Um datiloscopista munido de uma lupa analisa uma impressão digital. Sua lupa é constituída por uma lente convergente com distância focal de 10 cm. Ao utilizá-la, ele vê a imagem virtual da impressão digital aumentada de 10 vezes em relação ao tamanho real. Com base nesses dados, assinale a alternativa correta para a distância que separa a lupa da impressão digital.
Questões relacionadas
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
Em um experimento, células de levedura foram cultivadas em meio de cultura cuja única fonte de carbono fornecida foi a sacarose.
Considerando essa condição e o fato de a sacarose não atravessar a membrana citoplasmática das células de levedura, é correto afirmar que esses organismos podem se desenvolver em tal meio, porque:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
As leveduras são organismos eucariontes, unicelulares e heterótrofos. Apresentam parede celular e membrana plasmática envolvendo o citoplasma, onde são encontrados mitocôndrias, retículo endoplasmático, ribossomos, complexo golgiense e outras organelas. Não possuem cloroplastos e nem moléculas de clorofila dispersas no citosol.
A fermentação realizada por leveduras é diferente da fermentação realizada pelos músculos humanos, porque
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir todas as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
COLASANTI, M. Eu sei, mas não devia. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
A progressão é garantida nos textos por determinados recursos linguísticos, e pela conexão entre esses recursos e as ideias que eles expressam. Na crônica, a continuidade textual é construída, predominantemente, por meio:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Gravura Macunaíma - Aldemir Martins, impressa em tamanho grande
- Disponível: https://www.wikiart.org/en/aldemir-martins/macuna-ma-1982
- Argila
- Palitos de picolé
- Palitos de dente
- Colher e garfinho de plástico
- Jornal
- Recipiente para água
- Tinta acrílica – várias cores
- Avental ou blusa velha
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá revisar com os alunos sobre as imagens que compõe a obra Macunaíma-Aldemir Martins.
- Colocar a gravura impressa em tamanho grande em frente ao quadro, na sala de aula para que todos os alunos possam visualizá-la e acompanhar a explanação do professor.
Fonte: https://www.wikiart.org/en/aldemir-martins/macuna-ma-1982
- Observar todos os componentes que fazem parte da obra : bichos, natureza, céu...
- Que tal brincar de argila?
- A proposta para esta aula é a reprodução dos componentes que estão na obra, em argila.
- Pode-se trabalhar em grupo de 04 crianças .
- Colocar o avental ou blusa velha em cada criança.
- Forrar a mesa com jornal.
- Distribuir os potinhos com água e os palitinhos.
- Entregar um pedaço de argila para cada criança.
- Primeiramente, deixar elas brincarem com a argila: amassar, bater, riscar com o palitinho, furar, para conhecerem bem o material e ver as possibilidades que ele proporciona.
- Depois, sugerir às crianças que comecem a modelar se inspirando nos desenhos da obra de Macunaíma. Poderão criar: macacos, araras, onças, tatu , flores, frutos, céu,, Deixar a imaginação fluir... .
- Deixar as crianças criarem quantas peças quiserem.
- Depois de tudo modelado, deixar secar. (Professor, não se esqueça de colocar o nome dos alunos embaixo de cada peça modelada).
- O ideal é que as peças sejam queimadas em forno próprio para cerâmica , para adquirirem maior resistência. Se na escola não tiver este forno, esta queima poderá ser terceirizada com algum ceramista.
- Para dar um acabamento bem legal, depois de queimadas, as peças deverão ser pintadas com tinta acrílica.
Enunciado:
LEITURA DE IMAGENS - MACUNAÍMA
- Geografia | 3.1 Movimentos da Terra
ATLAS GEOGRÁFICO. Rio de Janeiro: IBGE, 1986. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 16 ago. 2014 (adaptado).
A partida final da Copa do Mundo de 2014 aconteceu no dia 13 de julho, às 16 horas, na cidade do Rio de Janeiro. Considerando o horário de verão em Berlim, de 1 hora, os telespectadores alemães assistiram ao apito inicial do juiz às: