A perspectiva de uma pessoa que usa uma garrafa térmica é que esta não permita a troca de calor entre o meio ambiente e o conteúdo da garrafa. Porém, em geral, a própria garrafa já provoca uma pequena redução de temperatura quando nela colocamos um líquido quente, como o café, uma vez que a capacidade térmica da garrafa não é nula.Numa garrafa térmica que está a 24ºC colocam-se 500g de água (c=1cal/gºC) a 90ºC e, após algum tempo, nota- se que a temperatura estabiliza em 84ºC Pode-se afirmar que a capacidade térmica desta garrafa é, em cal/ºC
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Nasceu o dia e expirou.
Já brilha na cabana de Araquém o fogo, companheiro da noite. Correm lentas e silenciosas no azul do céu, as estrelas, filhas da lua, que esperam a volta da mãe ausente.
Martim se embala docemente; e como a alva rede que vai e vem, sua vontade oscila de um a outro pensamento. Lá o espera a virgem loura dos castos afetos; aqui lhe sorri a virgem morena dos ardentes amores.
Iracema recosta-se langue ao punho da rede; seus olhos negros e fúlgidos, ternos olhos de sabiá, buscam o estrangeiro, e lhe entram n’alma. O cristão sorri; a virgem palpita; como o saí, fascinado pela serpente, vai declinando o lascivo talhe, que se debruça enfim sobre o peito do guerreiro.
José de Alencar, Iracema
(FUVEST 2017 1° FASE) Atente para as seguintes afirmações, extraídas e adaptadas de um estudo do crítico Augusto Meyer sobre José de Alencar:
I. “Nesta obra, assim como nos ‘poemas americanos’ dos nossos poetas, palpita um sentimento sincero de distância poética e exotismo, de coisa notável por estranha para nós, embora a rotulemos como nativa.”
II. “Mais do que diante de um relato, estamos diante de um poema, cujo conteúdo se concentra a cada passo na magia do ritmo e na graça da imagem.”
III. “O tema do bom selvagem foi, neste caso, aproveitado para um romance histórico, que reproduz o enredo típico das narrativas de capa e espada, oriundas da novela de cavalaria.”
É compatível com o trecho de Iracema aqui reproduzido, considerado no contexto dessa obra, o que se afirma em
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
Trechos do discurso de Ulysses Guimarães na promulgação da Constituição em 1988
Senhoras e senhores constituintes.
Dois de fevereiro de 1987. Ecoam nesta sala as reivindicações das ruas. A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação vai mudar. São palavras constantes do discurso de posse como presidente da Assembleia Nacional Constituinte.
Hoje, 5 de outubro de 1988, no que tange à Constituição, a Nação mudou. A Constituição mudou na sua elaboração, mudou na definição dos Poderes. Mudou restaurando a federação, mudou quando quer mudar o homem cidadão. E é só cidadão quem ganha justo e suficiente salário, lê e escreve, mora, tem hospital e remédio, lazer quando descansa.
A Nação nos mandou executar um serviço. Nós o fizemos com amor, aplicação e sem medo.
A Constituição certamente não é perfeita. Ela própria o confessa ao admitir a reforma. Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca.
Quando, após tantos anos de lutas e sacrifícios, promulgamos o Estatuto do Homem, da Liberdade e da Democracia, bradamos por imposição de sua honra.
Nós, os legisladores, ampliamos os nossos deveres. Teremos de honrá-los. A Nação repudia a preguiça, a negligência e a inépcia.
O povo é o superlegislador habilitado a rejeitar pelo referendo os projetos aprovados pelo Parlamento.
Não é a Constituição perfeita, mas será útil, pioneira, desbravadora.
Termino com as palavras com que comecei esta fala.
A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação vai mudar. A Constituição pretende ser a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança.
Que a promulgação seja o nosso grito.
Mudar para vencer. Muda, Brasil!
Disponível em: www.senadofederal.br. Acesso em: 30 out. 2021.
O discurso de Ulysses Guimarães apresenta características de duas funções da linguagem: ora revela a subjetividade de quem vive um momento histórico, ora busca informar a população sobre a Carta Magna. Essas duas funções manifestam-se, respectivamente, nos trechos:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(CFT-MG) Mitose e meiose são processos de divisão celular que, apesar de suas diferenças, podem estar relacionados à reprodução. De maneira geral, essa é a função da meiose em organismos pluricelulares, e, da mitose, em organismos unicelulares. Dessa forma, nos organismos unicelulares, a mitose será responsável por
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- Divida a sala em grupos de três a cinco alunos;
- Apresente para os alunos imagens do trabalho O Homem de Cem Cabeças, do artista Paulo Nazareth. Enfatize a importância do ângulo fotografado para a realização do trabalho;
- Proponha que os grupos façam um trabalho inspirado na obra de Nazareth, porém inovando em sentidos e na criatividade;
- Faça uma apresentação dos trabalhos realizados em projeção;
- Concluam a atividade com uma roda de conversa sobre os processos e os resultados obtidos.
Imagens do trabalho sugerido como exemplo:
Figura 14 - NAZARETH, Paulo. O Homem Cem Cabeças. Desempenho. Disponível em: <https://www.revistacontinente.com.br/images/os_imagegallery_329/original/paulo-nazareth_performance-2.jpg.>. Acesso em: 28 fev. 2017.
Figura 15 - NAZARETH, Paulo. O Homem Cem Cabeças. Desempenho. Disponível em: http://africanah.org/wp-content/uploads/2015/10/Africanah5MW.PNZ_.F.073.01.05.jpg.. Acesso em: 28 fev. 2017.
Figura 16 - NAZARETH, Paulo. O Homem Cem Cabeças. Desempenho. Disponível em: <http://d5wt70d4gnm1t.cloudfront.net/media/a-s/artworks/paulo-nazareth/None-527092897863/paulo-nazareth-untitled-from-the-news-from-the-americas-series-800x800.jpg>. Acesso em: 28 fev. 2017.
Figura 17 - NAZARETH, Paulo. O Homem Cem Cabeças. Desempenho. Disponível em: <https://bibliobelas.files.wordpress.com/2013/04/paulo-nazareth-2.jpeg>. Acesso em: 28 fev. 2017.
Figura 18 - NAZARETH, Paulo. O Homem Cem Cabeças. Desempenho. Disponível em: <http://www.mendeswooddm.com/pt/artist/paulo+nazareth.>. Acesso em: 28 fev. 2017.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Enunciado:
Read the text and fill in the blanks with the words in the Box. There are two extra items.
Last Updated: Wednesday November 11 2009 15:51 GMT
Staying safe in chatrooms
1. If you're asked for a screen name to use in a chatroom, use a 1. ______________ - never your real name.
2. If you're in a chatroom and you start 2. ______________ uncomfortable about what someone's saying, get out of there and tell an 3. ______________.
3. People may not be 4. ______________ they say they are.
4. If you get an email telling you not to tell your 5. ______________ about it, don't reply and tell an adult straight away.
Available at: http://news.bbc.co.uk/cbbcnews/hi/newsid_1600000/newsid_1607200/1607267.stm. Accessed on Dec 04th 2011.