas de sexo invertido acasalam com os machos, o sexo de sua prole é inteiramente determinado pela temperatura de incubação dos ovos.
Fonte: Biologia - Secretaria do Estado do Paraná, 02/07/2015. Disponível em: http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/noticias
Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Pela análise do cariótipo podemos distinguir o sexo em numerosos seres vivos. Esse fato decorre da existência de um sistema genético de determinação do sexo, condicionado por cromossomos especiais, denominados cromossomos sexuais.
( ) No sistema de determinação do sexo ZW, o macho apresenta dois cromossomos sexuais iguais, ZZ (homogamético), enquanto a fêmea apresenta dois diferentes, um Z e outro W (heterogamética). Este sistema aparece em algumas espécies de peixes, de répteis e de aves.
( ) Na espécie humana alguns genes se situam no cromossomo X. A herança desse tipo é denominada herança ligada ao sexo. Quando a manifestação de uma característica ligada ao sexo deve-se a um gene recessivo, o menino herdará da mãe; quando dominante; o pai passará para todas as suas filhas.
( ) Na ordem Hymenoptera encontram-se espécies, como as abelhas, cuja determinação sexual não envolve cromossomos sexuais. Os óvulos fecundados produzem fêmeas diploides, portanto férteis, enquanto os óvulos não fecundados produzem, partenogeneticamente, machos haploides e fêmeas estéreis.
( ) A herança influenciada pelo sexo é determinada por genes localizados nos cromossomos autossomos cuja expressão é, de alguma forma, influenciada pelo sexo do portador. Como exemplo de fator que influencia na expressão desses genes, podemos citar os hormônios sexuais.
A sequência correta, de cima para baixo, é
- Matemática - Fundamental | 02. Potenciação e Radiciação
(IFSUL) O valor da expressão
é:
- História | 2.2 Período Regencial
Pedro I abdicou do trono, em 1831, em favor de seu filho Pedro de Alcântara, iniciando-se no Brasil o Período Regencial.
A partir de 1840 e durante todo o período imperial, a vida política do País passou a ser dominada pelos
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Cada vez mais os consumidores estão optando pelas lâmpadas de LED, por serem mais econômicas e por durarem mais que as lâmpadas incandescentes e as fluorescentes compactas.
Abaixo tem-se uma tabela das potências consumidas (em watt) das lâmpadas de LED, fluorescentes compactas e incandescentes em função do fluxo luminoso (em lúmen - lm):
O fluxo luminoso pode ser entendido, de maneira simplificada, como sendo a iluminação proporcionada por uma fonte luminosa.
Considerando que a lâmpada de LED tem um rendimento energético de 100%, ou seja, toda a energia elétrica por ela consumida é integralmente transformada em energia luminosa, a energia economizada por hora ao substituir uma lâmpada incandescente de 100 W por uma lâmpada de LED que proporcione a mesma iluminação vale, aproximadamente:
(Lembre-se de que 1 W equivale a 1 J/s.)
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Acoso escolar o Bullying
El aula de clases es esencialmente un espacio de convivencia en el que se establecen las más diversas relaciones interpersonales. Dentro de este universo, las actitudes que conllevan cualquier tipo de agresión por parte de uno o más estudiantes a un compañero se designa con el nombre de ‘bullying’. Este término, que en español significa intimidación, fue adoptado por Dan Olweus, psicólogo noruego, en la década de los ochenta para designar a la situación en la que un estudiante es acosado o victimizado de manera repetitiva con acciones negativas por uno o más compañeros. En países como Noruega, se considera que el 15% de la población estudiantil está relacionada con este fenómeno sea como víctima, agresora o testigo se consideraba víctimas de bullying. El ‘bullying’ no se produce cuando estudiantes que comparten similares características físicas o psicológicas se enfrentan para solucionar sus dificultades y divergencias, ya sea a través de discusiones o peleas. Esos no son más que mecanismos que utilizan personas en igualdad de condiciones físicas y psicológicas para dirimir diferencias y que terminan sin consecuencias al solucionarse el conflicto.
Disponible en:<http://www.planamanecer.com/recursos/docente/bachillerato/articulos_pedagogicos/diciembre/bullying.pdf> Acceso el: 22 nov. 2016.
Miércoles La mañana del tercer día de clase, el pizarrón aparece lleno de dibujos y rayas. La maestra le pide a Rosa María que la ayude a borrar, y se oye una voz finita: –Rosa María de la panza fría. Rosa María se pone colorada, y la señorita Adela, muy seria, dice que está mal burlarse de los compañeros. José piensa que tiene suerte de no llamarse Rosa María. Esa misma mañana, José hace una casa en su cuaderno. Marca con cuidado la ventana y después, con el lápiz marrón, dibuja a su gato Pancho. –¿Cómo se llama? –pregunta Niurka, que se ha parado en el pasillo para mirar el dibujo. –Pancho – responde José. –No te hagas el gracioso, yo soy Pancho –protesta su compañero de banco. –¿Y por qué la seño te dice Francisco? –Porque se le ocurrió, pero en mi casa soy Pancho. José no entiende cómo Francisco deja que le digan Pancho. No se anima a preguntarle a la maestra porque ya se enojó con el asunto de Rosa María, y antes se había molestado con las risas por lo de Calógero. Además, ella le sigue diciendo José Miguel, y eso, a José, le da mucha rabia.
Disponible en:<http://www.cuatrogatos.org/docs/ficcion/ficcion_119.pdf> Acceso el:15 nov. 2016. Fragmento
a) Después de leer la definición, identifica en el cuento y transcribe una situación de bullying.
b) ¿Cómo se siente la niña que sufre el acoso?
c) ¿Cómo reacciona la maestra delante de la situación?
d) Y tú, ¿ya has visto, participado o sufrido algún tipo de violencia escolar? ¿Cómo se sintió en el momento? ¿Qué hiciste a respecto? Escribe un pequeño texto contándonos tu experiencia.