(ENEM 2016 2ª APLICAÇÃO) Nos dias frios, é comum ouvir expressões como: “Esta roupa é quentinha” ou então “Feche a janela para o frio não entrar”. As expressões do senso comum utilizadas estão em desacordo com o conceito de calor da termodinâmica. A roupa não é “quentinha”, muito menos o frio “entra” pela janela.
A utilização das expressões “roupa é quentinha” e “para o frio não entrar” é inadequada, pois o(a)
Questões relacionadas
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(Udesc) Em 1942, Ernst Mayr (1904 – 2005), biólogo alemão e um dos maiores evolucionistas de nossa época, propôs a seguinte definição: “um grupo de populações cujos indivíduos são capazes de se cruzar e produzir descendentes férteis, em condições naturais, estando reprodutivamente isolados de indivíduos de outras espécies”.
A definição proposta por Mayr se refere ao conceito de:
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
Numa área de praia, a brisa marítima é uma consequência da diferença no tempo de aquecimento do solo e da água, apesar de ambos estarem submetidos às mesmas condições de irradiação solar. No local (solo) que se aquece mais rapidamente, o ar fica mais quente e sobe, deixando uma área de baixa pressão, provocando o deslocamento do ar da superfície que está mais fria (mar).
Como a água leva mais tempo para esquentar (de dia), mas também leva mais tempo para esfriar (à noite), o fenômeno noturno (brisa terrestre) pode ser explicado da seguinte maneira:
À noite, ocorre um processo inverso ao que se verifica durante o dia.
- Física | B. Resistores
(UESB) A energia elétrica é de fundamental importância para a humanidade, pois os avanços tecnológicos e as facilidades da vida moderna são cada vez maiores. A resistência elétrica de um fio metálico é igual a 1,0Ω.Considerando-se outro fio, constituído do mesmo material, com o triplo do comprimento, metade do diâmetro e na mesma temperatura do fio inicial, sua resistência em Ω, é igual a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Resenha e Sinopse
Exposição traz esfinges, sarcófagos e outros segredos do Egito
Joias, esfinges e sarcófagos. Réplicas e peças originais de objetos utilizados no dia a dia, em guerras ou cultuados pela civilização egípcia são algumas das atrações da exposição “Segredos do Egito”, em cartaz no shopping Anália Franco até o dia 3 de novembro.
Além disso, ferramentas utilizadas pelos egípcios serão expostas. Apesar de formar uma das primeiras civilizações do mundo, esse povo possuía técnicas avançadas de construção — é só se lembrar das pirâmides — e de navegação.
Estátuas de mais de dois metros de altura das divindades Anúbis, Hórus, Amon e Thot fazem parte da mostra e retratam a forte espiritualidade desse povo que era politeísta, ou seja, acreditava em vários deuses.
As pinturas em papiro também ganham destaque. Na época, esse material era feito do caule de uma planta típica do Egito, encontrada nas margens do rio Nilo.
A finalidade principal do texto é
- Matemática | 12.2 Arcos e Ciclos
As figuras a seguir exibem um trecho de um quebra-cabeças que está sendo montado. Observe que as peças são quadradas e há 8 peças no tabuleiro da figura A e 8 peças no tabuleiro da figura B. As peças são retiradas do tabuleiro da figura B e colocadas no tabuleiro da figura A na posição correta, isto é, de modo a completar os desenhos.
É possível preencher corretamente o espaço indicado pela seta no tabuleiro da figura A colocando a peça: