Darwin, em viagem às Ilhas Galápagos, observou que os tentilhões apresentavam bicos com formatos diferentes em cada ilha, de acordo com o tipo de alimentação disponível. Lamarck, ao explicar que o pescoço da girafa teria esticado para colher folhas e frutos no alto das árvores, elaborou ideias importantes sobre a evolução dos seres vivos.
O texto aponta que uma ideia comum às teorias da evolução, propostas por Darwin e por Lamarck, refere-se à interação entre os organismos e seus ambientes, que é denominada de:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
A garganta é a gruta que guarda o som
A garganta está entre a mente e o coração
Vem coisa de cima, vem coisa de baixo e de
[repente um nó (e o que eu quero dizer?)
Às vezes, acontece um negócio esquisito
Quando eu quero falar eu grito, quando eu quero
[gritar eu falo, o resultado
Calo.
ESTRELA D'ALVA, R. Disponível em: https://claudia.abril.com.br. Acesso em: 23 nov. 2021 (fragmento).
A função emotiva presente no poema cumpre o propósito do eu lírico de:
- Espanhol - Fundamental | 2.3 Partes del Cuerpo y Adjetivos Calificativos (Partes do Corpo e Adjetivos Qualificativos)
Marque o antônimo do adjetivo usado na frase: “Esa cuestión es muy difícil”
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) O que significa "ter esforço"?
b) O que é "ter sucesso"?
c) Para você, existe relação entre o esforço e o sucesso? Explique.
2. Segundo passo
2.1. Professor, pergunte aos alunos qual (ais) dessas imagens representam esforço.
Peça aos alunos que expliquem o motivo da escolha.
Disponível em:<https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT9f6Adaqw2Ebb2PzdKYXupI3lb6bgTI30HKhoi3Qp1o4wzsQ1F> Acesso em: 11 jan. 2018.
Disponível em:<http://www.msatual.com.br/wp-content/uploads/2014/12/crian%C3%A7as-estudando.jpg> Acesso em: 11 jan. 2018.
Disponível em:<http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/foto/0,,69821521,00.jpg> Acesso em: 11 jan. 2018.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, peça aos alunos que leiam as frases.
Disponível em:<https://static.mundodasmensagens.com/upload/textos/o/-/o-sucesso-depende-tanto-do-esforco-como-da-atitude-certa-para-faz-kBpPD-w.jpg> Acesso em: 11 jan. 2018.
Disponível em:<http://www.statusimagens.com/wp-content/uploads/2016/04/Motivacao15.jpg> Acesso em: 11 jan. 2018.
3.2. Peça aos alunos que, em grupo, levantem questões sobre as duas frases.
Solicite aos alunos que troquem suas perguntas entre os grupos.
Peça aos grupos que respondam às perguntas.
3.3. Professor, solicite aos grupos que apresentem suas respostas para a turma.
Ao final, registre as conclusões dos alunos sobre as duas frases.
- Matemática - Fundamental | 30. Medida de massa
Texto base: Observe as informações sobre uma das partes do nosso corpo: o cérebro humano.
Sistema Nervoso. Richards, Jon e Simkins, Ed. O mundo em infográficos. Rio de Janeiro: Sextante, 2013. p. 84.
Enunciado:
- A) Escreva, em quilogramas, de quanto é o aumento do peso do cérebro
- - desde bebês até atingirmos a idade de 1 ano: __________________________________
- - desde bebês até a idade adulta: _____________________________________________
- - desde a adolescência até a idade adulta: _______________________________________________
- B) Escreva as medidas encontradas no item anterior por extenso, usando quilogramas e/ou gramas.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O processo de abolição da escravidão no Brasil ocorreu ao longo da 2ª metade do século XIX, de forma gradual. Muitas leis foram elaboradas até que a escravidão fosse realmente abolida. Em alguns momentos, o ritmo de elaboração das leis foi mais lento, em outros, mais intensos. Qual era o conteúdo de cada lei?
Nesse contexto, numere a segunda coluna de acordo com a primeira: