Um planeta orbita em um movimento circular uniforme de período T e raio R, com centro em uma estrela. Se o período do movimento do planeta aumentar para 8T, por qual fator o raio da sua órbita será multiplicado?
Questões relacionadas
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
No início da década de 1990, dois biólogos importantes, Redford e Robinson, produziram um modelo largamente aceito de "produção sustentável" que previa quantos indivíduos de cada espécie poderiam ser caçados de forma sustentável baseado nas suas taxas de reprodução. Os seringueiros do Alto Juruá tinham um modelo diferente: a quem lhes afirmava que estavam caçando acima do sustentável (dentro do modelo), eles diziam que não, que o nível da caça dependia da existência de áreas de refúgio em que ninguém caçava. Ora, esse acabou sendo o modelo batizado de "fonte-ralo" proposto dez anos após o primeiro por Novaro, Bodmer e o próprio Redford e que suplantou o modelo anterior.
CUNHA, M. C. Revista USP, n. 75, nov. 2C07
No contexto da produção científica, a necessidade de reconstrução desse modelo, conforme exposto no texto, foi determinada pelo confronto com um(a)
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Um atacadista compra de uma fábrica um produto por R$ 10,00 e repassa às lojas por um preço 50% superior. Para obterem um lucro suficiente com o produto, os lojistas fazem a revenda com acréscimo de preço de 100% do valor pelo qual compraram.
Qual é o preço final, em real, de um produto que passou pelas três etapas listadas?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
As ações afirmativas não são novidade no Brasil. Aqui já existe a lei que obriga os partidos políticos a terem pelo menos 30% de candidatas do sexo feminino em todas as eleições. O imposto de renda progressivo, ou seja, a prática de cobrar um percentual maior daqueles que ganham mais, é outro instrumento que podemos enquadrar na noção de ação afirmativa, assim como os mecanismos destinados a canalizar investimentos para regiões mais pobres por meio de incentivos fiscais. Mas quando o assunto é criar cotas para beneficiar os negros, a resistência no Brasil é enorme.
BORGES, E; MEDEIROS, C. A; d’ ADESKY, J. Racismo, preconceito e intolerância.
SP: Atual, 2002. p. 35.
Como informa o texto, existem várias ações governamentais desenvolvidas no Brasil que podem ser consideradas como ações afirmativas. O objetivo dessas políticas públicas é
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Com o objetivo de melhorar a sua arrecadação no recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), um estado inovou na forma de cobrança. Eram oferecidos dois planos, A e B. Pelo plano A o proprietário do veículo pagará R$ 100,00, mais 5% do valor atual do veículo; no plano B, o proprietário pagará R$ 1.000,00, mais 2% do valor atual do veículo. Concluímos então que
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
Uma professora de matemática organizou uma atividade associando um ábaco a três dados de diferentes formatos: um cubo com faces numeradas de 1 a 6, associadas à haste C, um octaedro com faces numeradas de 1 a 8, associadas à haste D, e um dodecaedro com faces numeradas de 1 a 12, associadas à haste U. Inicialmente, as hastes do ábaco encontram-se vazias. As letras C, De U estão associadas a centenas, dezenas e unidades, respectivamente. A haste UM representa unidades de milhar.
Regras do jogo: são jogados os três dados juntos e, a cada jogada, colocam-se bolinhas nas hastes, correspondendo às quantidades apresentadas nas faces voltadas para cima de cada dado, respeitando a condição "nunca dez", ou seja, em cada haste podem ficar, no máximo, nove bolinhas. Assim, toda vez que a quantidade de bolinhas em alguma haste for superior a nove, dez delas são retiradas dessa haste e uma bolinha é colocada na haste imediatamente á esquerda. Bolinhas, em quantidades iguais aos números obtidos na face superior dos dados, na segunda jogada, são acrescentadas às hastes correspondentes, que contêm o resultado da primeira jogada.
Iniciada a atividade, um aluno jogou os dados duas vezes. Na primeira vez, as quantidades das faces voltadas para cima foram colocadas nas hastes. Nesta jogada, no cubo, no octaedro e no dodecaedro, as faces voltadas para cima foram, respectivamente, 6, 8 e 11 (Figura 1).
Na segunda vez, o aluno jogou os dados e adicionou as quantidades correspondentes, nas respectivas hastes. O resultado está representado no ábaco da Figura 2.
De acordo com a descrição, as faces voltadas para cima no cubo, no octaedro e no dodecaedro, na segunda jogada, foram, respectivamente: