Um 1chef de cuisine precisa transformar 10 g de gelo a 0ºC em água a 40ºC em 10 minutos. Para isto utiliza uma resistência elétrica percorrida por uma corrente elétrica que fornecerá calor para o gelo. Supondo-se que todo calor fornecido pela resistência seja absorvido pelo gelo e desprezando-se perdas de calor para o meio ambiente e para o frasco que contém o gelo, a potência desta resistência deve ser, em watts, no mínimo, igual a:
Dados da água:
Calor específico no estado sólido: 0,50 cal/gºC
Calor específico no estado líquido: 1,0 cal/gºC
Calor latente de fusão do gelo: 80 cal/g
Adote 1cal = 4J
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir e responda
Uma nova imagem de Roma
Um império movido pela rapina e escravização de outros povos, imitador de civilizações ‘superiores’ como a grega e moralmente decadente: essa é a falsa imagem de Roma que a cultura popular passa, dos quadrinhos de Asterix aos filmes de Hollywood.
Em ‘Asterix nos Jogos Olímpicos’, os bárbaros e incultos romanos são contrastados com os refinados gregos antigos. A idéia de que Roma era uma mera imitadora da cultura grega teve aliados não só na cultura popular, mas entre acadêmicos de gerações anteriores.
Grécia era sinônimo de democracia; Roma, de ditadura e opressão imperial. A arte grega era original; a romana seria uma mera cópia. [...]
Mas a civilização romana era bem mais complexa, original e dinâmica, como mostram hoje historiadores e arqueólogos das novas gerações. E pode-se mesmo dizer que Roma nunca ‘caiu’, pois há um pouco desse império no cotidiano da maior parte da humanidade. [...]
Extremamente populares eram as corridas de carros, como as bigas e quadrigas (puxadas, respectivamente, por dois e quatro cavalos). Nem todos [os condutores dos carros] eram escravos, como Hollywood gosta de apresentar, e também não lutavam acorrentados.
Outro aspecto do lazer cotidiano dos romanos, as termas, também eram populares, pois o preço de entrada era bem baixo. As termas mostram também um aspecto importante da cultura romana: seu apreço pela tecnologia. Havia piscinas de água fria ou quente e saunas com elaborados sistemas de aquecimento e ventilação. Aquedutos, pontes, canais romanos existem ainda hoje. Só no século XVIII se voltou a fazer na Europa obras de engenharia da mesma magnitude. [...]
NETO, Ricardo Bonalume. Revista Galileu. Especial. Os segredos da história. São Paulo: Globo, novembro de 2003.(Fragmento)
Considerando a análise sobre Roma presente no texto:
a) Identifique qual é a falsa imagem sobre Roma que o autor procura criticar.
b) De acordo com o texto, é correto afirmar que a cultura romana foi uma imitação da cultura grega? Justifique.
- Língua Espanhola | 2.10 Verbos
(UPF)
En la frase “Siempre hice lo que quise”, los verbos “hice” y “quise” están conjugados en el tiempo verbal __________ y expresan una idea de __________.Seleccione la alternativa que llena correctamente los huecos:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(ENEM 2021 1° APLICAÇÃO) Sinhá
Se a dona se banhou
Eu não estava lá
Por Deus Nosso Senhor
Eu não olhei Sinhá
Estava lá na roça
Sou de olhar ninguém
Não tenho mais cobiça
Nem enxergo bem
Para que me pôr no tronco
Para que me aleijar
Eu juro a vosmecê
Que nunca vi Sinhá
[...]
Por que talhar meu corpo
Eu não olhei Sinhá
Para que que vosmincê
Meus olhos vai furar
Eu choro em iorubá
Mas oro por Jesus
Para que que vassuncê
Me tira a luz.
CHICO BUARQUE; JOÃO BOSCO. Chico. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2011 (fragmento).
No fragmento da letra da canção, o vocabulário empregado e a situação retratada são relevantes para o patrimônio linguístico e identitário do país, na medida que
- História | 2.3 Segundo Reinado
Os ex-escravos abandonam as fazendas em que labutavam, ganham as estradas à procura de terrenos baldios em que pudessem acampar, para viverem livres como se estivessem nos quilombos, plantando milho e mandioca para comer. Caíram, então, em tal condição de miserabilidade que a população negra se reduziu substancialmente. Menos pela supressão da importação anual de novas massas de escravos para repor o estoque, porque essas já vinham diminuindo há décadas. Muito mais pela terrível miséria a que foram atirados. Não podiam estar em lugar algum, porque, cada vez que acampavam, os fazendeiros vizinhos se organizavam e convocavam forças policiais para expulsá-los.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: evolução e sentido do Brasil.São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.221.
Comparando-se a linguagem do quadro acima, de Pedro Américo, A Libertação dos Escravos, com o texto de Darcy Ribeiro, percebe-se que
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Os frutos da pupunha têm cerca de 1 g em populações silvestres no Acre, mas chegam a 70 g em plantas domesticadas por populações indígenas. No princípio, porém, a domesticação não era intencional. Os grupos humanos apenas identificavam vegetais mais saborosos ou úteis, e sua propagação se dava pelo descarte de sementes para perto dos sítios habitados.
DÓRIA, C. A.; VIEIRA, I. C. G. Iguarias da floresta. Ciência Hoje, n. 310, dez. 2013.
A mudança de fenótipo (tamanho dos frutos) nas populações domesticadas de pupunha deu- se porque houve