Atualmente, os combustíveis mais utilizados para o abastecimento dos carros de passeio, no Brasil, são o etanol e a gasolina. Essa utilização somente é possível porque os motores desses automóveis funcionam em ciclos termodinâmicos, recebendo combustível e convertendo-o em trabalho útil.Com base nos conhecimentos sobre ciclos termodinâmicos, assinale a alternativa que apresenta corretamente o diagrama da pressão P versus volume V de um motor a gasolina.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor vai iniciar a aula falando sobre os diferentes tipos de linhas que existem.
http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/linha.html
- Mostrar algumas imagens de obras de arte da artista Lygia Clark , onde a artista usou
vários tipos de linha para criar suas obras.
Disponível:
https://www.google.com.br/search?q=lygia+clark+obras&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjh3I6ksM_fAhVLh5AKHVKlANcQ_AUIDigB&biw=1366&bih=626
- A partir das obras de Ligia Clark, peça aos alunos para se inspirarem e criarem uma
composição usando diversos tipos e espessuras de linhas.
- Este desenho deverá ser feito usando uma caneta preta (para retro projetor ou
canetinha) em uma tela de pintura .
- O professor deve conversar com a turma sobre o tamanho que vai ser a tela de
pintura. Com antecedência, peça aos alunos para pesquisarem o tamanho que eles
acharem mais legal.
- Se o aluno não quiser trabalhar usando o fundo branco da tela, peça que faça um
fundo com a tinta acrílica , espere secar para começar a trabalhar. Deve ser usado
uma cor contrastante com o fundo.
- Incentive os alunos a ocupar todo o espaço do quadro.
- Vai ser uma atividade bem legal!
Fontehttp://douglasdim.blogspot.com/2011/09/linha.html
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Texto I
O professor deve ser um guia seguro, muito senhor de sua língua; se outra for a orientação, vamos cair na “língua brasileira”, refúgio nefasto e confissão nojenta de ignorância do idioma pátrio, recurso vergonhoso de homens de cultura falsa e de falso patriotismo. Como havemos de querer que respeitem a nossa nacionalidade se somos os primeiros a descuidar daquilo que exprime e representa o idioma pátrio?
ALMEIDA, N. M. Gramática metódica da língua portuguesa. Prefácio. São Paulo: Saraiva, 1999 (adaptado).
Texto II
Alguns leitores poderão achar que a linguagem desta Gramática se afasta do padrão estrito usual neste tipo de livro. Assim, o autor escrevetenho quereformular, e nãotenho de reformular,pode-secolocar dois constituintes,e não podem-se colocar dois constituintes; e assim por diante. Isso foi feito de caso pensado, com a preocupação de aproximar a linguagem da gramática do padrão atual brasileiro presente nos textos técnicos e jornalísticos de nossa época.
REIS, N. Nota do editor. PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 1996.
Confrontando-se as opiniões defendidas nos dois textos, conclui-se que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia os textos a seguir. Texto I (...) A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar. Sabemos que os termos civilizar, explorar, exterminar, conquistar e dominar estão diretamente ligados às relações de poder de uma determinada civilização sobre outra, ou seja, os portugueses submetendo ao domínio e conquista os indígenas. Já os termos explorar, povoar remete-se à exploração e povoamento do novo território (América). A partir de então, já sabemos de uma coisa, que o Brasil não foi descoberto pelos portugueses, pois afirmando isto, estaremos negligenciando a história dos indígenas (povoadores) que viviam há muito tempo neste território antes da chegada dos europeus. Portanto, o processo de colonização portuguesa no Brasil teve um caráter semelhante a outras colonizações europeias, como, por exemplo, a espanhola: a conquista e o extermínio dos indígenas. Sendo assim, ressaltamos que o Brasil foi conquistado e não descoberto. A Coroa portuguesa, quando empreendeu o financiamento das navegações marítimas portuguesas no século XV, tinha como principal objetivo a expansão comercial e a busca de produtos para comercializar na Europa (obtenção do lucro), mas não podemos negligenciar outros motivos não menos importantes como a expansão do cristianismo (Catolicismo), o caráter aventureiro das navegações, a tentativa de superar os perigos do mar (perigos reais e imaginários) e a expansão territorial portuguesa (territórios além-mar).(...) Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiab/colonizacao-brasil.htm> Acesso em: 29 out. 2014. Texto II
Enunciado:
Ao focar a colonização portuguesa no Brasil, a canção selecionada faz uma abordagem
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
TEXTO I
Disponível em: www.contramare.net. Acesso em: 20 out. 2020 (adaptado).
TEXTO II
O artista Artur Barrio nasceu em Portugal e mudou-se para o Brasil em 1955, dedicando-se à pintura a partir de 1965. Em 1969, começa a criar as Situações: trabalhos de grande impacto, realizados com materiais orgânicos como lixo, papel higiênico, detritos humanos e carne putrefata, com os quais realiza intervenções no espaço urbano. No mesmo ano, escreve um manifesto no qual contesta as categorias tradicionais da arte e sua relação com o mercado, e a conjuntura histórica da América Latina. Em 1970, na mostra coletiva Do corpo à terra, espalha as Trouxas ensanguentadas em um rio em Belo Horizonte.
Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br. Acesso em: 20 out. 2020 (adaptado).
Relacionando-se a imagem, as informações contidas no texto e o contexto do ano da mostra coletiva Do corpo à terra, é correto interpretar a intervenção Trouxas ensanguentadas como uma
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(ENEM) As lâmpadas econômicas transformam 80% da energia elétrica consumida em luz e dissipam os 20% restantes em forma de calor. Já as incandescentes transformam 20% da energia elétrica consumida em luz e dissipam o restante em forma de calor. Assim, quando duas dessas lâmpadas possuem luminosidades equivalentes, a econômica apresenta uma potência igual a um quarto de potência da incandescente.
Quando uma lâmpada incandescente de 60 W é substituída por uma econômica de mesma luminosidade, deixa-se de transferir para o ambiente, a cada segundo, uma quantidade de calor, em joule, igual a