(Udesc) Em 1942, Ernst Mayr (1904 – 2005), biólogo alemão e um dos maiores evolucionistas de nossa época, propôs a seguinte definição: “um grupo de populações cujos indivíduos são capazes de se cruzar e produzir descendentes férteis, em condições naturais, estando reprodutivamente isolados de indivíduos de outras espécies”.
A definição proposta por Mayr se refere ao conceito de:
Questões relacionadas
- Literatura | 4.5 Simbolismo
O ASSINALADO
Tu és o louco da imortal loucura,
O louco da loucura mais suprema.
A Terra é sempre a tua negra algema,
Prende-te nela a extrema Desventura.
Mas essa mesma algema de amargura,
Mas essa mesma Desventura extrema
Faz que tu'alma suplicando gema
E rebente em estrelas de ternura.
Tu és o Poeta, o grande Assinalado
Que povoas o mundo despovoado,
De belezas eternas, pouca a pouco...
Na Natureza prodigiosa e rica
Toda a audácia dos nervos justifica
Os teus espasmos imortais de louco!
Publicado no livro ÚItimos sonetos (1905). Fundação Catarinense de Cultura; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1988
Cruz e Sousa é um expoente da poesia simbolista no Brasil e um dos três maiores do mundo. No poema, a característica predominante do Simbolismo é a/o
- História | 3.5 Nova
As razões da intensificação da ação grevista exercida pelos trabalhadores, durante a segunda metade da década de 1980, deveram-se
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
. Leia o texto a seguir para responder as questões.
A namorada
Havia um muro alto entre nossas casas.
Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail.
O pai era uma onça.
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por
um cordão
E pinchava a pedra no quintal da casa dela.
Se a namorada respondesse pela mesma pedra
Era uma glória!
Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira
E então era agonia.
No tempo do onça era assim.
BARROS, Manoel. Tratado geral das grandezas do ínfimo. Rio de Janeiro: Record, 2001, p.17.
Leia o verso a seguir.
“Não havia e-mail.”
Com esse verso o eu lírico revela
- Arte | 6.2 Vanguardas Artísticas
TEXTO I
BALLA, G. Voo de andorinhas. Têmpera sobre papel, 50,8 cm x 76,2 cm x 20 cm. The Museum of Modern Art, Nova Iorque, 1913.
Dispoível em: www.mozaweb.com. Acesso em: 4 jul. 2021.
TEXTO II
O Futurismo empreende a junção entre instantaneidade e pregnância, pois o tema não é o momento ou o conjunto de momentos da ação, mas a velocidade com que essa ação se desenvolve. Representar um pássaro evoluindo no ar não é uma tarefa das mais difíceis para um artista, mas como representar a velocidade de suas manobras em pleno voo? Em Voo de andorinhas, de 1913, Giacomo Balla parece buscar uma resposta.
NEVES, A. E. História da arte. Vitória: UFES, 2011.
Na obra de Balla, os traços das andorinhas criam com o espaço uma articulação entre instantaneidade e percepção. Esses traços são expressos pela
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Leia as informações fornecidas a seguir.
(Fonte: Revista Veja – 07/05/2008)
A sequência que mostra as estátuas em ordem descrescente de tamanho é