LEIA:Considere a Terra um Planeta esférico, homogêneo, de raio R massa M concentrada no seu centro de massa e que gira em torno do seu eixo E com velocidade angular constante isolada do resto do universo.Um corpo de prova colocado sobre a superfície da Terra, em um ponto de latitude descreverá uma trajetória circular de raio r e centro sobre o eixo E da Terra, conforme a figura abaixo. Nessas condições, o corpo de prova ficará sujeito a uma força de atração gravitacional F que admite duas componentes, uma centrípeta, Fcp e outra que traduz o peso aparente do corpo, P
Quando então o corpo de prova está sobre a linha do equador e experimenta um valor aparente da aceleração da gravidade igual a ge Por outro lado, quando o corpo de prova se encontra em um dos Polos, experimentando um valor aparente da aceleração da gravidade igual a gp.Sendo gp a constante de gravitação universal, a razão ge/gp vale:
Questões relacionadas
- Literatura | 5.2 Modernismo
O OPERÁRIO NO MAR
Na rua passa um operário. Como vai firme! Não tem blusa. No conto, no drama, no discurso político, a dor do operário está na sua blusa azul, de pano grosso, nas mãos grossas, nos pés enormes, nos desconfortos enormes. Esse é um homem comum, apenas mais escuro que os outros, e com uma significação estranha no corpo, que carrega desígnios e segredos. Para onde vai ele, pisando assim tão firme? Não sei. A fábrica ficou lá atrás. Adiante é só o campo, com algumas árvores, o grande anúncio de gasolina americana e os fios, os fios, os fios. O operário não lhe sobra tempo de perceber que eles levam e trazem mensagens, que contam da Rússia, do Araguaia, dos Estados Unidos. Não ouve, na Câmara dos Deputados, o líder oposicionista vociferando. Caminha no campo e apenas repara que ali corre água, que mais adiante faz calor. Para onde vai o operário? Teria vergonha de chamá-lo meu irmão. Ele sabe que não é, nunca foi meu irmão, que não nos entenderemos nunca. E me despreza... Ou talvez seja eu próprio que me despreze a seus olhos. Tenho vergonha e vontade de encará-lo: uma fascinação quase me obriga a pular a janela, a cair em frente dele, sustar-lhe a marcha, pelo menos implorar-lhe que suste a marcha. Agora está caminhando no mar. Eu pensava que isso fosse privilégio de alguns santos e de navios. Mas não há nenhuma santidade no operário, e não vejo rodas nem hélices no seu corpo, aparentemente banal. Sinto que o mar se acovardou e deixou-o passar. Onde estão nossos exércitos que não impediram o milagre? Mas agora vejo que o operário está cansado e que se molhou, não muito, mas se molhou, e peixes escorrem de suas mãos. Vejo-o que se volta e me dirige um sorriso úmido. A palidez e confusão do seu rosto são a própria tarde que se decompõe. Daqui a um minuto será noite e estaremos irremediavelmente separados pelas circunstâncias atmosféricas, eu em terra firme, ele no meio do mar. Único e precário agente de ligação entre nós, seu sorriso cada vez mais frio atravessa as grandes massas líquidas, choca-se contra as formações salinas, as fortalezas da costa, as medusas, atravessa tudo e vem beijar-me o rosto, trazer-me uma esperança de compreensão. Sim, quem sabe se um dia o compreenderei?
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo.
(FUVEST 2015 1ª FASE) Embora o texto de Drummond e o romance Capitães da Areia, de Jorge Amado, assemelhem-se na sua especial atenção às classes populares, um trecho do texto que NÃO poderia, sem perda de coerência formal e ideológica, ser enunciado pelo narrador do livro de Jorge Amado é, sobretudo, o que está em:
- História | 6.01 Revolução Francesa
(IFBA) “Os habitantes da paróquia de Chateaubourg, na Bretanha, consideram que o regime priva o proprietário do direito da propriedade, o mais sagrado, pois todo ano ele é obrigado a pagar a seu senhor uma renda em dinheiro ou em espécie. A dependência em relação aos moinhos também deve ser levada em consideração: ela sujeita [camponês] a utilizar os moinhos do senhor; dessa forma, ele é forçado a levar suas sementes a moleiros de honestidade nem sempre reconhecida, embora pudesse moer mais perto e escolher um moleiro de sua confiança.”
Caderno de queixas de Rennes para os Estados Gerais de 1789. Coletânea de Documentos Históricos para o 1º Grau. São Paulo: SE/CENP, 1980, p. 87
O trecho do documento acima aponta para uma realidade da sociedade francesa do final do:
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(FUVEST 2018 1ª FASE) O botulismo provocou a morte de 1,1 mil cabeças de gado, no último mês de agosto, numa fazenda em Mato Grosso do Sul. A suspeita clínica inicial foi confirmada pelo exame das amostras de grãos úmidos de milho fornecidos aos animais, demonstrando a presença da toxina botulínica, que é produzida pela bactéria Clostridium botulinum.
Considerando que a toxina botulínica bloqueia a transmissão neuromuscular, a morte dos animais deve ter sido decorrente de
- Geografia | 6.1 Agricultura
Um sistema agrário é um tipo de modelo de produção agropecuária em que se observa que cultivos ou criações são praticados, quais são as técnicas utilizadas, como é a relação com o espaço e qual é o destino da produção. Existem muitas classificações de sistemas agrários, pois os critérios para a definição variam de acordo com o autor ou a organização que os classifica. Além disso, os sistemas agrários são diferentes conforme a região do globo ou a sociedade, sua cultura e nível de desenvolvimento econômico.
CAMPANHOLA, C.; Silva, J. G. O novo rural brasileiro, uma análise nacional e regional.
Campinas: Embrapa/Unicamp, 2000 (adaptado).Dentro desse contexto, o sistema agrário tradicional tem como características principais o predomínio de pequenas propriedades agrárias, utilização de técnicas de cultivo minuciosas e de irrigação, e sua produção é destinada preferencialmente ao consumo local e regional. Essa descrição corresponde a que sistema agrícola?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Quando o sistema de escravidão chegou ao fim, a partir do século XIX, os negros não tinham capacidade de organização para defenderem seus direitos de novos cidadãos. Desde as últimas décadas do século XX, essa situação vem se modificando. Várias organizações e associações de defesa dos direitos dos negros ou dos afrodescendentes estão surgindo.
O dia 20 de novembro foi declarado o Dia da Consciência Negra. Nesse dia, as principais organizações e associações de defesa dos direitos dos negros se reúnem para discutir sobre a exclusão social dos negros ou afrodescendentes no Brasil. Em 21 de novembro de 2003, foi inaugurada em São Paulo a Universidade Zumbi dos Palmares, a primeira de inclusão de afrodescendentes na América Latina. A Universidade destinou metade de suas vagas para os alunos negros que pagam mensalidades bem baratas.
Disponível em: www.ciencianao.usp.br. Acesso em: 31 jul. 2012.
a) Preencha o quadro a seguir comparando a organização política dos negros desde a abolição até os dias atuais.
b) Explique porque o Dia da Consciência Negra é importante para a sociedade brasileira.
c) Avalie a importância da Universidade Zumbi dos Palmares para a superação de situação da exclusão social do negro no Brasil.