Em uma torneira gotejante, as gotas caem quando o diâmetro atinge o valor limiar D. Nessa situação, considerando que as gotas possuem forma esférica, o valor máximo da força devido à tensão superficial, em N, que mantém a gota presa à torneira, é:
Dados:d H2O= 1,0 g/cm3; = 3 D = 5,0 mm; g = 10 m/s2
Questões relacionadas
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
(UEFS) Uma fonte realiza um movimento harmônico simples descrito pela equação y = cos π t, no SI, provocando vibrações que se propagam através de um meio elástico, com velocidade de 5,0 m/s. Nessas condições, é correto afirmar que o perfil da onda, no instante t = 5,0s, está representado na figura
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Analise o calendário do mês de dezembro de 2014.
Enunciado:
1. Responda, de acordo com o calendário analisado.
a) Quantos dias tem o mês de dezembro?
b) Em que dia da semana o mês teve início?
c) Qual o dia da semana que o dia 31 caiu?
d) Em que dia da semana o dia 15 de dezembro caiu?
- Química | 2.5 Oxirredução
(IFSUL) O ferro, na presença de ar úmido ou de água que contém gás oxigênio dissolvido, se transforma num produto denominado ferrugem que não tem fórmula conhecida, mas que contém a substância Fe2O3.
O número de oxidação do ferro do composto acima citado é:
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Lee el fragmento de una entrevista a Quino, creador de la tira cómica Mafalda. Entrevista a Quino Fuente: La Opinión Cultural, Domingo 3 de diciembre de 1972. El 29 de septiembre de 1964 aparecía por primera vez la tira cómica Mafalda de Quino. Para recordarla, hemos elegido una entrevista a Joaquín Salvador Lavado, alias Quino, aparecida en La Opinión Cultural, el domingo 3 de diciembre de 1972. ¿Qué diferencias técnicas e ideológicas observa entre sus primeros dibujos de la década del cincuenta y estos que publicará en el libro A mí no me grite? Fundamentalmente ahora sé qué cosas quiero decir. En aquel momento la política me importaba tres pepinos. Lo que yo hago no cambia nada. Pero mis dibujos, sumados a piezas de teatro, a películas, a canciones, a libros, conforman una obra que podría ayudar a cambiar, pero yo tengo mis dudas. Mis dibujos son políticos, pero en relación a situaciones humanas más que políticas en sí. Esas situaciones se vienen repitiendo desde que el hombre es hombre. Es una forma de dibujo humanista, según usted. Sí, pero es más bien una política de la condición humana, no de ciertos regímenes. Landrú dice que el humor es una válvula de escape, que el tipo que quiere poner una bomba ve un chiste que lo hace reír alrededor del asunto que lo tenía irritado y entonces ya no necesita poner la bomba. Fíjese, si no, en España: la gente se ríe con la agresividad del humor y aguanta todo lo que pasa. Disponible en: <http://www.elhistoriador.com.ar/entrevistas/q/quino.php>. Acceso el: 09 oct. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
En el momento de la realización de la entrevista
- História | 3.2 Era Vargas
TEXTO I
É notório que o universo do futebol caracteriza-se por ser, desde sua origem, um espaço eminentemente masculino; como esse espaço não é apenas esportivo, mas sociocultural, os valores nele embutidos e dele derivados estabelecem limites que, embora nem sempre tão claros, devem ser observados para a perfeita manutenção da “ordem”, ou da “lógica’” que se atribui ao jogo e que nele se espera ver confirmada. A entrada das mulheres em campo subverteria tal ordem, e as reações daí decorrentes expressam muito bem as relações presentes em cada sociedade: quanto mais machista, ou sexista, ela for, mais exacerbadas as suas réplicas.
FRANZINI, F. Futebol é “coisa pra macho”? Pequeno esboço para uma história das mulheres no país do futebol.
Revista Brasileira de História, v. 25, n. 50, jul.-dez. 2005 (adaptado)
TEXTO II
Com o Estado Novo, a circularidade de uma prática cultural nascida na elite e transformada por sua aceitação popular completou o ciclo ao ser apropriada pelo Estado como parte do discurso oficial sobre a nacionalidade. A partir daí, o Estado profissionalizou o futebol e passou a ser o grande promotor do esporte, descrito como uma expressão da nacionalidade. O futebol brasileiro refletiria as qualidades e os defeitos da nação.
SANTOS, L. C. V. G. O dia em que adiaram o carnaval: política externa e a construção do Brasil.
São Paulo: EdUNESP, 2010.
Os dois aspectos ressaltados pelos textos sobre a história do futebol na sociedade brasileira são respectivamente: