Ao montar o experimento abaixo no laboratório de Física, observa-se que o bloco A de massa 3kg cai com aceleração de 2,4 m/s2 e que a mola ideal, de constante elástica 1240N/m que suspende o bloco C está distendida de 2cm
O coeficiente de atrito entre o bloco B e o plano inclinado é 0,4 Um aluno determina acertadamente a massa do bloco B como sendo
Adote:g=10 m/s2. sen 37°=0,80=cos53°=0,8 cos53°=sen37°=0,6
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 02. Ciclo da Vida
Leia as alternativas sobre a metamorfose de insetos.
I - Os ovos originam larvas diferentes dos adultos.
II - Os ovos originam pequenos insetos semelhantes aos adultos.
III - As larvas passam por fase onde trocam o revestimento do corpo para crescer.
IV - Depois de um tempo transformam-se em pupa.
V - Acontece com cigarras, baratas, gafanhotos.
Qual das opções abaixo possui apenas informações sobre a metamorfose completa?
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
Na década de 60 do século XX, para combater os mosquitos que transmitiam a malária, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aplicou, por via aérea, nuvens de DDT em extensas áreas da Ilha de Bornéu, localizada no Oceano Pacífico. Inicialmente, os transmissores foram combatidos e houve grande redução no número de casos de malária. Algum tempo depois, entretanto, constataram-se dois grandes problemas relacionados com a aplicação do DDT na ilha: houve um surto de ratos, e as casas dos nativos, que eram construídas com palha de coqueiro, começaram a cair.
O inseticida, além de matar os mosquitos, também afetava outros insetos, como abelhas, besouros e baratas. Os que não chegavam a morrer eram contaminados pelo DDT e ficavam com menor possibilidade de fugir de seus predadores: os lagartos. Ao ingerir suas presas, os lagartos ficavam contaminados, pois o DDT acumula-se nos tecidos, sendo conduzido ao longo das cadeias alimentares. Os lagartos, então, ficavam mais lentos, tornando-se presas fáceis dos gatos, seus predadores, os quais, por sua vez, ao ingerir os lagartos contaminados, acabavam morrendo. Com a morte dos gatos, a população de ratos começou a aumentar, tornando-se uma praga na ilha, o que fez a OMS introduzir gatos de outros locais para o controle dos ratos.
Ao mesmo tempo, com a redução do número de lagartos, começou a haver a proliferação de outro inseto que era por ele comido: uma espécie de barata que se alimenta principalmente de palha de coqueiro. As casas dos nativos, construídas com essa palha, começaram a cair, pois as baratas proliferaram excessivamente sem o seu predador. Para resolver esse problema, a OMS precisou levar para a Ilha de Bornéu um tipo de lagarto que controlasse a população desses insetos.
Sônia Lopes e Sergio Rosso. Biologia. v. 1, 3.ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016, p. 112 (com adaptações).
No que se refere ao texto precedente e a diversos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item.
O Plasmodium é um parasita que se instala nas células do fígado humano e provoca ruptura das hemácias, o que configura uma relação desarmônica intraespecífica.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.05 Editorial
Leia o editorial a seguir.
Limpa e revitalizada
A implementação da lei Cidade Limpa é uma conquista de toda a comunidade. Precisa, porém, ser feita com seriedade e rigor.
A partir da bem cuidada limpeza das fachadas dos prédios, dos terrenos, das ruas, dos postes e até das árvores, poderemos finalmente seguir para a etapa da recuperação de áreas degradas, com projetos eficientes de revitalização.
Com certeza, a prioridade deve ser para a área central. O Centro histórico de Ribeirão preto merece sérios cuidados de segurança e melhorias importantes na iluminação. Prédios tombados em más condições também precisam ser restaurados.
Centros de convivência 24 horas podem ser criados para deixar a região viva e habitada. Praças como a Schmidth, sabidamente usada para o consumo de drogas, criando um perigoso cinturão com a rodoviária, numa versão local da “ Cracolândia” exige também projetos revivescedores.
A comunidade e a administração podem se unir para levar a cabo o que interessa a todos: Um centro com qualidade de vida, memória preservada, habitação facilitada e segurança conquistada. É um projeto ambicioso, claro que é. Mas tem tudo para dar certo.
Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=editoriais+>. Acesso em: 10 mar. 2014.
Que finalidade comunicativa pode ser atribuída ao texto acima?
- Matemática | 05. Matrizes
(UEL) Leia o texto a seguir e responda à(s) questão(ões).
O levantamento sobre a dengue no Brasil tem como objetivo orientar as ações de controle, que possibilitam aos gestores locais de saúde antecipar as prevenções a fim de minimizar o caos gerado por uma epidemia. O Ministério da Saúde registrou 87 mil notificações de casos de dengue entre janeiro e fevereiro de 2014, contra 427 mil no mesmo período em 2013. Apesar do resultado expressivo de diminuição da doença, o Ministério da Saúde ressalta a importância de serem mantidos o alerta e a continuidade das ações preventivas. Os principais criadouros em 2014 são apresentados na tabela a seguir.
Seja A a matriz formada pelos elementos aij, em que i são as regiões e j os tipos de criadouros apresentados na tabela. Considerando que cada região tenha seus tipos de criadouros aumentados em 10% devido a um desequilíbrio ambiental, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a matriz B resultante.
- Biologia | 12.6 Populações
Leia o texto para responder à questão.
Brachycephalus leopardus, Brachycephalus pernix, Brachycephalus boticario, Brachycephalus fuscolineatus, Brachycephalus verrucosus, Brachycephalus aurogutattus, Brachycephalus olivaceus, Brachycephalus quirirensis e Brachycephalus mariaeterezae são os nomes científicos de sapos do sul do Brasil, recém-classificados pelos biólogos. Esses animais podem ter menos de 1 cm e se originaram a partir de um ancestral comum. Como vivem separados, em topos de montanhas e em áreas muito reduzidas, as populações desses sapos acabaram se tornando diferentes.
(Folha de S.Paulo, 17.09.2015. Adaptado.)
O processo evolutivo que resultou no surgimento dessa diversidade de sapos a partir de um ancestral comum ocorreu inicialmente em função: