(G1 - ifsc) Evolução das espécies é a sucessão de etapas por que passaram os seres vivos, desde a instalação da vida na Terra, com os primeiros unicelulares, até a situação atual, com um imenso número de espécies e tipos já extintos.
Fonte: SOARES, José Luís. Dicionário etimológico e circunstanciado de biologia. São Paulo, Ed. Scipione,1993.
Existiram dois evolucionistas importantes na história: Jean-Baptiste Lamarck e Charles Robert Darwin. Sobre esses naturalistas e suas ideias, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Química | 4. Química Ambiental
O concreto utilizado na construção civil é um material formado por cimento misturado a areia, a brita e a água. A areia é normalmente extraída de leitos de rios e a brita, oriunda da fragmentação de rochas. Impactos ambientais gerados no uso do concreto estão associados à extração de recursos minerais e ao descarte indiscriminado desse material. Na tentativa de reverter esse quadro, foi proposta a utilização de concreto reciclado moído em substituição ao particulado rochoso graúdo na fabricação de novo concreto, obtendo um material com as mesmas propriedades que o anterior.
O benefício ambiental gerado nessa proposta é a redução do(a):
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Durante a limpeza da casa dona Maria costuma lavar a garagem com muita água e sabão o que torna a superfície muito escorregadia, praticamente sem atrito. João, o filho mais velho de dona Maria resolve brincar com Pedrinho, seu irmão, pedindo que ele fique sentado, em repouso no chão da garagem. Em determinado instante João resolve empurrar Pedrinho, que possui massa de 20 kg. O gráfico a seguir representa a atuação da força resultante imposta por João a Pedrinho em função da distância.
Qual o valor da velocidade de Pedrinho ao passar pela posição 3 metros?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
No início do século 20, as favelas já começavam a dominar os morros.
Foto de Augusto Malta, Favela Morro do Pinto, Rio de Janeiro, 1912.Disponível em: <http://www.rio-turismo.com/historia/seculo-20.htm>. Acesso em: 31 out. 2015.
A cena retratada na imagem está diretamente relacionada com
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (data-show)
- Caneta hidrocor - (cores variadas)
- Durex
- Papel canson tamanho A3
- Máquina fotográfica
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar um pouco sobre a artista Yayoi Kusana.
- Yayoi Kusama (草間 彌生 ou 弥生, Kusama Yayoi, Matsumoto, 22 de março de 1929) é uma artista plástica e escritora japonesa. Seu trabalho é uma mistura de diversas artes, como colagens pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais, onde é visível uma característica que se tornou a marca da artista: a obsessão por pontos e bolas. Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Yayoi_Kusam
- Mostrar algumas imagens dos seus trabalhos.
-
- Disponível: https://www.google.com.br/search?q=yayoi+kusama&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiG17mV6ZzaAhUJTJAKHQLlDTEQ_AUICigB&biw=1366&bih=637
- O professor deverá distribuir para cada criança uma folha de papel canson A3 e as canetas hidrocores. Instruir as crianças para escolherem somente uma cor para trabalhar.
- As crianças deverão fazer desenhos de bolinhas de tamanhos diferentes. Colorir as bolinhas usando a caneta e depois recortá-las.
- Fonte: https://artecontusmanitas.files.wordpress.com/2015/02/pintando-yayoi-kusama.jpg
- Se inspirando na obra da artista, colar as bolinhas recortadas na folha A3, criando uma bela composição.
- Quando terminarem, o professor vai pedir para as crianças começarem a decorar o próprio corpo, colando com o durex as bolinhas da mesma cor do trabalho, no rosto, cabelo, camisa, para se camuflar com a pintura.
- O professor deverá colar os trabalhos na sala de aula e pedir as crianças que fiquem na frente das suas pinturas, para tirar uma foto.
- Revelar as fotos, montar uma exposição na escola e convidar os pais.
Fonte: https://artecontusmanitas.files.wordpress.com/2015/02/yayoi-kusama-art-project.png
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Leia trechos de uma carta escrita por Manuel da Nóbrega, um jesuíta que manteve uma extensa correspondência com os dirigentes portugueses.
(...) A lei, que lhes hão de dar, é defender-lhes comer carne humana e guerrear sem licença do governador; fazer-lhes ter uma só mulher, vestirem-se, pois têm muito algodão, ao menos depois de cristãos, tirar-lhes os feitiços, manter-lhes em justiça entre si e para com os cristãos, tendo terras repartidas que lhes bastem e com estes padres da Companhia para os doutrinarem.
AZANHA, Gilberto; VALADÃO, Virginia Marcos. Senhores destas terras: aos povos indígenas no Brasil: da colônia aos nossos dias. 10. ed. São Paulo: Atual, 2000.p.20.
Com base no documento, explique os desencontros entre os nativos e os europeus.