O número de votantes potenciais em 1872 era de 1.097.698, o que correspondia a 10,8% da população total. Esse número poderia chegar a 13%, quando separamos os escravos dos demais indivíduos. Em 1886, cinco anos depois de a Lei Saraiva ter sido aprovada, o número de cidadãos que poderiam se qualificar eleitores era de 117.022, isto é, 0,8% da população.
CASTELLUCCI, A. A. S. Trabalhadores, máquina política e eleições na Primeira República.
Disponível em: www.ifch.unicamp.br. Acesso em: 28 jul. 2012.
A explicação para a alteração envolvendo o número de eleitores no período é a
Questões relacionadas
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(Unit)
ibogaína, um sólido de cor amarela, é o princípio ativo da raiz da Tabernanthe iboga, de origem africana das regiões do Congo e do Gabão capaz de anular a ação de uma série de compostos orgânicos nitrogenados de intensa bioatividade no cérebro, como a cocaína e outros intorpecentes. Extratos da planta são usados em rituais, em cultos religiosos de pigmeus e de alguns povos bantos, em sessões terapêuticas, no tratamento da drogadição. Dentre as hipóteses mais aceitas para explicar os efeitos da substância química no cérebro está a de aumento das sinapses entre neurônios e reorganização de neurotransmissores, como a dopamina. A estimulação excessiva, na drogadição resulta em dessemsibilização de receptores, o que gera necessidade crescente de dopamina, para manter ou intensificar a sensação de prazer, configurando assim a dependência química. Os estudos do uso de ibogaína na terapia tem como base relatos da International Coalition of Addict Sel-Help, ICASH, nos Estados Unidos, de pesquisas realizadas com voluntários desde os anos 80. Mas recentemente, os trabalhos da Universidade Federal de São Paulo, com o fármaco, sob forma de cloreto de ibogaína, mostraram que 61% do grupo de voluntários de dependentes químicos e usuários deixaram a droga, mas o resultado ainda não é conclusiva, são precisos muitos anos de pesquisa.
A análise das informações do texto relacionada aos saberes científicos das Ciências da Natureza e com base na reação química entre um mol de ácido clorídrico, HCl(aq), com um mol de ibogaína, é correto concluir:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UEFS) Uma esfera, A, com massa de 50,0g e velocidade de 8,0 m/s choca-se frontalmente com outra esfera, B, que se encontra em repouso sobre uma superfície plana e horizontal de atrito desprezível. Sabendo-se que a massa da esfera B é de 200,0g e que o choque é perfeitamente elástico, os módulos das velocidades das esferas A e B, após o choque, em m/s, são iguais, respectivamente, a
- Biologia
(UERJ) O rompimento da barragem de contenção de uma mineradora em Mariana (MG) acarretou o derramamento de lama contendo resíduos poluentes no rio Doce. Esses resíduos foram gerados na obtenção de um minério composto pelo metal de menor raio atômico do grupo 8 da tabela de classificação periódica. A lama levou 16 dias para atingir o mar, situado a 600km do local do acidente, deixando um rastro de destruição nesse percurso. Caso alcance o arquipélago de Abrolhos, os recifes de coral dessa região ficarão ameaçados. A água do mar em Abrolhos se tornaria turva, se a lama atingisse o arquipélago. A turbidez da água interfere diretamente no seguinte processo biológico realizado nos recifes de coral:
- Biologia | 14. Biotecnologia
(IFSP) A raposa, o lobo e o cão doméstico pertencem a espécies biológicas distintas entre si. Suponha que o seguinte experimento tenha sido realizado com sucesso: o núcleo de uma célula do corpo de um cão tenha sido transplantado para um óvulo anucleado de uma raposa e o embrião tenha sido implantado no útero de uma loba, ocorrendo a gestação. O animal será um clone que apresentará características genéticas. - Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
Dividir a sala em cinco grupos.
Cada grupo deve escolher um dos cinco discos de música indígena no site da Funai: < http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/sons-indigenas>. Acesso em 02 nov. 2014.
Antes de escutarem as músicas, eles devem pesquisar sobre o contexto do projeto escolhido. Com essas informações eles devem fazer um cartaz criativo respondendo qual a etnia pesquisaram, onde ela está presente, qual a história e o contexto da etnia e do projeto.
Em seguida devem ouvir as músicas do projeto e escolher uma delas. A partir da música escolhida, que será apresentada para a turma, eles terão que preparar uma obra artística: pode ser uma interpretação corporal com dança ou teatro ou um desenho, uma escultura, etc.
Registre o processo e as apresentações.