(UFG) No homem, a acondroplasia é uma anomalia genética, autossômica dominante, caracterizada por um tipo de nanismo em que a cabeça e o tronco são normais, mas os braços e as pernas são curtos. A letalidade dessa anomalia é causada por um gene dominante em dose dupla. Dessa forma, na descendência de um casal acondroplásico, a proporção fenotípica esperada em F1 é:
Questões relacionadas
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
O diagrama ilustra um modelo de classificação dos diversos grupos vegetais representados pelos números I, II, III e IV. A análise desse diagrama, juntamente com o conhecimento a respeito da sistemática e da evolução dos grupos botânicos, possibilita afirmar que:
- Geografia | 3.4 Clima
(PUCRS) Analise o gráfico publicado em agosto de 2013, no site: www.climatempo.com.br, com a previsão para as temperaturas máximas e mínimas para a cidade de Porto Alegre - RS, durante 10 dias.
A análise das variações de temperatura permite inferir que, a partir do dia 09/08, a cidade de Porto Alegre estaria sob a atuação de uma massa de ar
- Matemática
Os ângulos internos de um triângulo têm medidas diretamente proporcionais a 1, 2 e 6. É possível destacar dois ângulos externos desse triângulo cuja soma, em graus, mede:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Cartolina branca
- Lápis HB
- Lápis de cor
PROCEDIMENTOS
- Falar um pouco sobre o movimento expressionista, como eles usavam a cor e o
gesto para se expressarem.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo
https://www.infoescola.com/artes/expressionismo/
- O professor pode falar também sobre Vicent Van Gogh e mostrar algumas de suas
pinturas expressionistas para servir de inspiração para as crianças.
Disponível: http://expressionismo-csfx.blogspot.com/2011/08/vicent-van-gogh-e-sua-marca-no.html
- Explicar para as crianças que quando elas querem demonstrar fortes emoções
através do desenho, como alegria, raiva, paixão, o desenho que elas fazem devem
ser com gestos fortes e cores intensa s enquanto que cores mais frias e coloridos
menos aparente podem expressar sentimentos como calma, tristeza, entre outros.
- Nesta atividade as crianças vão usar apenas o lápis de cor para que elas possam
associar cores a sentimentos e aprender a utilizar o gesto no desenho para auxiliar na
expressão do mesmo.
- Pedir as crianças para pensarem em alguma experiência já vivida por eles, algum
sentimento forte , como ganhar uma partida de futebol, fazer uma viagem, etc .
- A partir desta experiência, cada criança deverá criar um desenho livre, como os
artista faziam no movimento Expressionista.
- Instruir as crianças a usarem cores mais puras, sem muita mistura, para melhor
compreensão do professor pelo sentimento que a criança quis transmitir com o seu
desenho.
- Deixe que as crianças façam os desenhos livremente, usando toda a sua
criatividade e imaginação.
- Depois de pronto, peça as crianças para dar um nome à sua obra de arte.
AS CORES NO QUINTAL DE ALDEMIR MARTINS
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Texto
La noche de San Juan: la festividad más antigua de la cultura occidental
[1] En la noche del día 23 de junio se celebra la festividad
más antigua de la cultura occidental, la conocida como noche
mágica de San Juan, víspera de la celebración del nombrado
[4] santo. La celebración, muy presente especialmente en el
Mediterráneo, está unida a antiguos cultos y ofrendas paganas
del inicio del verano astronómico en el hemisferio norte.
[7] El Sol alcanza su máxima altura sobre el horizonte y
nos brinda el día más largo y la noche más corta de todo el año.
Actualmente y debido al fenómeno físico conocido como la
[10] Precesión de los equinoccios, el inicio del verano astronómico
se produzir en realidad tres días antes de la festividad, si bien
tradicionalmente, especialmente en el ámbito rural, se continúa
[13] considerando el día de San Juan como el inicio de esta estación
astronómica.
Entre los orígenes de esta celebración mística se
[16] pueden citar la festividad griega en honor al dios Apolo, la celta
en honor al dios Belenos, o la romana en honor a la diosa
Minerva.
[19] Na Europa Central también es conocida como
Sommersonnenwende, e incluso en la lejana civilización Inca
como Inti Raimi o día del Sol. De alguna forma los antiguos
[22] pueblos buscaban en estas celebraciones "obligar" a que el Sol
regresara nuevamente sobre sus pasos en el cielo después de
Alcanzar su punto culminante (Solsticio o Máxima Declinación)
[25] Y que el ciclo natural de las estaciones volviera así a repetirse
con seguridad, frente al temor a lo desconocido o imprevisible.
En distintas culturas de la costa mediterránea se rinde
[28] culto al fuego como elemento purificador y ancestral,posiblemente
heredado de los cultos romanos a Minerva que
eran celebrados con la venida de la primavera. O fogo é um
[31] De los elementos puros que nos permitirán preservarnos de un
mal año.
Internet: (adaptado).
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con el texto.
El vocablo "brinda" (L.8) puede ser sustituido por ofrece sin que se produzcan alteraciones semánticas o gramaticales en el texto.