Uma mola de massa desprezível foi presa a uma estrutura por meio da corda b Um corpo de massa m igual a 2000g está suspenso por meio das cordas a ,c e d de acordo com a figura abaixo, a qual representa a configuração do sistema após ser atingido o equilíbrio. Considerando que a constante elástica da mola é 20N/cm e a aceleração gravitacional é 10 m/s2 assinale a alternativa que apresenta a deformação que a mola sofreu por ação das forças que sobre ela atuaram, em relação à situação em que nenhuma força estivesse atuando sobre ela. Considere ainda que as massas de todas as cordas e da mola são irrelevantes.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Responda: Será que as crianças negras, indígenas, imigrantes, deficientes físicos e mentais, obesas, e com outros tipos de diferenças, não são discriminadas em nosso país? Justifique sua resposta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os fragmentos do conto de um autor moçambicano para responder:
O assalto
Uns desses dias fui assaltado. Foi num virar de esquina, num desses becos onde o escuro se aferrolha com chave preta. Nem decifrei o vulto: só vi, em rebrilho fugaz, a arma em sua mão. Já eu pensava fora do pensamento: eis-me! A pistola foi-me justaposta no peito, a mostrar-me que a morte é um cão que obedece antes mesmo de se lhe ter assobiado.
[…]
— Diga qualquer coisa.
— Qualquer coisa?
— Me conte quem é. Você quem é?
Medi as palavras. Quanto mais falasse e menos dissesse melhor seria. O maltrapilho estava ali para tirar os nabos e a púcara(*). Melhor receita seria o cauteloso silêncio. Temos medo do que não entendemos. Isso todos sabemos. Mas, no caso, o meu medo era pior: eu temia por entender. O serviço do terror é esse – tornar irracional aquilo que não podemos subjugar.
— Vá falando.
— Falando?
— Sim, conte lá coisas. Depois, sou eu. A seguir é a minha vez.
[…]
Fomos andando para os arredores de uma iluminação. Foi quando me apercebi que era um velho. Um mestiço, até sem má aparência. Mas era um da quarta idade, cabelo todo branco. Não parecia um pobre. […] Foi quando, cansado, perguntei:
— O que quer de mim?
— Eu quero conversar.
— Conversar?
— Sim, apenas isso, conversar. É que, agora, com esta minha idade, já ninguém me conversa.
Então, isso? Simplesmente, um palavreado? Sim, era só esse o móbil do crime. O homem recorria ao assalto de arma de fogo para roubar instantes, uma frestinha de atenção. Se ninguém lhe dava a cortesia de um reparo ele obteria esse direito nem que fosse a tiro de pistola. Não podia era perder sua última humanidade – o direito de encontrar os outros, olhos em olhos, alma revelando-se em outro rosto.
E me sentei, sem hora nem gasto. Ali no beco escuro lhe contei vida, em cores e mentiras. No fim, já quase ele adormecera em minhas histórias eu me despedi em requerimento: que, em próximo encontro, se dispensaria a pistola. De bom agrado, nos sentaríamos ambos num bom banco de jardim. Ao que o velho, pronto, ripostou:
— Não faça isso. Me deixe assaltar o senhor. Assim, me dá mais gosto.
E se converteu, assim: desde então, sou vítima de assalto, já sem sombra de medo. É assalto sem sobressalto. Me conformei, e é como quem leva a passear o cão que já faleceu. Afinal, no crime como no amor: a gente só sabe que encontra a pessoa certa depois de encontrarmos as que são certas para outros.
COUTO, Mia. In: Ficções: revista de contos. Rio de Janeiro:
Editora 7 Letras, 1999, ano II, n. 3, p. 10.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 15.5 Genética de Populações
(PUC-RJ) Se o fenótipo albino ocorre em 1 para 10000 indivíduos de uma população em equilíbrio, e o albinismo é causado por um alelo autossômico recessivo a, a frequência aproximada de heterozigotos na população será de: - Física | B. Resistores
Em virtude do frio intenso, um casal adquire uma torneira elétrica para instalar na cozinha. Um eletricista é contratado para fazer um novo circuito elétrico para a cozinha, cuja corrente será de 30 A, com a finalidade de alimentar os terminais da torneira elétrica. Ele utilizou um par de fios de cobre, de área da seção reta igual a 4 mm2 e de 28 m de comprimento total, desde o quadro de distribuição (onde ficam os disjuntores) até a cozinha. A tensão medida na saída do quadro de distribuição é 220 V. Considere que a resistividade do fio de cobre é de 1,7.10-8 W.m. Considerando a resistência da fiação, a tensão aplicada aos terminais da torneira é mais próxima de
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
- Professor, leia e analise com os alunos o texto a seguir.
Quando se é conivente com a indústria pirata, também se apoiam práticas trabalhistas ilícitas, irregulares, ilegais e até atos criminosos. Já pensou nisso? Por Marici Ferreira
[...] Se você já comprou, usou ou apoiou o mercado de produtos piratas, não vai se incomodar se nós o chamarmos de pirata, vai? Provavelmente não, mas deveria… Afinal, quando o chamamos de pirata, estamos comparando você a um membro do crime organizado. Aquele mesmo que se beneficia com todos os esquemas ilegais que a gente condena e acaba dizendo: “Eu pago meus impostos para conviver com esse nível de corrupção do país?!”
Sim, infelizmente, quando você é conivente com a indústria de produtos ilegais, você deveria conviver com toda a violência, insegurança de forma natural e sem reclamar, nem quando você ficar sabendo que pessoas foram prejudicadas por tomarem remédios falsificados, nem quando souber que uma senhora teve a saúde prejudicada pois usou uma prótese pirata, ou que um avião caiu porque a peça pirata usada nas turbinas falhou. Todas essas tragédias acontecem porque você acha que não tem problema [...]
E quando você acha que compra pirata para “ajudar o tiozinho do camelô” é como se você tivesse, no longo prazo, jogando esse trabalhador num buraco social ainda mais profundo. Daí não adianta falar em políticas sociais, direitos do trabalhador, igualdade, etc. Porque quando você é conivente com a indústria pirata você também apoia práticas trabalhistas ilícitas, irregulares, ilegais. Automaticamente você coloca uma porção de trabalhadores em condições péssimas de trabalho, porque você apoia atos criminosos…
Para se safar de um autoexame de consciência, você pode até dizer que o crime de pirataria não causa tanto impacto quanto o narcotráfico. Errado! [...] Para deixar o cenário bem real, números recentes mostram que a pirataria gera um rombo de mais de R$ 100 bilhões ao ano para os cofres públicos. Por exemplo, com R$ 1,5 bilhão daria para construir um hospital capaz de atender 450 pessoas por dia, 10 mil consultas especializadas e 1.300 cirurgias, por mês. Ao todo, seriam mais 2.700 atendimentos diários no Estado, 60 mil novas consultas e até 7.800 procedimentos cirúrgicos. Já parou para pensar nisso? Então veja que o impacto social negativo da pirataria é imenso. [...]
As pessoas admitem que consomem pirataria sem o menor constrangimento e esse é o maior vilão do combate ao comércio ilegal: a banalização da prática criminosa. É preciso ampliar o debate. [...] Mudar uma cultura de banalização do crime não é tarefa fácil e também não somos ingênuos de achar que será de uma hora para a outra. Mas o impossível sempre existe até que alguém se disponha a realizar. Vamos nessa? [...]
Disponível em: <http://www.consumoempauta.com.br/artigo-produtos-piratas-tem-impacto-social-negativo/>. Acesso em: 6 fev. 2017. (Fragmento)
- Elabore com os alunos um questionário, o PIRATÔMETRO, que funcionará como o impostômetro e o sonegômetro.
Sugestão de questionário: Idade: Sexo: Nível de ensino:
Você consome produtos piratas? ( ) Sim ( ) Não ( ) Às vezes. Em caso afirmativo, quais produtos?
( ) CDs ( ) Bolsas ( ) Perfumes ( ) Brinquedos ( ) Relógios ( ) TV por assinatura
( ) DVDS ( ) Tênis ( ) Roupas ( ) Óculos ( ) Calçados ( ) Artigos esportivos
Outros:
Você conhece alguém que compra produtos piratas? ( ) Sim ( ) Não Em caso afirmativo, quais produtos?
( ) CDs ( ) Bolsas ( ) Perfumes ( ) Brinquedos ( ) Relógios ( ) TV por assinatura
( ) DVDS ( ) Tênis ( ) Roupas ( ) Óculos ( ) Calçados ( ) Artigos esportivos Outros:
Você concorda com o argumento "Pelos preços absurdos do mercado brasileiro, a saída é a compra de produtos piratas."? ( ) Sim ( ) Não ( ) Às vezes.
- Solicite aos alunos que:
- apliquem o questionário em pessoas conhecidas da comunidade. Cuidem para que não haja constrangimentos e a repetição de entrevistados. Os questionários não serão identificados com os nomes dos participantes da enquete.
- divulguem os resultados do PIRATÔMETRO – pessoas que compram, conhecem alguém que compra e aceitam a compra dos produtos piratas. Também apresentem os produtos piratas mais comprados e os números por faixa etária, sexo e nível de ensino. Esta enquete será uma amostragem reduzida do comportamento da comunidade.
- realizem uma campanha de conscientização da importância do pagamento de impostos e combate à pirataria. Devemos reivindicar valores mais justos e a aplicação correta dos impostos, mas não sonegá-los.